domingo, 19 de outubro de 2014

DJ Dolores + Orchestra Santa Massa - Contraditório? (álbum + remix)

Capa

Da série “O Brasil que não conhece o Brasil” apresentamos no tópico de hoje o álbum “Contraditório” do Dj Dolores.
DJ Dolores / imagem reprodução

Dj Dolores é o nome artístico de Hélder Aragão, que teve a ideia e a capacidade de reunir diversos músicos para formar um projeto musical chamado de Orchestra Santa Massa. Em 2002 lançou pela gravadora Trama o álbum  “Contraditório”.
Contracapa
Encarte

Nesse trabalho, o dj e produtor utiliza uma linha musical estruturada em ritmos folclóricos regionais presentes no cotidiano do norte e nordeste do Brasil. Entretanto, o destaque (é claro!) ficou por conta da mistura feita entre os ritmos regionais e os timbres eletrônicos.  Embora discreta, a fusão melódica entre as duas concepções musicais possibilitou o desenvolvimento de um ambiente sonoro renovado, mesmo mantendo a típica essência musical do interior. O álbum não é direcionado para a pista de dança nos clubs urbanos, mas isso não significa que outros djs não possam turbinar as canções com novos remixes pra galera se jogar no festerê! 

O álbum contém as seguintes canções:

1- Santa  massa chegou!!!
2- A dança da moda
3- O enigma turco
4- Contraditório
6- Catimbó
7- Sentado na beira do rio
8- Subúrbio Soul
9- Adorela
10- Nordestina
11- Que som é esse?
12- O medo do artilheiro na hora do pênalti

CD

* Não há informação que este trabalho tenha sido editado em vinil.

** O álbum "Contraditório" teve a produção adicional de Mr. Jam.

*** Na imagem seguinte é possível ver a capa do álbum “Contraditório” lançado no mercado europeu com as mesmas canções.

Quem está atrasado na história musical ??!

Dizem que a região nordeste do Brasil é..., digamos, um pouco atrasada em relação  a musicalidade apresentada por vários estados localizados na região sul do país. Porém, lembramos ao leitor confuso, que até o momento, nem o Rio Grande do Sul, nem o estado de Santa Catarina e muito menos o estado do Paraná misturou música regional com música eletrônica! - Sim! Houveram manifestações e alguns trabalhos eletrônicos misturados, mas não com a música regional produzida na região sul!l! São Paulo e Rio de Janeiro não valem, pois já são estados que pertencem a região sudeste! Logo, diante dessa constatação perguntamos: - Quem é o atrasado na história? Enfim, o Brasil não conhece o Brasil! 

Lembramos que nenhuma melodia produzida na face da terra deve ser considerada imaculada, intocável ou imortal. Quem permanecer preso (conservadores e tradicionalistas) na confusão de tratar a música como se fosse "bibelô", não consegue perceber que se transformou num escravo de sua própria criação,  independente de estilo musical!!!

Nenhum comentário: