domingo, 31 de março de 2013

Hanoi-Hanoi - Totalmente demais remix (single promocional)

 
 Imagem reprodução 

Em 1986 chegava ao mercado brasileiro o primeiro disco da banda Hanói-Hanói trazendo a música de sucesso chamada “Totalmente Demais”. O grupo carioca era liderado por Arnaldo Brandão e seguia o estilo musical  pop/rock.
No mesmo ano em que foi lançado o álbum, também foi distribuído um single 12’ promocional simples e posteriormente outro single 12’ promocional contendo um remix bem interessante que produzido pelo DJ Iraí Campos. Gravadora RCA Vitor.

 
Imagem da banda

“Totalmente Demais”  se tornou a canção de  maior sucesso do grupo e em 1997 foi  relançada com nova remixagem que foi incluída na coletânea de remixes Pop Rock Vol. I  já  postada pelo blog e você pode rever clicando aqui.

Lado A e Lado B possuem o mesmo remix e o mesmo tempo de duração. 

Para ouvir o remix produzido em 1986 clique aqui! 

Para ouvir o remix produzido em 1997 clique aqui!

Para ouvir a versão original clique aqui!  


* Com sorte ainda é possível comprar o disco remix 12” em lojas pelo Brasil que vendem discos usados. 

terça-feira, 26 de março de 2013

Leoni - Tudo sobre amor e perda single remix

Capa 

O cantor Leoni sabe, assim como vários outros artistas, que parte do público brasileiro está – digamos – desconectado com o desenvolvimento musical. Então, para algumas pessoas de entendimento melódico simplório, fazer ou não fazer uma canção remixada não tem a menor importância. Há muitos anos estudiosos apontam que um dos principais problemas da sociedade brasileira está vinculado a desigualdade social. Como consequência dessa situação, entram em cena outras desigualdades como na área de educação, saúde, trabalho, música, etc.

No tópico de hoje mostramos o Cd single da canção Tudo sobre amor  perda do Cantor Leoni que foi lançado e comercializado pela gravadora Warner em 1997.

- Comercializado??!

Sim, prezado internauta! Este Cd single raro foi lançando numa época em que houve uma tentativa de comercializar o formato do Cd single no mercado brasileiro. Porém, muitos defendem que a tentativa não surtiu efeito por vários motivos que em outro momento serão abordados pelo blog.

Contracapa

Este single apresenta quatro canções, mas apenas uma delas é remix. Porém, trata-se de um remix conceitual e não comercial e dançante como estamos acostumados. Mas vale pelo registro. Pra ouvir o remix clique  no link abaixo.

1- Tudo sobre amor e perda 3´08
2- Lágrimas e chuva 4´55
3- Tudo sobre amor e perda (Gorila mix) 6´09
4- Depois das palavras gastas 3´49


CD

Na imagem seguinte você pode ver a capa do single comercializado com sugestão de preço:


* O cantor Leoni foi integrante das bandas Kid Abelha e Heróis da Resistência.

** O cantor possui um dos sites com informações biográficas mais completas entre vários artistas brasileiros. Para ver acesse: http://leoni.art.br/



terça-feira, 19 de março de 2013

HOUSE & REMIX Nacional Vol. I (compilação - item de colecionador)

  Capa 

Em comemoração aos 60 mil acessos do Blog, postamos hoje uma coletânea de remixes que fez bastante sucesso no Brasil. Ela se  chamava de House e Remix vol. I.  Mas para escrever a resenha desse disco nossa equipe teve que relembrar um pouco do que aconteceu no mundo naquela época. Ou seja, o cenário musical comercial foi invadido pelo famoso “verão do amor” europeu entre 88-89. O ritmo divertido e contagiante da música eletrônica começava a exorcizar o fantasma da disco music reinventando-se através da acid house e da dance music propagada pelas primeiras raves européias embaladas por drogas ilícitas como até então a desconhecida êxtasy; cuja a palavra chegou a virar nome de música e acabou sendo repetida como “hino” em  várias canções dançantes lançadas naquele período. Nesse momento, a ilha de Ibiza na Espanha, começava a despontar como a “Meca” da música eletrônica mundial. Isso ocorreu pelo fato de que parte das pessoas ricas, alternativas, neo hippies e alguns hedonistas que viviam na Europa, queriam se divertir, dançar e curtir a vida de forma livre, leve e solta em todos os sentidos.

- Tá! Mas e os Estados Unidos!???

Nos Estados Unidos, com exceção de Miami, Nova Yorque, Detroit, Chicago e São Francisco, sempre houve uma doutrinação mais country e roqueira. Entretanto, apesar dos americanos serem apontados como os inventores da música eletrônica, foi a escola musical européia impulsionada pelo desenvolvimento,  que expandiu os beats eletrônicos para o mundo e para o Brasil.

Em terras tupiniquins era possível encontrar no caldeirão musical algumas canções eletrônicas como no álbum “Alternative” da dupla Tek Noir lançado em 1990 e também em algumas canções no conceito da música pop, como no trabalho do cantor Joe Athanazio no álbum “JOE”, lançado em 1989 e da cantora Fernanda Abreu no álbum “Sla Radical Dance Disco Club”, produzido em 1990. Contudo, todos nem chegavam perto do movimento e da efervescência musical pela qual a Europa havia sido contagiada. Também nesta época, o rock n´roll já mostrava sinais de saturação e banalidade, tanto que na década de 90 apenas as bandas como o Guns n´roses e Nirvana, bem como o movimento roqueiro Grunge, garantiram um pouco de fôlego para o gênero. Porém, no passar dos anos nenhuma outra banda conseguiu repetir toda a empolgação causada pelo rock nos anos 60, 70 e 80. O que segundo pesquisadores é visto como algo normal diante da troca de gerações. 

Contracapa

Após uma breve explicação para situar o leitor sobre o passado, apresentamos agora a coletânea de remixes House e Remix Nacional Vol. I. Trata-se de um projeto artístico e musical bem interessante que reuniu o trabalho de seis artistas nacionais da gravadora WEA. Lembre-se que não eram apenas esses artistas que faziam sucesso na época!!! Esta coletânea possui remixes com várias referências musicais que foram produzidas entre 1988 e 1989 por DJ´s importantes como Iraí Campos, Ippocratis (Grego) Bournellis, Sylvio Muller, Dynamic Duo e até a participação do Dj Cuca. Os remixes apresentados são bem diferentes dos remixes produzidos nos dias atuais. Entre eles, os que mais se destacaram no gosto popular foram: “GO Back” dos Titãs, “Manuel” do Ed Motta e Conexão Japeri e “Mãe é mãe” do Casseta e Planeta. 

LADO A

1- Sub (Yellow Submarine) / Versão atômica – Os Mulheres Negras 6´05
2- Manuel / versão remix – Ed Motta e Conexão Japeri 7´00
3- Cicciolina (o cio eterno) / versão radio edit – Fausto Fawcett e os Robôs Efêmeros 4´06

 
LADO B

1- GoBack / versão Mix – Titãs 5´23
2- Mãe é Mãe / versão remix – Casseta e Planeta 6´05
3- Dancing / versão dance mix – Heróis da Resistência 7´06

Na imagem seguinte você pode ver a capa desta coletânea editada em fita K7:


Lado A

Lado B

* A capa com a imagem sorrindo mostrava o símbolo do movimento da acid house. O desenho do logotipo era chamado de Smiley e possui várias versões como você pode observar nas imagens seguintes:



** Na internet existem vários sites que falam sobre a história da Acid House. Nossa sugestão é: http://acidhousehistory.blogspot.com.br.html.

*** Na época de lançamento, todos os remixes foram distribuídos em single vinil 12” promocional. Entretanto,  até agora a compilação não foi re-editada em CD.

Agradecimento:

As imagens do vinil foram gentilmente cedidas pelo Dj F.MIX e as imagens do K7 foram fornecidas pelo DJ Benno. 

sábado, 9 de março de 2013

E - COLCCI tronic Vol. 01 - The Brazilian Electronic Music (compilação vários)

Capa

Hoje mostramos o primeiro CD da série E-Colcci Tronic – The Brazilian Electronic Music   lançado em 2005 pela agência de DJs Smartbiz.  Este trabalho que teve a direção artística do Dj Renato Lopes e a masterização de Mad Zoo, reúne diversas canções eletrônicas produzidas por vários produtores e DJs brasileiros que atuavam na época. Neste CD distribuído inicialmente para clientes da grife de roupas Colcci, é possível encontrar alguns conceitos melódicos que passam pelo Techno, House, Trance, Minimal e seus subgêneros musicais com sabor internacional. Afinal, a música eletrônica nada mais é do que a digitalização dos instrumentos musicais estruturados harmoniosamente para compor de uma melodia. Porém, tanto quanto o rock n´roll, não foi o Brasil que teve a capacidade de proporcionar a concepção musical tecnológica eletrônica para o mundo, mas foi o mundo desenvolvido que trilhou os novos caminhos musicais. Portanto, é óbvio que esta compilação contém mais o sotaque melódico dos gringos do que referências musicais brasileiras. Simples!
Contracapa

Muitas canções que aparecem nesta coletânea são exclusivas e não foram lançadas em nenhuma outra compilação apresentada por outras gravadoras. Por esse motivo até o momento, o CD é tratado por muitos colecionadores como raridade. Os outros CDs da série E-Colcci Tronic – The Brazilian Electronic Music possuem outras melodias, mas é uma história para ser escrita nos próximos capítulos. Aguardem...

O play list completo desta coletânea apresenta as seguintes canções: 

2- Mimi – On Mondays
3- Pil Marques – Free me
4- Renatos Lopes – Bleep
5- André Juliani – Wireless
6- Waterfront aka Eraldo Palmeiro – Shift of the future
7- Ales S. – Illusion
8- Turning Point (Mauricio Lopes & Bernardo Brik) – Yoko
9- Freakplasma – Pop car space mobile
10- Benzina Aka Scandurra – Eu estava lá


CD

* Não há registro que esta compilação tenha sido lançada em vinil.