domingo, 16 de fevereiro de 2014

Nenhum de Nós - Eu Caminhava remix (single promocional - Item de colecionador)

Capa

No meio musical existem artistas com plena capacidade de transitar entre vários estilos. Porém, a grande maioria está presa num único gênero. Além disso, sem um posicionamento definido, muitos artistas caem de paraquedas em águas turbulentas que não conhecem e que nunca terão afinidade musical para conhecer. Nesta lista se encontra a banda gaúcha Nenhum de Nós. Aliás, talvez a culpa nem seja do grupo, mas da gravadora oportunista ao tentar enfiar no mercado remixes fracos, sem que o artista tenha qualquer identificação com proposta do remix!

Contracapa

A canção Eu caminhava” teve a participação do cantor Fito Paez e foi distribuída em single vinil 12” remix promocional pela gravadora BMG, em 1989. Na mesma época, também houve o lançamento de vários singles de remixes e tentativas dançantes de vários artistas brasileiros. Vale lembrar que o cenário de dance nacional e mundial, já era agitado por outras referências musicais e por outros estilos. O Techno vinha com tudo e o Euro house dominava as paradas de sucesso nas rádios e nos clubes. Em resumo, a vibe e o interesse da galera que gosta de remix não estava voltada para a “tentativas dançantes de artistas brasileiros”. A galera já queria o hit dançante "pronto e igual" aos remixes produzidos internacionalmente.  É preciso entender que no cenário dance, os artistas e djs internacionais estão mais evoluídos que os artistas brasileiros escravizados pela MPB ou pela “fantasia midiática” de serem os novos Rolling Stones! O Brasil pode fazer dance, mas não poderá fugir muito da estética internacional, que trabalha com o estilo dançante desde a década de 70! É uma situação que exige conhecimento dos meandros que envolvem o gênero. Coisas do tipo: Ou você faz um remix dance total ou você entrará na lista das tentativas, somente.

Os remixes

A versão original da canção foi incluída no álbum chamado “Cardume”, que recebeu disco de ouro ao vender mais de 200 mil cópias. Por outro lado, o single remix da canção Eu caminhava não possui surpresas. A composição melódica mantém as bases originais e foi produzida para tocar em programas de rádio, bem longe das pistas de dança! Infelizmente o remix não fez diferença alguma, nem para os roqueiros e nem para os eletrônicos. A versão “Gardel Mix” é cantada em espanhol com a tímida participação de Fito Paez tocando piano. A versão “Hard mix” cantada em português, não tem nada de “Hard”! É apenas uma versão com guitarras mais pesadas. Vale pelo registro e quem sabe no futuro teremos uma nova regravação ou remixagem explicitamente dançante e contemporânea, do tipo que agita o festerê da galera que gosta de dance!

Este single possui as seguintes canções:

LADO A
1-Eu caminhava - Gardel Mix 3´34
2-Eu caminhava - Hard Mix 3´53

LADO B
1-Strip-tease baby – 3´44

* Não há registro até o momento que o single tenha sido editado em CD. 

Nenhum comentário: