BRASIL REMIXES

...uma parte da história dos remixes nacionais passa por aqui!

domingo, 28 de abril de 2013

Cheque Especial - Pronta pra estudar remix (single promocional raro - item de colecionador)


 
Capa 

Infelizmente não existem muitas referências ou informações a respeito da banda “Cheque Especial”. O que podemos afirmar é que o grupo carioca fez bastante sucesso na década de 80 com o hit “Pronta pra estudar. Aliás, esta canção foi distribuída promocionalmente em 1985 no formato de single vinil 12 remix”, pela gravadora Top Tape. A música também foi incluída no disco chamado “Débora” que foi o único álbum oficial lançado pela banda. O grupo “Cheque especial” era composto por Aníbal Rosas, Paulinho Meira, Dudu Castro, Lory César e Eduardo Helborn.


 
Contracapa  

Apesar do conteúdo moralista presente na letra da canção, que criticava garotas de vida fácil que só queriam fazer festa sem se preocupar com os estudos e com o futuro, podemos afirmar que no quesito melódico a música funcionava muito bem no dancefloor ao manter o clima festivo e mesclar os timbres de synth pop com o espírito roqueiro predominante naquele período. Críticos mais entusiastas argumentam que a melodia da canção está incluída entre as musicas brasileiras de poprock mais empolgantes que foram  produzidas na década de 80.

Em relação ao remix, a base melódica da canção foi mantida igual a original, que vai de encontro com a maioria dos remixes brasileiros produzidos na época. Também foram adicionados alguns efeitos eletrônicos simplórios e algumas passagens melódicas instrumentais produzidas de acordo com o conhecimento musical tecnológico disponível naquele momento. 

Relembrando a definição de “Synth pop”, diríamos que é um conceito em que os teclados e sintetizadores são os instrumentos musicais dominantes na canção, mas seguem o mesmo ritmo e possuem a mesma performance de uma "banda" comum de rock ou pop.

Este single apresenta as seguintes canções:

Lado A


Lado B



* Nos anos oitenta, alguns roqueiros “xiitas” e culturalmente “fundamentalistas”, tinham ódio e desprezavam  musicas iguais a deste single porque consideravam uma afronta ao rock n´ roll - até então glorificado como o exemplo máximo da música mundial. Em contrapartida, o rock também era visto como um ritmo barulhento e sem graça pelos amantes das festas.  Logo, a rivalidade entre as tribos que defendiam estilos musicais diferentes era recíproca. Um criticava e menosprezava o outro.

** Não há registro que esta canção tenha sido editada em CD single, como também não há créditos sobre o(s) produtor(s) do remix.

*** Com sorte, ainda é possível comprar este item em sebos e lojas que vendem discos usados pelo Brasil.  

**** Agradecimento especial ao Dj Andrezinho por ter fornecido gentilmente as imagens do disco para postagem de hoje.


Nenhum comentário: