quinta-feira, 7 de julho de 2011

RPM - Louras Geladas (single remix promocional) Item de colecionador

Capa do single remix Louras Geladas





















A década de 80 foi bastante rica e inovadora em todos os estilos musicais. Tanto na esfera brasileira quanto na área internacional são inúmeros os exemplos melódicos que agitaram a galera. Desde a concepção musical mais simples até a mais sofisticada, os anos 80 deixaram bastante saudade para quem teve o privilégio de viver e se divertir. 

A saudosa década de 80 não sai da cabeça e dos pés de algumas pessoas por alguns fatores que merecem ser observados com atenção. Imagine a cena, as mesmas musicas chegavam a tocar de duas a seis vezes por dia em quase todas as principais emissoras de rádio no Brasil. Tanto no dial AM quanto no dial FM. Aliás, não só nas rádios principais como também na rádios secundárias. Visto que, as rádios secundárias copiavam sem pudor o estilo musical das emissoras de rádio mais importantes. É o típico efeito dominó.  “Se as grandes tocam eu também toco! “ 

As músicas de sucesso na década de 80 poderiam ser ouvidas na rua, na escola, na praia, no bairro, na fazenda, no posto de combustível, no supermercado, no carro, no ônibus, no metrô, em casa, na sala, no banheiro, na cozinha, no quarto, nas novelas, nos seriados de TV, nos filmes, nos programas de TV, no taxi, na festa de formatura, na festa de casamento, na festa de batizado, na danceteria, no almoço de domingo, no jantar de sábado, no motel, na festa dos namorados, na festa dos separados, na publicidade, nas festas populares, enfim!!! Não havia um equilíbrio musical, pois o que importava era a audiência! Alguém poderá dizer que foi uma overdose musical. Todo mundo tocando as mesmas musicas em todos os lugares!  Por isso que muita gente não consegue se desprender desse apego ao passado.

Detalhe da contracapa do single
No tópico de hoje apresentamos um single que até o momento não recebeu o seu devido valor. Senhoras e senhores, com vocês o single remix da música Louras Geladas da banda RPM. Em 1984 a gravadora CBS (atual SONY) lançou o single promocional 12" remix da música Louras Geladas. Um fato incomum no mercado fonográfico brasileiro. Afinal, as músicas geralmente eram lançadas no formato de single vinil 7" (compacto) para emissoras de rádio, com a versão original igual a canção lançada no álbum para venda aos consumidores. 

   
Não era normal no mercado brasileiro, aparecer um single remix promocional para rádios diferente da versão da música que era vendida ao público. Na área internacional foi e continua sendo uma prática bastante divulgada, mas no Brasil, infelizmente, não havia e não há esse costume. Aliás, a história tem demonstrado que um dos principais culpados disso foi o público brasileiro que não deu muita importância ao remix. Sabe como é, pra quê sofisticar a música com o remix, se o público foi doutrinado para comer feijão com arroz e migalhas musicais. Logo, pra quem está de barriga cheia a tecnologia é desnecessária, dizem alguns estudiosos. Mas isso é uma outra história.

O single remix da música Louras Geladas não foi comercializado. Ele faz parte de um pacote promocional  cujo objetivo era divulgar a canção da banda RPM entre alguns DJs e emissoras de rádio pelo Brasil.

O single remix 12" contém os remixes produzidos pelos Dj´s Julinho Mazzei, Grego (1956-2010) e Irai Campos.

Lado A 
Louras Geladas - Versão remix 5´25

Lado B
Louras Geladas - Versão Original 2´57

Louras Geladas - Versão dub mix 6´15

Lado A: versão remix
Lado B: versão dubmix

A versão remix se mantém fiel a versão original, porém com o dobro de tempo e alguns efeitos eletrônicos mais prolongados característicos do remixes de músicas de bandas de rock naquela época.

A versão original não é um remix, mas a versão igual a lançada no álbum da banda chamado Revoluções por minuto.

A versão dub mix, também se mantém fiel a estrutura da versão original, porém mais longa e com bases mais instrumentais. Não se trata, necessariamente, de um remix.

A banda RPM foi apresentada como sendo uma banda de rock. Porém a primeira fase da banda pode muito bem ser classificada como poprock. A canção Louras Geladas pode ser enquadrada tanto no sentido de rock como poprock, mas é impossível esconder as influências eletrônicas europeias no desenvolvimento da melodia. Em resumo, a canção foi uma das sacadas musicais mais legais da música pop no Brasil nos anos 80.

Os dois remixes deste single também foram lançados na época em uma edição especial (bonus extra) em fita cassete como você pode observar nas imagens abaixo.
Imagem da capa da fita cassete















* O remix da música  também aparece na coletânea de remixes nacional chamada Dance Mix vol.1 e, em Cd Box promocional comemorativo aos 25 anos da banda.

** Até o momento não há informação que os remixes tenham sido lançados em CD single ou em vinil numa possível edição especial do álbum Revoluções por minuto.

9 comentários:

Anônimo disse...

Até a fita cassete vcs tem!!!!!

Paulo disse...

Excelente esse blog, como entrar em contato com vocês ? eu tenho alguns promos e gostaria de contribuir com informações.

Anônimo disse...

Basta entrar em contato através do e-mail brasilremixes@yahoo.com.br

Denys disse...

Foi o primeiro SINGLE brasileiro!!!

12345 disse...

Pois é, agradecemos a informação mas infelizmente esse não foi o primeiro single brasileiro. O cantor Ritchie já havia lançado o single da música "Menina Veneno" tanto em compacto quanto em single remix 12" em 1983 e que em breve será postado pelo blog. O single da música "Louras geladas" do RPM apareceu em 1984. Mas a colaboração dos internautas vale pelo registro. Abraços da equipe Brasilremixes!

DJ PEPITO disse...

Pode não ser o primeiro single e nem o primeiro remix no Brasil...mas foi o primeiro totalmente feito aqui..pelos Dj's Julinho Mazzei, Gregão e Iraí Campos...e este remix foi oque gerou a cultura de remixes no Brasil...e alavancou o RPM...na época...visto que começaram a tocar nas pistas...e nas rádios...o pessoal pedia pra tocar o remix. Viva Gregão (já falecido)...Julinho Mazzei e iraí Campos.

Unknown disse...

E O REMIX DO DR EH OH VOCES TEM{ O ANTIGO.

Unknown disse...

E O REMIX DO DR SILVANA EH OH , O ANTIGO, VOCES TEM{

Anônimo disse...

Tente procurar os remixes no youtube!