segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Daúde - Véu Vavá Remixes (single comercial - Item de colecionador)

Capa

A cantora Daúde é dona de uma voz poderosa, mas anda um pouco sumida do cenário da musical brasileiro. Seu último trabalho oficial chamado “Neguinha eu ti amo” foi lançado em 2004. Portanto há dez anos, os fãs e o público em geral aguardam um novo Cd da artista. Para recordar bons momentos, hoje trazemos o single remix da canção “Véu Vavá”, escrita por Celso Fonseca e Carlinhos Brown.

Infelizmente, a versão original da música não obteve todo sucesso esperado. A base melódica ficou muito simples com uma linha de baixo vazia, que não sustentou a canção, não acompanhou o timbre de voz da cantora e também não conseguiu proporcionar toda a energia necessária para a música se tornar um hit! É como se você tivesse em suas mãos uma Ferrari rodando com motor de mil cilindradas! Acabou faltando mais recheio e mais potência na versão original. Barulho de batuque (percussão) serve para escola de samba e não para música pop! Diz o ditado popular “Quem quer sentar em varias cadeiras acaba sentando no chão”. A melodia mistura um pouco de MPB com percussão baiana, acordes de cítara indiana e algumas pitadas de música eletrônica para agradar grande parte do público. No final, a melodia ficou rebuscada e perdeu-se na tentativa de ser um grande sucesso nacional!

 Daude - Imagem divulgação

Os remixes

A canção foi remixada por Will Mowat e lançada em Cd single em 1996 pela gravadora Natacha Records. Muitas pessoas consideram que os remixes produzidos por djs internacionais sejam melhores que a maioria dos remixes editados por djs brasileiros. Porém, lembramos que tal situação não é uma regra e o “fraco” resultado melódico apresentado neste trabalho é uma prova disso. Em virtude da versão original ter ficado “melodicamente insatisfatória”, os remixes também foram prejudicados. Sob o ponto de vista da pegada dançante dos clubes e danceterias espalhados pelo país, os remixes não representam as melhores versões do mundo. Pois apenas seguiram uma proposta dançante moderada.

 
Encarte

Lembramos que na época de lançamento do Cd, quem fazia sucesso nos clubs eram propostas musicais de artistas inovadores como: Daft Punk, Robert Miles, Ultra Naté, Chemical Brothers, Fat boy Slim, Prodigy, Cher, Faithless, Gala, Madonna, Amber, Boris Duglosh, entre outras dezenas de artistas mundo afora. Pelos exemplos citados o leitor pode ter uma ideia do que estamos falando. Por final, resta aos fãs e colecionadores torcerem para que novas versões -  mais empolgantes - sejam produzidas no futuro!  

Contracapa

O single apresenta um total de sete faixas e seis remixes. São eles:

1- London mix - 4´15
2- London mix back vocal -  4´10
3- London mix instrumental - 4´13 
4- The vindaloo extended mix - 6´04 
5- The vindaloo extended mix power - 6´04 
6- The vindaloo extended mix intrumental - 6´04 
7- Versão original  - 3´45

 CD

* Ainda é possível adquirir este single em lojas de músicas que comercializam discos novos ou usados.

** Até o momento não há informação que o single tenha sido editado em vinil.

**** Na sequência você pode ver a imagem da capa do CD single editado na França com dois remixes da canção "Véu Vavá" e a versão original de música "Quatro meninas".  
1- Quatro Meninas -  3´59
2- Véu Vavá (London Mix) - 4´15
3- Véu Vavá (Vindaloo Extended Mix) - 6´02 

***** Para acessar ao site de contato da cantora digite:    http://www2.uol.com.br/daude/home.html

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Remixou? Dançou! - Coletânea vários (Item de colecionador)

Capa

Objeto raro e item de colecionador, o disco chamado “Remixou? Dançou!” foi comercializado no Brasil em 1987, pela gravadora CBS/Epic (atual Sony). A contar pelo encarte de apresentação que vende a coletânea como se fosse a oitava maravilha do mundo, infelizmente, o disco não apresentou remixes tão empolgantes quanto foi anunciado. Na prática, a campanha de marketing promoveu uma compilação de remixes no mercado brasileiro trazendo músicas, que não alcançaram todo o sucesso projetado. Quem realmente tocou nas rádios em todo o país foi Leo Jaime e as canções “Mensagem de amor e Nada Mudou”, e Guilherme Arantes com a música “Loucas horas”. As outras melodias fizeram sucessos localizados. Os remixes desta compilação foram produzidos e editados por djs e profissionais importantes na época como: DJ Grego, Silvio Muller, Ricardo Guedes, Cuca e Cabelo, Marcelo e Alexandre (Dynamic Duo) e  Greguinho.  
Contracapa

