sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Mix Music 97 - Compilação vários (Raridade - Item de colecionador)

Capa

Mix Music 97 foi um festival de música independente, que foi promovido pela organização do Mercado Mundo Mix (MMM) em dezembro de 1996. Durante o  festival surgiu a ideia de lançar uma coletânea trazendo algumas canções, de artistas alternativos e diferentes do contexto melódico imposto pelo mainstrem.
Encarte

Mercado Mundo Mix (MMM) é um evento multicultural que foi criado no Brasil em 1994 por Beto Lago. Trata-se de um movimento de vanguarda com características alternativas ligadas a cultura urbana em diversas áreas. A compilação musical foi lançada em 1997, pela gravadora MCD. Este trabalho registra diversas canções produzidas por vários artistas, com influências melódicas que passam pelo Eletrônico, o Hip Hop, a MPB e o Poprock.
Contracapa

Em relação ao remix propriamente dito, destacamos a canção “Kissy Kissy Suzuki – EFX Remix” de Laura Finocchiaro com remix produzido por Mad Zoo. 

No que se refere a música eletrônica destacamos as canções “UP” do Habitants e “Egos & Ids” de Laura Finocchiaro. 

No total a coletânea apresenta as seguintes musicas:

1-Rex – Vanish  4´20
2-Rex – Weak  4´24
3- Laura Finocchiaro – Egos & Ids 3´58
4- Laura Finocchiaro – Kissy Kissy Suzuki (EFX remix)  5´13
5- Los Sea Dux – Funky U.F.O.  4´16
6- Unidade Móvel – É o seguinte meu irmão  4´14       
7- Unidade Móvel – Swing futebol tá na área  3´07
8- Fernando Figueiredo – Dúvidas  4´58
9- Fernando Figueiredo – Tudo  4´12
10- Natália Barros – Faróis  4´10
11- Natália Barros – Moças & flores  3´41
12- Las Ticas Tienen Fuego  - Brasilidad  3´04
13- Las Ticas Tienen Fuego – Que passa pela carne  2´53
14- Clara Moreno – Partido Alto  3´22
15- Clara Moreno – Le cactus  3´06
16- Habitants – Up  6´26

CD

* Não há registro que esta compilação tenha sido lançada em vinil. 

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Fernanda Porto - Roda viva remix (single promocional - Item de colecionador)

Capa
Hoje apresentamos o single da canção “Roda viva” da cantora Fernanda Porto, lançado em 2004 pela gravadora TRAMA. Por si só, estaríamos diante de um trabalho simples sem novidade alguma. Porém, olhando atentamente este single traz um remix e uma versão acústica, digamos - quase escondidos. A canção foi escrita por Chico Buarque e a versão original foi incluída na trilha sonora do filme “Cabra-cega” e também foi lançada junto ao álbum da cantora chamado “Giramundo”.

Contracapa

O remix segue o conceito melódico eletrônico com influências do Drum´n´ bass. Aliás, a linguagem musical contemporânea e o desempenho artístico da cantora não apenas chamaram a atenção, mas proporcionaram que a carreira de Fernanda Porto alcançasse as paradas de sucesso tanto no Brasil como também em outros países  mundo afora. A música foi produzida e arranjada pela própria cantora Fernanda Porto, entretanto o encarte do Cd não apresenta o produtor do remix.
Encarte

Este single possui as seguintes faixas:

1-Roda viva - Versão original 3´32
2-Roda viva - Drum´n´Bass radio Edit 3´43
3-Roda viva - Versão acústica 3´32
4-Roda viva – Versão Drum´n´Bass mix 6´29

 CD

*Ainda é possível adquirir o single em lojas que vendem discos e cd usados ou em lojas virtuais que comercializam musicas no formato digital.

** Não a informação que este single tenha sido editado em vinil 12” remix.

*** Para acessar o site pessoal da cantora digite: http://www.fernandaporto.com.br/ 

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Nenhum de Nós - Eu Caminhava remix (single promocional - Item de colecionador)

Capa

No meio musical existem artistas com plena capacidade de transitar entre vários estilos. Porém, a grande maioria está presa num único gênero. Além disso, sem um posicionamento definido, muitos artistas caem de paraquedas em águas turbulentas que não conhecem e que nunca terão afinidade musical para conhecer. Nesta lista se encontra a banda gaúcha Nenhum de Nós. Aliás, talvez a culpa nem seja do grupo, mas da gravadora oportunista ao tentar enfiar no mercado remixes fracos, sem que o artista tenha qualquer identificação com proposta do remix!

Contracapa

A canção Eu caminhava” teve a participação do cantor Fito Paez e foi distribuída em single vinil 12” remix promocional pela gravadora BMG, em 1989. Na mesma época, também houve o lançamento de vários singles de remixes e tentativas dançantes de vários artistas brasileiros. Vale lembrar que o cenário de dance nacional e mundial, já era agitado por outras referências musicais e por outros estilos. O Techno vinha com tudo e o Euro house dominava as paradas de sucesso nas rádios e nos clubes. Em resumo, a vibe e o interesse da galera que gosta de remix não estava voltada para a “tentativas dançantes de artistas brasileiros”. A galera já queria o hit dançante "pronto e igual" aos remixes produzidos internacionalmente.  É preciso entender que no cenário dance, os artistas e djs internacionais estão mais evoluídos que os artistas brasileiros escravizados pela MPB ou pela “fantasia midiática” de serem os novos Rolling Stones! O Brasil pode fazer dance, mas não poderá fugir muito da estética internacional, que trabalha com o estilo dançante desde a década de 70! É uma situação que exige conhecimento dos meandros que envolvem o gênero. Coisas do tipo: Ou você faz um remix dance total ou você entrará na lista das tentativas, somente.

Os remixes

A versão original da canção foi incluída no álbum chamado “Cardume”, que recebeu disco de ouro ao vender mais de 200 mil cópias. Por outro lado, o single remix da canção Eu caminhava não possui surpresas. A composição melódica mantém as bases originais e foi produzida para tocar em programas de rádio, bem longe das pistas de dança! Infelizmente o remix não fez diferença alguma, nem para os roqueiros e nem para os eletrônicos. A versão “Gardel Mix” é cantada em espanhol com a tímida participação de Fito Paez tocando piano. A versão “Hard mix” cantada em português, não tem nada de “Hard”! É apenas uma versão com guitarras mais pesadas. Vale pelo registro e quem sabe no futuro teremos uma nova regravação ou remixagem explicitamente dançante e contemporânea, do tipo que agita o festerê da galera que gosta de dance!

Este single possui as seguintes canções:

LADO A
1-Eu caminhava - Gardel Mix 3´34
2-Eu caminhava - Hard Mix 3´53

LADO B
1-Strip-tease baby – 3´44

* Não há registro até o momento que o single tenha sido editado em CD. 

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Coletânea WEA + Sandra de Sá + SNZ remix (Promocional - Item de colecionador)

Capa

Entre vários singles e discos promocionais de remixes distribuídos para algumas emissoras de rádio e para alguns djs no Brasil, existem diversas situações. Às vezes são lançados singles no formato de vinil e em CD do mesmo artista.  Às vezes são lançados singles somente no formato de CD ou somente em vinil. Às vezes algumas musicas remixadas aparecem perdidas na salada musical de artistas de vários estilos, que são reunidos em coletâneas promocionais. Nessa categoria, os remixes também são conhecidos como  “Remixes escondidos ou remixes sem divulgação”. Enfim, um verdadeiro garimpo sonoro que pode ser considerado chatice, mas os colecionadores de remixes adoram trocar figurinhas e informações a respeito de seu artista preferido! Um verdadeiro quebra-cabeça musical! Para satisfazer a curiosidade dos internautas, hoje listamos a coletânea promocional da gravadora WEA, lançada em 2000. 
Contracapa

Todos sabem que o foco principal do blog são os remixes. Portanto na compilação de hoje destacamos o trabalho de cantora Sandra de Sá e do trio SNZ, formado pelas filhas da cantora Baby Consuelo e do cantor Pepeu Gomes. Uma situação bem interessante do meio artístico é observar a versatilidade do cantor. Nesse quesito, Sandra de Sá se defende muito bem em diversos gêneros musicais que passam pela MPB, música pop, Black music, Rhythm and Blues e Dance music. A compilação da gravadora WEA apresenta dois remixes para a canção “Agora eu Sei (Before I fall)” que foi originalmente apresentada no álbum Momentos que marcam demais, lançado comercialmente pela cantora em 2000. O outro remix pertence ao trio SNZ que traz original e a versão remixada para a música “Retrato imaginário”, que foi composta pela cantora Deborah Blando, em parceria com Dudu Caribé e Nãna Shara!. A versão original da canção aparece no primeiro álbum do grupo que atende pelo mesmo nome do trio. 

As demais canções que fazem parte da coletânea são apenas versões normais iguais às versões apresentadas em cada álbum de seu respectivo artista.

Os remixes
Sandra de Sá – imagem reprodução

Os remixes da cantora Sandra de Sá foram produzidos pelo DjTubarão e possuem influências da Black music e Rhythm and Blues. Ambos são perfeitos para tocar em programas de rádio ou para embalar casais apaixonados nas festas e nos bailes de Charm.
 SNZ – imagem reprodução

Já o remix do grupo SNZ possui influências melódicas da cantora Britney Spears trazendo uma abordagem pop dançante comercial, que elevou a canção às paradas de sucesso, ao ser produzido por Paulo Jeveaux (mais conhecido como G-Vô). A música recebeu o nome de GvÔ remix.
CD

* Não há informação que esta coletânea tenha sido editada em vinil.

** Agradecimento especial ao Dj Fabrício Campos por ter fornecido – gentilmente – as imagens para ilustrar a postagem de hoje!

*** Até o momento não foram localizadas imagens e nem foi confirmado a existência de um single remix - promocional individual – para a canção “Agora eu Sei (Before I fall)” da cantora Sandra de Sá. Na imagem seguinte é possível ver a capa do single - promocional individual - com remix da música “Retrato imaginário” do trio SNZ, que apresenta as seguintes versões. 
Capa 

1 Retrato Imaginário (Versão Álbum)  5:14
2 Retrato Imaginário (G-Vô Mix) 4:09
3 Retrato Imaginário (G-Vô Mix Extended) 4:47
4 Retrato Imaginário (R&B Mix) 4:12
5 Dancin' Days (Cuca RMX Extended) 5:43

Clicando aqui você pode ouvir os remixes da canção “Retrato imaginário”. Algumas versões foram incluidas no álbum de remixes do grupo SNZ  lançado em 2002. 

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Marina Lima - À Francesa remix (single promocional - Item de colecionador)

Capa

Hoje lembramos que no final da década de 80 a cantora Marina Lima lançou o álbum chamado “Próxima Parada” pela gravadora Polygram. Naquele momento, o mundo atravessava um período de inovação e transformações musicais. A Europa fervia ao som das raves com muitas drogas sintéticas e acid house. O rock n´ roll comercial apresentava sinais de cansaço e falta de criatividade. O muro de Berlin era destruído e o Brasil já se caracterizava por ser um país com a maior diversidade étnica e cultural do planeta. Deste álbum, foi lançado em 1989 o single vinil promocional 12” remix da música “À Francesa”, que agitou as paradas de sucesso em várias partes do Brasil, trazendo uma composição melódica embalada no estilo poprock.

O remix é simples e não apresenta surpresas. Foi produzido pelo Dj Memê e pela própria cantora Marina, com a participação especial de Jorjão Barreto - nos riffs de piano. Aliás, a diversidade musical era algo incomum na música pop tupiniquim, que estava presa no modelo protagonizado por baixo-guitarra-bateria-percussão. Por esse motivo, o  piano, o teclado e os sintetizadores eram vistos pela crítica musical e por muitas pessoas do passado, como se fossem instrumentos musicais de outro mundo. Apesar de estarmos no século XXI, ainda tem muita gente que acha piano, sintetizador e afins, instrumentos sofisticados demais para a música brasileira!  

 Contracapa

Comparado com a melodia original da canção, o remix serviu para tocar em programas de rádio, mas não funcionou nas pistas de dança! Aliás, naquela ocasião, o dancefloor era agitado ao som de “Vogue” da cantora Madonna e de “This beat is technotronic" do Technotronic” só para citar dois exemplos - entre vários! Também nesse período, quem começava a chamar atenção no mercado musical brasileiro era a cantora Fernanda Abreu e o mega sucesso “A noite”! Mas já é outra história.

Este single possui apenas uma versão remixada para tocar nos clubes e o mesmo remix editado para tocar em programas de rádio!  São elas:

LADO A
À Francesa – Extended Club Mix 6´46

LADO B
À Francesa – Radio mix 4´18

Na imagem seguinte você pode visualizar a capa promocional do single vinil 12” trazendo  apenas a versão original.

* Com sorte é possível comprar o disco vinil 12” em lojas que vendem  discos antigos, com colecionadores de remixes ou com ex-Djs.

** Não há informação que este single tenha sido editado em CD.