domingo, 22 de janeiro de 2012

Luciana Mello - Assim que se faz remixes (single comercial e single promocional)


Capa do single promocional



















   
É muito bom conhecer o trabalho de novos talentos musicais. Afinal, novidades de qualidade sempre fazem muito bem para a música.  Hoje vamos destacar o single da canção “Assim que se faz” que até o momento é um dos maiores sucessos da cantora Luciana Mello. Na prática são dois singles. Um promocional de rádio e outro comercial ao público. Luciana Mello é filha do cantor popular Jair Rodrigues e irmã do cantor Jairzinho que fez muito sucesso na década de 80 junto ao público infantil brasileiro quando era integrante do grupo Balão Mágico. Percebe-se que a música acompanha a vida da cantora há muito tempo. Mas agora estamos no novo milênio – tem gente que ainda não percebeu, infelizmente!
O ano é 2000 e a gravadora Trama lança de forma promocional o single da música "Assim que se faz" cuja a versão original aparece no álbum que leva o mesmo nome do single e conta com a participação dos cantores Ed Motta e Pedro Mariano.
 
Capa
Encarte













 
 
 
 
 
 
 
 
  
 CD
 
O Cd single promocional para rádios e djs teve seu encarte impresso de forma incorreta. Olhando com atenção as informações descritas, o encarte mostra a quantidade de cinco faixas. Porém, o single apresenta seis versões, mas apenas cinco são remixes, pois a outra é a versão original. Logo temos um total de seis faixas e não cinco como você pode ver na imagem.

1 - Assim Que Se Faz - Mix version (O Time) 3´56
Análise: Essa versão remix contém boas influências da house music. Ótima para ser tocada nas emissoras de rádio. Produzido por “O Time”.

2 - Assim Que Se Faz - Pista (O Time) 3´54
Análise: Essa melodia parece uma cópia do remix anterior com a diferença de insignificantes 2 segundos.

3- Assim Que Se Faz - Mix + DB (O Time) 3´53
Análise: A remixagem apresenta uma mescla de hip hop e house music. Ótima versão para emissoras de rádio. 

4 - Assim Que Se Faz - Memê radio Hit (Memê) 4´07
Análise: Nesse remix temos uma pegada mais Eurohouse com referências do Tribal House. Mesmo que a versão tenha sido produzida pelo DJ Memê, infelizmente, o remix não contagia. Mas vale pela tentativa.

5 - Assim Que Se Faz  - Memê Club Remix (Memê) 7´43
Análise: Remix produzido pelo DJ Memê com as mesmas referências musicais da versão anterior (house + house tribal). É interessante, mas dessa vez não convenceu.

6 - Assim Que Se Faz – Versão original 4´21
Análise: Versão original igual ao álbum. Não é um remix.

Para ver o vídeo clip oficial da música basta clicar aqui!

A seguir você pode visualizar a imagem da capa do CD single comercial

 Capa do single comercial

Como você pode ver, em 2002 foi lançado pela gravadora Trama oficialmente no mercado Brasileiro um outro Cd single com remixes apresentando um total de 14 faixas. São dez remixes para a música Assim que se faz e de carona este single também apresenta quatro remixes para a canção Simples Desejo. Arte e design de capa by Save as designers sobre a fotografia de Marcio Simch. 

 
 Capa
 
 Encarte
 
CD

1- Assim Que Se Faz (By O Time) 4´05
Análise: Remix hip hop com sotaque americano.

2- Assim Que Se Faz (Party Mix) 3´57
Análise: Nesse remix observamos boas influências da house music. Ótima melodia para ser tocada nas emissoras de rádio. Produzido por “O Time”.

3- Assim Que Se Faz (Pista) 3´55
Análise: Essa versão parece uma cópia do remix anterior com a diferença de insignificantes 2 segundos. Mas esse remix não é tão empolgante assim para agitar a “pista” de qualquer Club que se preze.

4- Assim Que Se Faz (By Fat Head) 3´12
Análise: Versão pop não dançante com acompanhamento de guitarra/violão. Lembra mais uma versão acústica melhorada do que um remix propriamente dito! Mas para programas de rádio funciona bem!

5- Assim Que Se Faz (Miami) 3´59
Análise: Remix ao melhor estilo Miami bass que no Brasil é muito confundido com funk carioca e carionhasamente chamado de funk melody. Boa versão para amantes do estilo. 

6- Assim Que Se Faz (Hot Boys Mix) 3´51
Análise: Versão produzida por “O Time” também segue o estilo do remix anterior com muito Miami bass e Freestyle.

7- Assim Que Se Faz (Memê Rádio Edit) 4´03
Análise: Nessa versão temos uma pegada mais Eurohouse com referências do Tribal House. Mesmo que o remix tenha sido produzido pelo DJ Memê, infelizmente, essa versão não contagia. Mas vale pela tentativa.

8- Assim Que Se Faz (Memê Club Remix) 7´42
Análise: Outro remix produzido pelo DJ Memê com as mesmas referências musicais da versão anterior (house + house tribal). É interessante, mas dessa vez não convenceu.

9- Assim Que Se Faz (By Tausz) 4´01
Análise: Remixagem comportada com influências do Drum n´bass. Produzido por Sandro Tausz.

10- Assim Que Se Faz (Acústico Mix) 4´11
Análise: Não se trata de um remix, mas de uma versão acústica, apenas.

11- Simples Desejo (Memê's Extended Mello-D Mix) 6´14

Análise: Para o bom entendedor, o nome do remix dessa música já indica alguma coisa. Ou seja, o remix se chama Memê´s Extended Mello-D mix”.

- Tá e daí o que tem o nome?

Simples, prezado leitor. A palavra “Mello-D” tem um significado ambivalente. Isto é, “Mello” do sobrenome da cantora e “Mello-“D” que siginica “melody” em Inglês ou melodia em português. Seguindo essa linha de raciocínio cheio de significados e xaradas, teríamos ainda uma outra possível interpretação para a palavra “Mello-D” o qual poderia ser um trocadilho falso para o estilo musical chamado no Brasil de “Funk melody” que é a interpretação brasileira para o Freestyle americano. Portanto,  na prática temos um remix produzido pelo DJ Memê que não é house, não é rock, não é techno, não é nada de dance comercial e muito menos qualquer outro gênero que toca nas principais danceterias em todo o Brasil. Temos aqui um remix com referências do Freestyle e Miamibass americano que no Brasil é muito apreciado no Rio de Janeiro e chamado carinhosamente de Funk melody. “É por isso que para o bom entendedor o nome do remix da música já indica alguma coisa!”

12- Simples Desejo (Memê's Radio Mello-D) 4´51
Análise: Remix igual a versão anterior, porém com o tempo de duração menor para tocar em programas de rádio. 

13- Simples Desejo (Manhã Mix) 3´39
Análise: Essa versão não é dançante, mas um remix que segue a linha pop romântica com adição de violão. Produzido por “O Time” e Otávio de Moraes.

14- Simples Desejo (By Fat Head & De Morales) 4´39
Análise: Também produzido por “O time” esse remix tem influências do Hip hop e da soul music. Ótimo para ser tocado no rádio, mas bem loge das pistas.

Na imagem a seguir podemos ver a capa do álbum que contém as musicas em versões originais daquelas que aparecem nos singles.

* Acreditamos, mas por enquanto não há confirmação de que ambos os singles tenham sido editados em vinil 12”. 

* Para ouvir uma parte dos remixes apresentados no single comercial basta clicar aqui!  

* Até o fechamento desse tópico o single comercial estava disponível para ser comprado em lojas virtuais ou de venda cds usados e novos. Como também, as tracks ainda podem ser adquiridas digitalmente em sites brasileiros ou internacionais especializados em vendas de música.


* Infelizmente o site oficial da cantora não apresenta estes singles em sua discografia. Será por esquecimento ou será por vergonha? Enfim, coisas do Brasil, um grande país com informações pela metade ou desencontradas!!!Grrrrrr.......

* Alguns especialistas afirmam que desde a entrada do novo milênio, este trabalho foi até o momento o único single dançante de um artista brasileiro comercializado no Brasil. Ademais, apenas algumas musicas foram e são divulgadas de forma promocional para rádios ou djs.

3 comentários:

Érico disse...

Foi um dia de sorte quando encontrei este single a venda. Gostei muito! Pena que é muito rara a venda de singles no Brasil...

12345 disse...

Você tem razão ...os remixes nacionais são uma raridade...

DJ Night9 disse...

Como a saga de singles no Brasil é repleta de trapalhadas, novamente acontece tb com "Assim se faz". A versão Tausz Mix Extended, do DJ Sandro Tausz que tem uma pegada Freestyle ou Miami Bass ficou de fora dos 2 singles (!), entrando somente na 2ª edição de 2002 a versão Editada para rádios (Tausz Mix). E por ironia do destino, a versão Extended foi a ÚNICA que fez sucesso em todas as pistas do Brasil. Lamentável!