sábado, 30 de agosto de 2014

Promo nacional WEA vários pop + remix

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Hoje apresentamos uma compilação com várias canções de diversos artistas brasileiros. Titãs, Kid Abelha, Syang, Los Djangos, Sandra de Sá e Fafá de Belém, fazem parte de uma coletânea promocional lançada pela gravadora Warner/WEA em 1999. É provável, mas não confirmado, que cada música também tenha sido distribuída em single individual. Ao menos é o que tudo indica com as informações obtidas pela equipe do Brasilremixes, que confirmam que as canções “Olha pra mim” da cantora Syang, e “Maio” do Kid Abelha foram distribuídas individualmente. De qualquer forma, para a satisfação de fãs e colecionadores, o registro desse trabalho promocional possui aspectos de exclusividade. Nesta coletânea temos a participação de artistas que trabalham na linha musical do poprock e da música popular. A compilação inclui canções originais e seta faixas remixadas.

REMIXES

No que se refere aos remixes, poderíamos dizer que... bem, então é assim óh, sei lá entende, enfim!
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Os remixes dessa compilação deram o que falar! Antes de preparar cada resenha que será postada no blog, a equipe do Brasilremixes se reúne para ouvir as canções, fazer os comentários, analisar o material, discutir, debater ou elogiar o resultado. Dessa vez o debate foi além da proposta.  Houve de tudo um pouco. Alguns elogiaram, outros fizeram vista grossa e protestaram pela qualidade dos remixes. Porém, quando o assunto já estava resolvido a confusão começou!!  Há quem afirme ter visto latas de cerveja voando entre participantes revoltados!! Aos gritos, conservadores e protestantes trocavam insultos tentando justificar suas opiniões. Uma verdadeira baixaria! (hahaha..). Ao final do “embate’, os ânimos se acalmaram e todo mundo ficou feliz ou pelo menos fingiu que estava satisfeito!!!

De forma geral os remixes foram produzidos para serem tocados em programas de rádio e bem longe das pistas. A proposta dançante ficou fraca e sem entusiasmo. A maioria dos remixes beira a obviedade pop típica para um público de conhecimento musical limitado. Para não ser de todo negativo, o remix produzido pelo Dj Memê com inspiração na house music é bem interessante e acaba salvando os outros remixes que de certa forma seguem os padrões musicais brasileiros simplórios. Por outro lado fica o registro positivo de remixes que representam alguma coisa no meio do nada. As outras canções que não foram remixadas são apenas versões normais e quem sabe no futuro teremos novos remixes mais empolgantes!

A coletânea apresenta as seguintes musicas:

01- Titãs – Não vou me adaptar (versão álbum) 3´41
02- Titãs – Não vou me adaptar (Profeta´s radio version) 3´48
03- Titãs – Não vou me adaptar (Profeta´s cool version) 3´50
04- Titãs – Não vou me adaptar (ao vivo) 3´44

05- Kid Abelha – Maio...(versão álbum)
06- Kid Abelha – Maio...(Memê´s radio Edit) 4´46
07- Kid Abelha – Maio...(Memê´s extended house mix) 7´16
08- Kid Abelha – Maio...(Cuca remix) 3´57
09- Kid Abelha – Maio...(Cuca pop remix) 3´41

10-Fafá de Belém – Doce prisão 3´12

11-Sandra de Sá – Dono de mim 3´19

12-Syang – Olha pra mim (versão álbum) 3´59*
13-Syang – Olha pra mim (remix by Profeta) 3´34*

14-Los Djangos – Último ônibus da madrugada (versão 2) 3´32

CD 

*Não há informação que esta coletânea tenha sido editada em vinil. 

sábado, 23 de agosto de 2014

Anitta - Remixes (single promocional)

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Existe uma predisposição musical no Brasil em achar que todas as pessoas gostam das mesmas musicas em todos os estados que formam o território nacional. Mas esse pensamento não representa a realidade e não respeita a diversidade cultural existente entre classes sociais e doutrinações musicais diferentes. Nesse contexto, destaca-se o trabalho artístico da cantora Anitta, que optou por utilizar o conceito melódico voltado ao funk carioca. Pesquisadores afirmam que o estilo não é unanimidade em todo o Brasil, pois a cultura do funk estaria mais voltada para o Rio de Janeiro, com seus costumes, suas piadas, suas gírias e o jeito “carioca” de ser e dançar.

Contracapa

No tópico de hoje, apresentamos o single “Remixes” da cantora Anitta, que foi distribuído de forma promocional em 2014, pela gravadora Warner. Este single oficial registra quatro canções diferentes, mas apenas três delas foram remixadas. De forma geral, pensando em clubes de respeito, os remixes incluídos neste single ficaram muitos pequenos e não há tempo para dar mais que cinco passos na pista de dança, que a música já acabou. Há quem diga que as canções não servem nem para fazer aquecimento! Enfim...nada que não possa ser modificado com o tempo.

O single é composto pelas seguintes canções:

1- Zen (Remix club by Umberto Tavares e Mãozinha) 2´46
Análise: É bem interessante ouvir remixes produzidos por djs diferentes daqueles profissionais já consagrados no mercado musical. Essa versão é simples e possui uma batida um pouco mais suave do funk carioca tipo “pancadão”. Mesmo que o remix seja ideal para tocar em programas de rádio, ele não funciona nas pistas de dança e possui  “insignificantes 2min e 46seg”!!!

2- Não para  (Remix by Dj Wally) 3´15
Análise: Bom remix ao melhor estilo do funk carioca. Pra quem gosta, é uma ótima alternativa para agitar a galera nos clubs naquele momento mais caliente. Entretanto, o remix tem pouco tempo de duração e para a equipe do blog a remixagem também deveria ter, no mínimo, cinco minutos de tchu-tcha-tcha-tchu-tchu-tcha.......!

3- Eu sou assim (versão original) 3´04
Análise: Essa canção não é remix, mas apenas a versão original igual a versão apresentada no álbum da cantora.

4- Não para (Remix bossa n´drama)  3´34 
Análise: Ótimo remix para quem curte o estilo funk pancadão. Funciona bem na pista de dança e em programas de rádio. Porém, lembramos mais um vez, que o tempo de duração do remix ficou muito curto.  
CD

* Não há informação que este single oficial tenha sido lançado em vinil 12”.

** Em alguns sites pela internet é possível encontrar algumas imagens das capas dos singles individuais de cada canção apresentada neste trabalho. Entretanto, não há informação de que sejam capas oficiais ou imagens produzidas por fãs! 

domingo, 17 de agosto de 2014

Gilberto Gil - Eterno Deus mudança remix - promo 44WEA (single promocional - item de colecionador)

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"A gente quer mu-dança
O dia da mu-dança
A hora da mu-dança
O gesto da mu-dança"....

Em 1989 foi lançado o single 12” remix da canção “Eterno Deus Mudança”, do cantor Gilberto Gil. Ele contém remixes produzidos pelo DJ Ippocratis (Grego) Bournellis. Ao todo são três versões: Radio version, Club version e Percapella.  O disco chamado de “Promo 44”, também apresenta outras canções de outros artistas e foi distribuído promocionalmente pela gravadora Warner (WEA).

Além de apresentar boa estrutura melódica e ótima composição, o destaque do remix é a excelente qualidade na masterização. Aliás, essa característica não era muito comum na música pop brasileira produzida na década de 80. Ou seja, naquela época muitas musicas produzidas no Brasil, por técnicos e produtores inexperientes, ficavam com a sonoridade musical ”embolada”. Essa situação não permitia aos ouvintes definir de forma precisa, os timbres de bateria, do baixo, do sintetizador, da percussão e da base de metais em geral. Entretanto, com o desenvolvimento musical educativo do público consumidor e a profissionalização das pessoas envolvidas nesse tipo de trabalho, a qualidade musical das musicas produzidas no Brasil melhorou e está bem próxima da qualidade sonora das canções produzidas por artistas internacionais. 
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Apesar do remix da canção ter ficado muito bom para os padrões musicais brasileiros, a estética dançante proporcionada pelo remix não foi muito bem aceita em algumas danceterias pelo país. Aliás, o estilo de dance que agitava a galera no dancefloor tinha um conceito musical mais europeu e americano. Apenas como exemplo, em 1989 a banda Technotronic já produzia um estilo musical marcante nas festas comerciais de norte a sul do país.  Por outro lado, é importante destacar que a letra da canção "Eterno Deus mudança" serve para qualquer tempo e em qualquer lugar. Portanto, novos remixes serão bem-vindos no futuro!

Este single possui as seguintes musicas:

LADO A
1- Gilberto Gil - O eterno Deus mudança (Radio version) 4´55*
2- Gilberto Gil - O eterno Deus mudança (Club version) 6´30*
3- Gilberto Gil - O eterno Deus mudança (Percapella) 4´50*

LADO B
1- Ed Motta – Baixo Rio (versão ao vivo) 5´03
2- Fausto Fawcet – Ciciolina (Radio version) 4´06
3- Fausto Fawcet – Santa Clara poltergeist  4´16

* Os remixes também foram incluídos no álbum do cantor editado em Cd.

** O single também apresenta um remix escondido para a canção “Ciccionina (o cio eterno)” do Fausto Fawcet e os robôs efêmeros. Essa versão também foi comercializada na compilação “House e remix Vol I” que já foi postada pelo blog. Para ver clique aqui! O single 12” da canção também foi editado na versão longa, para ver clique aqui!

*** Na sequência você pode visualizar a imagem do single promocional 12” editado de forma simples contendo apenas a canção igual e versão original.

domingo, 10 de agosto de 2014

Sublimes - Só pra ser (single promocional com remix - item de colecionador)

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Parece que o tempo e os fãs tem ajudado o trio musical Sublimes a ter seus discos valorizados no mercado brasileiro. Ao menos é o que se observa na tabela de preços cobrados pelos álbuns e singles do extinto grupo carioca. De acordo com colecionadores, os Cds que estão fora de catálogo possuem o valor unitário que varia de R$ 30 a R$ 250 reais por unidade. Alguns Cds poderão custar até R$ 600,00 reais, dependendo do estado de conservação. Sem dúvida algo incomum no mercado musical diversificado, mas ao mesmo tempo restrito.

Apostando em conceitos musicais urbanos, a canção chamada “Só pra ser” foi produzida por Tuta Aquino e contém um total de quatro versões. Das quais, apenas três são remixes e foram produzidos por Hitmakers com a participação de Rodrigo Ferraz. Comprometida com a sonoridade contemporânea, a melodia possui atrativos que também poderiam ser classificados em diversos conceitos musicais como o Funk melody, Hip hop, Black music e Rhythm and blues. Este Cd single foi distribuído em 1997, no mesmo ano de lançamento do segundo álbum do Trio.
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Apesar da boa produção o resultado final dos remixes ficou simplório e não funciona na pista de dança. Quem sabe no futuro com novos remixes mais empolgantes para a galera agitar no festerê. Há quem afirme que a proposta do remix não era para ser dançante. Entretanto, a equipe do blog lembra que nessa área musical é preciso ter cuidado e estar atento para duas situações:

- Ou se produz um remix voltado para o lounge que tenha “estética de lounge”
- Ou se produz um remix voltado para a pista de dança que tenha a “estética de club”

Essa história de empurrar goela abaixo “uma tentativa dançante de alguma coisa”, não funciona em nenhum lugar no mundo! Apesar da observação, um ponto positivo para o grupo é que ele não fez propaganda de remix, propriamente dito. O single distribuído apenas registra versões diferentes da mesma canção! Então tá!!

Este single possui as seguintes faixas:

1- Só pra ser – versão álbum 4´31
Análise: versão igual ao álbum, não é remix.
2- Só pra ser – versão extended 6´43
Análise: remix estendido produzido por Hitmakers
3- Só pra ser – versão rádio 3´56
Análise: remix curto produzido por Hitmakers para tocar em rádio
4- Só pra ser – versão BG 3´56
Análise: remix um pouco mais melódico que os remixes produzidos por Hitmakers, mas com a mesma harmonia musical.
CD

* Não há registro que este single tenha sido lançado em vinil 12”.

** Na sequência podemos ver as imagens do single promocional editado em versão simples, sem os remixes.
Capa
Contracapa

** Agradecimento especial a Dj Fabiane por ter fornecido gentilmente as imagens para ilustrar a postagem de hoje. 

sábado, 2 de agosto de 2014

Ponte Aérea - Romance ideal (single 12" - item de colecionador)

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Com muita satisfação, a equipe do blog Brasilremixes apresenta o single vinil 12” da canção “Romance ideal”. Lançado em 1989 pela gravadora EMI Odeon, este single foi produzido pelos djs Irai Campos e Memê que foram os idealizadores do projeto que atendia pelo nome de “Ponte Aérea”.

Ao completar 25 anos em 2014, este disco registra um momento importante para a  dance music nacional, não só pelo fato de ser alguma coisa no meio do nada, mas também por proporcionar novos horizontes musicais no estagnado, repetitivo e atrasado mercado musical brasileiro. Entretanto, nem tudo são pedras e o cenário atual está bem mais diversificado que antigamente. Sorte nossa!

“Romance Ideal” foi uma antiga canção de sucesso da banda Paralamas do Sucesso lançada originalmente em 1984. Cinco anos depois foi regravada e remixada pelo projeto Ponte Aérea com a participação do cantor Fabio Fonseca. O remix principal da canção (Nightclubbing mix) utiliza bases moderadas da house music e uma programação eletrônica de baixo sintetizado que lembra a Ítalo House. Um detalhe importante é que na época em que tocava no rádio e em alguns clubes, esse remix não destoava da seleção musical internacional que o dj utilizava na festa. Isto é, a versão remix estava no mesmo “nível melódico” que outros remixes de canções internacionais similares. Outro ponto positivo para o remix é que ele fazia “jus” a sua proposta. Ou seja, um remix com oito minutos de duração para ser dançado e contemplado. Bem diferente da maioria dos remixes nacionais atuais que trazem “pífios” três minutos de duração.

- É bem aquela história: O dj coloca a música pra galera dançar, nem dá tempo para olhar para a pista e a canção já terminou. GRRRRRRRRRR

A outra versão (Short version) é o remix principal editado em menor tempo para tocar no rádio (neste caso pode!). O remix (Dub in Love) é como se fosse um versão instrumental e a versão (Percapella mix) é música apenas cantada com uma leve batida eletrônica.
Detalhe da capa

Este single apresenta as seguintes faixas:

LADO A

1 - Romance Ideal (Nightclubbing Mix) 8:06

LADO B

1 - Romance Ideal (Short Version) 5:16
2 - Romance Ideal (Dub In Love) 7:43
3 - Romance Ideal (Percappella Mix) 7:50

* Não há registro que este single tenha sido lançado em CD.

** O single da música Dancin Days, também produzida pelo Ponte Aérea,  já foi postado pelo blog e você pode rever a resenha clicando aqui! Divirta-se!