sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Capital Inicial - Mickey Mouse em Moscou - single remix (Item de colecionador)

Capa do single vinil 12"





















Voltando ao passado hoje trazemos o single promocional da música “Mickey Mouse em Moscou” gravada pela banda Capital Inicial. Este trabalho foi lançado em 1990 pela gravadora Polygran/polydor, possui o design de capa feito por “Ayssa” e registra a primeira fase de sucesso da banda no Brasil.  A versão original da música aparece no álbum chamado “Todos os Lados” lançado em 1989. A ideia do single remix foi ótima, mas o resultado final acabou não correspondendo o esperado por uma parte do público consumidor. Aliás, diga-se de passagem que essa situação não se trata de um exemplo isolado. Outros artistas, tanto brasileiros como internacionais, já enfrentaram problema semelhante em suas respectivas carreiras. Isto é, o remix respeita e mantém as bases originais da melodia, mas o trabalho acaba sendo prejudicado pela falta de criatividade musical.

Contracapa




Este single vinil 12” remix apresenta dois remixes e a versão original da mesma música. São eles:

Lado A:


 1- Mickey Mouse em Moscou – Versão original 3´19

Análise: Versão original é igual a versão lançada no álbum.

Lado B:




Lado B:

1- Mickey Mouse em Moscou – Perestroika radio mix 3´50


Análise: Produzido pelo DJs Memê e Irai Campos. A base musical roqueira permanece e não muito há muito o que falar sobre um remix que apresenta alguns momentos de “Dub Instrumental” e efeitos eletrônicos superficiais. Lembra uma versão musical melhorada.

2- Mickey Mouse em Moscou – Perestroika D. J. Mix 5´33

Análise: Também produzido pelo DJs Memê e Irai Campos. A base musical roqueira permanece e não muito há muito o que falar sobre um remix que apresenta alguns momentos de “Dub Instrumental” e efeitos eletrônicos superficiais. Lembra uma versão musical melhorada com maior duração.

Confusão musical?

O remix “Perestroika D. J. Mix” também apareceu oficialmente na coletânea de remixes com sucessos da banda lançada em Cd 1998  e apresenta diferentes informações impressas no encarte. Isto é, como você pode ver nas imagens abaixo, o encarte oficial do Cd informa que o remix foi produzido em 1987 pelo DJ Memê para Masterkeys productions e ao mesmo tempo muda de nome, passando a se chamar “Memê´s original ´87 remix”. Porém o single promocional oficial descreve que o remix foi produzido pelos DJs Memê e Irai Campos para Memefieldzz produções em 1990!!!! Além disso o nome do remix apresentado pelo single se chama "Perestroika D. J. Mix"!!!!!!

A equipe do blog Brasilremixes ouviu e comparou os remixes e percebeu que  ambos são iguais. Inclusive no tempo de duração das faixas. Logo, algumas perguntas ficaram no ar:

- No CD, o remix recebeu um nome e no single o mesmo remix recebeu um nome diferente? Mas os remixes são iguais!!!!!!!

- Numa ocasião o remix foi produzido numa data e no outro momento é divulgado uma data diferente????

- Como um remix é lançado de forma promocional numa data e depois é lançado oficialmente em Cd contendo uma data de produção anterior ao lançamento da versão original. Ou seja, a música foi lançada originalmente em 1989 e depois mostram um remix da mesma canção produzido em 1987? Não existe isso!!! Ninguém faz o remix antes da versão original!!!!!

O resumo da confusão é: 

- A música foi lançada oficialmente em 1989.
- O Single vinil remix promocional foi divulgado oficialmente em 1990.
- O  CD de remixes da banda lançado em 1998 aparece o remix da música produzido em 1987?

Nas imagens a seguir você mesmo pode analisar a confusão de informações apresentadas. Portanto ou o single está certo e o Cd foi impresso errado ou vice-versa.

Detalhe da contracapa do single vinil 12"













Data de lançamento impressa no vinil 12














Encarte do Cd com nome do remix diferente















Clique aqui para rever a postagem completa do Cd de remixes da banda. 

Enfim...coisas da música no Brasil. Depois as pessoas querem respeito?

domingo, 22 de janeiro de 2012

Luciana Mello - Assim que se faz remixes (single comercial e single promocional)


Capa do single promocional



















   
É muito bom conhecer o trabalho de novos talentos musicais. Afinal, novidades de qualidade sempre fazem muito bem para a música.  Hoje vamos destacar o single da canção “Assim que se faz” que até o momento é um dos maiores sucessos da cantora Luciana Mello. Na prática são dois singles. Um promocional de rádio e outro comercial ao público. Luciana Mello é filha do cantor popular Jair Rodrigues e irmã do cantor Jairzinho que fez muito sucesso na década de 80 junto ao público infantil brasileiro quando era integrante do grupo Balão Mágico. Percebe-se que a música acompanha a vida da cantora há muito tempo. Mas agora estamos no novo milênio – tem gente que ainda não percebeu, infelizmente!
O ano é 2000 e a gravadora Trama lança de forma promocional o single da música "Assim que se faz" cuja a versão original aparece no álbum que leva o mesmo nome do single e conta com a participação dos cantores Ed Motta e Pedro Mariano.
 
Capa
Encarte













 
 
 
 
 
 
 
 
  
 CD
 
O Cd single promocional para rádios e djs teve seu encarte impresso de forma incorreta. Olhando com atenção as informações descritas, o encarte mostra a quantidade de cinco faixas. Porém, o single apresenta seis versões, mas apenas cinco são remixes, pois a outra é a versão original. Logo temos um total de seis faixas e não cinco como você pode ver na imagem.

1 - Assim Que Se Faz - Mix version (O Time) 3´56
Análise: Essa versão remix contém boas influências da house music. Ótima para ser tocada nas emissoras de rádio. Produzido por “O Time”.

2 - Assim Que Se Faz - Pista (O Time) 3´54
Análise: Essa melodia parece uma cópia do remix anterior com a diferença de insignificantes 2 segundos.

3- Assim Que Se Faz - Mix + DB (O Time) 3´53
Análise: A remixagem apresenta uma mescla de hip hop e house music. Ótima versão para emissoras de rádio. 

4 - Assim Que Se Faz - Memê radio Hit (Memê) 4´07
Análise: Nesse remix temos uma pegada mais Eurohouse com referências do Tribal House. Mesmo que a versão tenha sido produzida pelo DJ Memê, infelizmente, o remix não contagia. Mas vale pela tentativa.

5 - Assim Que Se Faz  - Memê Club Remix (Memê) 7´43
Análise: Remix produzido pelo DJ Memê com as mesmas referências musicais da versão anterior (house + house tribal). É interessante, mas dessa vez não convenceu.

6 - Assim Que Se Faz – Versão original 4´21
Análise: Versão original igual ao álbum. Não é um remix.

Para ver o vídeo clip oficial da música basta clicar aqui!

A seguir você pode visualizar a imagem da capa do CD single comercial

 Capa do single comercial

Como você pode ver, em 2002 foi lançado pela gravadora Trama oficialmente no mercado Brasileiro um outro Cd single com remixes apresentando um total de 14 faixas. São dez remixes para a música Assim que se faz e de carona este single também apresenta quatro remixes para a canção Simples Desejo. Arte e design de capa by Save as designers sobre a fotografia de Marcio Simch. 

 
 Capa
 
 Encarte
 
CD

1- Assim Que Se Faz (By O Time) 4´05
Análise: Remix hip hop com sotaque americano.

2- Assim Que Se Faz (Party Mix) 3´57
Análise: Nesse remix observamos boas influências da house music. Ótima melodia para ser tocada nas emissoras de rádio. Produzido por “O Time”.

3- Assim Que Se Faz (Pista) 3´55
Análise: Essa versão parece uma cópia do remix anterior com a diferença de insignificantes 2 segundos. Mas esse remix não é tão empolgante assim para agitar a “pista” de qualquer Club que se preze.

4- Assim Que Se Faz (By Fat Head) 3´12
Análise: Versão pop não dançante com acompanhamento de guitarra/violão. Lembra mais uma versão acústica melhorada do que um remix propriamente dito! Mas para programas de rádio funciona bem!

5- Assim Que Se Faz (Miami) 3´59
Análise: Remix ao melhor estilo Miami bass que no Brasil é muito confundido com funk carioca e carionhasamente chamado de funk melody. Boa versão para amantes do estilo. 

6- Assim Que Se Faz (Hot Boys Mix) 3´51
Análise: Versão produzida por “O Time” também segue o estilo do remix anterior com muito Miami bass e Freestyle.

7- Assim Que Se Faz (Memê Rádio Edit) 4´03
Análise: Nessa versão temos uma pegada mais Eurohouse com referências do Tribal House. Mesmo que o remix tenha sido produzido pelo DJ Memê, infelizmente, essa versão não contagia. Mas vale pela tentativa.

8- Assim Que Se Faz (Memê Club Remix) 7´42
Análise: Outro remix produzido pelo DJ Memê com as mesmas referências musicais da versão anterior (house + house tribal). É interessante, mas dessa vez não convenceu.

9- Assim Que Se Faz (By Tausz) 4´01
Análise: Remixagem comportada com influências do Drum n´bass. Produzido por Sandro Tausz.

10- Assim Que Se Faz (Acústico Mix) 4´11
Análise: Não se trata de um remix, mas de uma versão acústica, apenas.

11- Simples Desejo (Memê's Extended Mello-D Mix) 6´14

Análise: Para o bom entendedor, o nome do remix dessa música já indica alguma coisa. Ou seja, o remix se chama Memê´s Extended Mello-D mix”.

- Tá e daí o que tem o nome?

Simples, prezado leitor. A palavra “Mello-D” tem um significado ambivalente. Isto é, “Mello” do sobrenome da cantora e “Mello-“D” que siginica “melody” em Inglês ou melodia em português. Seguindo essa linha de raciocínio cheio de significados e xaradas, teríamos ainda uma outra possível interpretação para a palavra “Mello-D” o qual poderia ser um trocadilho falso para o estilo musical chamado no Brasil de “Funk melody” que é a interpretação brasileira para o Freestyle americano. Portanto,  na prática temos um remix produzido pelo DJ Memê que não é house, não é rock, não é techno, não é nada de dance comercial e muito menos qualquer outro gênero que toca nas principais danceterias em todo o Brasil. Temos aqui um remix com referências do Freestyle e Miamibass americano que no Brasil é muito apreciado no Rio de Janeiro e chamado carinhosamente de Funk melody. “É por isso que para o bom entendedor o nome do remix da música já indica alguma coisa!”

12- Simples Desejo (Memê's Radio Mello-D) 4´51
Análise: Remix igual a versão anterior, porém com o tempo de duração menor para tocar em programas de rádio. 

13- Simples Desejo (Manhã Mix) 3´39
Análise: Essa versão não é dançante, mas um remix que segue a linha pop romântica com adição de violão. Produzido por “O Time” e Otávio de Moraes.

14- Simples Desejo (By Fat Head & De Morales) 4´39
Análise: Também produzido por “O time” esse remix tem influências do Hip hop e da soul music. Ótimo para ser tocado no rádio, mas bem loge das pistas.

Na imagem a seguir podemos ver a capa do álbum que contém as musicas em versões originais daquelas que aparecem nos singles.

* Acreditamos, mas por enquanto não há confirmação de que ambos os singles tenham sido editados em vinil 12”. 

* Para ouvir uma parte dos remixes apresentados no single comercial basta clicar aqui!  

* Até o fechamento desse tópico o single comercial estava disponível para ser comprado em lojas virtuais ou de venda cds usados e novos. Como também, as tracks ainda podem ser adquiridas digitalmente em sites brasileiros ou internacionais especializados em vendas de música.


* Infelizmente o site oficial da cantora não apresenta estes singles em sua discografia. Será por esquecimento ou será por vergonha? Enfim, coisas do Brasil, um grande país com informações pela metade ou desencontradas!!!Grrrrrr.......

* Alguns especialistas afirmam que desde a entrada do novo milênio, este trabalho foi até o momento o único single dançante de um artista brasileiro comercializado no Brasil. Ademais, apenas algumas musicas foram e são divulgadas de forma promocional para rádios ou djs.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Lulu Santos - Tudo Igual Remixes (promocional) Item de colecionador

Capa

O que fazer para dar uma rejuvenescida na carreira musical de um grande artista? Simples, contrate um DJ e produtor competente.  Essa é a fórmula para exorcizar o passado e afastar o mofo que assola grande parte dos talentos musicais brasileiros, independente de estilo!. Em resumo: Luz, câmera e ação Mr. DJ

O cantor Lulu Santos entendeu os sinais do mercado musical e em 1994 lançou o álbum  chamado “Assim caminha a humanidade” com produção do DJ Memê. Dizem os especialistas que esse álbum vendeu 950 mil cópias gerando disco triplo de platina e uma super-turbinada na carreira do artista. Mas não basta ser dançante ou eletrônico para atingir o sucesso, é preciso ter conteúdo. E conteúdo não falta para um dos artistas mais respeitados na música pop brasileira. Entre as faixas de sucesso desse Cd estão “Tudo Igual”, “Assim caminha a humanidade” e “O que é bom”.
Contracapa