É muito difícil não comparar os remixes brasileiros que estavam engatinhando, com as produções gringas que já dominavam o mercado em termos técnicos e melódicos. Podemos afirmar com segurança que naquele período o nível musical nas pistas de dança, estava voltado para canções mais festivas como “Walk Like An Egyptian” do grupo Bangles, “Who's That Girl” de Madonna, “Funkytow”n do Pseudo Eco e por ai vai com New Order, A-ha, Depeche Mode, Pet Shop Boys, OMD, Michael Jackson, Alphaville, Baltimora, Cyndi Lauper, Human League, Duran Duran, Jymmi Somerville, Mick Jagger, INXS, The Cure, Rick Astley, Information Society, Fancy, entre muitos outros. Incluindo canções vindas da linha musical americana que atende pelo nome de  “Chicago House” e da “Ítalo House” européia.

 Encarte

Diante dos fatos, vale reafirmar o pensamento de que os remixes brasileiros, que dependiam de vários fatores educacionais e técnicos, foram alguma coisa no meio do quase nada e que os djs nacionais deveriam receber homenagens por sua persistência e coragem! Se a remixagem não agradou naquela ocasião, novos remixes das mesmas canções podem ser refeitos a qualquer momento!!!

Esta coletânea registra os seguintes remixes:  

LADO A


A1       Leo Jaime – Mensagem Do Amor / Remix - 4´41
A2       Guilherme Arantes – Loucas Horas / Remix – 5´07
A3       Tokyo  –  Metralhar e Não Morrer / Remix - 4´29
A4       Leo Jaime – Nada Mudou / Remix - 4´51

LADO B


B1       João Bosco – Si Si No No / Remix -  5´11
B2       Claudio Zoli – Livre Para Viver / Remix - 5´43
B3       Pepeu  & Mike  – Sebastian Boys Rap / Remix - 4´21
B4       Guilherme Arantes – Seu Balanço / Remix - 5´00

* Algumas pessoas afirmam a existência de uma edição especial deste disco lançada em CD na década de 90. Mas até o momento não existem informações precisas que confirmam o lançamento deste trabalho no formato digital. 

** Ainda é possível comprar esta compilação em lojas que vendem discos usados.  

sábado, 11 de janeiro de 2014

Roberto Carlos - Remixed

Capa  

Finalmente o mercado recebeu o tão aguardado e controverso Cd de remixes do cantor Roberto Carlos. Aguardado, pois se trata de uma promessa feita há mais de um ano e controverso, devido ao visual do trabalho se mostrar confuso e deslocado de seu objetivo. Isto é, agradar ao público jovem consumidor que frequenta o festerê na madrugada.

Verdade seja dita, fãs e admiradores da obra de Roberto Carlos já possuem mais de 50 anos. Dizem os estudiosos que pessoas que já passaram dessa idade, não conseguem mais aguentar o pique numa danceteria. Principalmente, com a pegada forte nos clubes aos quais os remixes se propõem a agitar. Dessa forma, sabendo que o público velho já está satisfeito com o feijão e arroz musical do cantor, não concordamos com a proposta visual “apática” deste trabalho, fazendo com que a capa do disco seja comparada a capa de um Cd religioso! Convenhamos!??
Contracapa

Porém, mesmo que a produção visual tenha se confundido, os remixes acabaram ficando ótimos! Foram bem produzidos e tecnicamente bem masterizados, evitando aquela sonoridade fajuta e superficial que já estragou vários remixes brasileiros no passado, por falta de técnico de mixagem competente!   O trabalho teve a produção assinada por diversos Djs, entre eles estão Memê, Mau Mau, Erick Morillo, Harry Romero, Jose Nunez, Felipe Venâncio e Dexterz. A maior parte das versões possuem bases da house music. Exceto o remix produzido pelo pessoal do Dexterz que apresenta uma linha de baixo mais pesada e influências do techno. Sem dúvida uma boa surpresa para agitar as pistas de dança do Brasil inteiro. Resta apenas os djs tocarem e o público dançar! Recomendamos!

Este trabalho apresenta os seguintes remixes:

1 - Fera Ferida - (DJ Meme Club Mix) 6´50
2 - Se Você Pensa - (Erick Morillo, Harry Romero & Jose Nunez Radio Remix) 4´41
3 - O Portão - (Felipe Venancio House Mix) 7´41
4 - É Proibido Fumar - (DJ Mau Mau Remix) 3´58 
5 - É Preciso Saber Viver - (Dexterz Remix) 2´52

CD 

*Até o momento não há informação que estes remixes tenham sido editados em vinil.

** O Cd está à venda nas melhores lojas de discos por apenas R$ 9,99.