Logo, o single de hoje mostra os remixes para a música “Tudo Igual” que foi lançado em vinil 12” promocional pela gravadora BMG também em 1994. O single em vinil apresenta oito faixas, mas apenas sete são remixes e uma faixa com um “discurso” de Lulu Santos sobre o seu entendimento a respeito do remix com os seguintes dizeres: 
“ - Remix é super-interessante porque é a ideia que outra pessoa tem sobre um trabalho que não importa quem fez, o jeito que fica é que é importante. Cada um tem um jeito de contar a mesma história. “
O design gráfico tanto do single quanto do encarte do álbum é de Gringo Cardia sobre o trabalho artístico de Posadas. Os remixes são:

Lado A














1- Speech 0´13

Análise: Speech é uma palavra em inglês que significa discurso. É uma espécie de pronunciamento do cantor sobre a função do remix. Ele diz exatamente o texto que foi postado acima em destaque.

2- Memê Vocal Club Anthem 7´59

Análise: Esse remix possui influências da dance music mundial praticado na época em que o álbum foi lançado. A palavra "anthem" é utilizada pelos ingleses para classificar uma melodia como se fosse um "hino musical". Trata-se de um remix sofisticado muito bem produzido. Possui um timbre de piano e de bateria que são considerados por muitos como um estilo clássico de composição melódica da house music. Também produzido pelo DJ memê.

3- Funk mix 4´42

Análise: Ótima versão estilo funk carioca produzida pelo DJ Malboro e Humberto Mello.

4- Extended House radio 6´06

Análise: Bela versão com influências da house music e o toque de mestre do DJ Memê.

Lado B















1- House version 4´39

Análise: Essa versão foi remixada pelo DJ e produtor Iraí Campos e possui referências do house com sotaque de Eurohouse. A equipe do blog discutiu muito sobre os timbres musicais utilizados nesse remix, mas não chegou a um veredito final. Entretanto, integrantes da equipe afirmam que essa versão tem cheiro de samples distorcidos do Pet Shop Boys e outras referências européias.

2- Cool cut remix 7´43

Análise: Essa versão foi  produzida pelo DJ Cuca. O remix traz uma atmosfera introspectiva mais para ser ouvida do que dançada. Aliás, é importante saber que nem tudo que parece dançante se dança. Afinal, nem tudo na dance music é feito para os clubs. A melodia segue um conceito linear ficando próximo ao hip-hop.

3- New joy dub mix 7´05

Análise: Remix interessante com muito house e influências tribais produzido por Paulo Jeveaux e Nino Carlo.

4- The Mameluco Homeboy mix 4´31

Análise: Esse remix apresentado pelo DJ Memê é um pouco engraçado, pois pelo fato de utilizar um looping (repetição) com riffs jazzisticos do contrabaixo, para algumas pessoas ele tem um clima um tanto mafioso ou gangster. Porém é uma impressão pessoal de cada ouvinte. O resultado é peculiar.

*******

* Acreditamos que este single em vinil 12" remix também tenha sido lançado em Cd single, mas até o momento não confirmação.

** As versões “Funk mix”, “Extended house radio”, House version e New Joy dub mix” não entraram na compilação oficial de remixes do cantor lançada em 1995 no álbum “Eu e memê, Memê e eu” que já foi postado pelo blog e para rever basta clicar aqui!

*** Até o momento não há registros de que os remixes desse single tenham sido lançados como faixa bônus em alguma outra compilação do cantor ou compilação promocional. Também não há confirmação de que os remixes tenham sido comercializados digitalmente. 

**** Agradecimento ao Dj Carlos Pereira pela disponibilização de imagens deste single.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Leo Jaime - Leo é uma festa (LP remix) Item de colecionador

Capa

























Passado-presente-futuro e o blog Brasilremixes segue em frente mostrando singles, álbuns e compilações especiais que fizeram e fazem parte da cena musical brasileira. Hoje temos cantor Leo Jaime que frequentou muito as paradas de sucesso em grande parte do Brasil nos programas de rádio,  trilhas sonoras de novelas e trilhas musicais de filmes nacionais durante a década de 80. A linha musical adotada pelo cantor misturava melodias românticas e agitadas que variavam entre a MPB e pop/rock e algumas pitadas de rockabilly.
Em 1989 a gravadora CBS (Atual Sony) lançou um disco coletânea com várias musicas de sucesso do cantor - mixadas e editadas numa faixa única - pelo dj Memê quando estava em início de carreira. Para quem aprecia o pop/rock brasileiro oitentista, sem dúvida, este disco é uma ótima oportunidade. A festa rola do início ao fim!!!
O disco teve o design de POJUCAN e a coordenação gráfica de Carlos Nunes.

Contracapa

























O disco possui 12 musicas, mas entre elas apenas “Rock Estrela”, “Sonia” e “A fórmula do amor” aparecem remixadas de acordo com o entendimento de remix e os equipamentos disponíveis no Brasil na época em que essas canções foram produzidas. As musicas que compõem o LP são:

Lado A

1-  Nada mudou

2-  As sete vampiras

3- Amor colegial

4-  Tutti frutti

5-  Conquistador barato





Lado B

1 Sônia [Sony]

2 Cobra venenosa (participação especial: Selvagem Big Abreu)

3 O pobre

4 Rock estrela

5 Aids

6 A fórmula do amor (participação especial: Kid abelha)

7 Solange [So lonely]


* Gostaríamos de parabenizar e agradecer ao Dj Benno pelo execelente estado de conservação do disco e por ter disponibilizado as imagens para o Blog Brasilremixes compor o tópico de hoje. 

* Com sorte, essa compilação ainda pode ser adquirida em algumas lojas de discos usados pelo Brasil. Até o momento não há registro que esta coletânea tenha sido lançada em Cd ou que esteja sendo comercializada na internet de forma digital. 

* Na imagem a seguir  você pode ver a fotografia que deu origem a capa do disco.














* Para variar, esse é mais um disco entre tantos,  que diversos artistas brasileiros não divulgam ou sequer mencionam na discografia oficial em seus respectivos sites. O blog já expressou sua opinião sobre esse tipo de constatação e reintera sua tese de que o motivo só pode ser por relaxamento, menosprezo ou vergonha. Afinal, é inconcebível a velha desculpa de alguns artistas que dizem que desconheciam a existência desse tipo de material em sua carreira.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Kaleidoscópio - Tem que valer remix (single)


 
Capa single 12" Italiano






















O projeto pop/drum n´bass eletrônico chamado Kaleidoscópio foi uma grata surpresa no cenário musical brasileiro pós virada do novo milênio.  Formado pela cantora, bailarina e compositora Janaina Lima e o DJ e produtor Ramilson Maia, a dupla lançou no Brasil “oficialmente em 2003” o álbum Tem que Valer pela gravadora Som livre. Por coincidência a música destaque do álbum também se chama “Tem que valer”.
Acreditamos que o single ou que o álbum inteiro tenha sido distribuído para algumas rádios brasileiras de forma promocional, porém até o momento não há confirmação de como ou de qual versão da música deste single foi de fato distribuída no país. 
O tópico de hoje mostra uma versão do single comercializado na Itália, país este, que a música “Tem que valer” também fez um grande sucesso no ano de 2004, de acordo com a gravadora IRMA records, representante do artista naquele país. O single em vinil 12” é composto por três remixes mais a versão original editada. São eles:

Lado A

1-Tem que valer – Belldonna Club remix 6´21

Análise:  Se você gosta de house music com influências da disco music esse é o melhor remix. Ótima versão para agitar qualquer pista de dança que se preze. Produzido pelo DJ e produtor Maurizio Belladonna.

2-Tem que valer – Belladonna Deep remix 5´18

Análise: Outro remix muito bom produzido pelo produtor italiano Maurízio Belladonna. Trata-se de um deep house de primeira qualidade! Para o leitor ter uma idéia, dizem que essa versão lembra o “clima melódico” do remix da música “Fulgás’ da cantora Marina Lima que foi produzido pelo DJ Memê na década de 90.

Lado B

1-Tem que valer – Bora Bora remix 6´27
  
Análise: Produzido pelo projeto Bora Bora, esse remix também segue a linha de house music festiva bem ao estilo das festas na ilha de Ibiza.

2-Tem que valer – Original radio edit 3´22

Análise: Versão original em drum n´bass com a mesma estrutura musical da versão apresentada no álbum, mas editada para tocar em programas de rádio. Um belo hit brasileiro!

*Claro que o single desta música foi um sucesso na Itália e em outros países europeus! Afinal, todas as versões possuem qualidade e funcionam bem na pista de dança!

** Para ouvir um pedaço de todas as versões deste single, basta acessar o site www.deejay.de clicando aqui.

*** As versões podem ser compradas digitalmente em alguns sites na WEB tanto quanto o single 12".

**** Não há registro oficial de que este single tenha sido lançado comercialmente ou distribuído no Brasil.