sábado, 27 de junho de 2015

Cidade Negra - Eu também quero beijar remix (Single promocional raro - Item de colecionador)

Imagem do single sem encarte

Em busca dos remixes perdidos ou será desconhecidos?.....Apresentamos a canção Eu também quero beijar”, da banda Cidade Negra. Este single promocional sem encarte, foi divulgado pela gravadora SONY e faz parte do que poderíamos chamar de remixes “escondidos” dos fãs e do público. Como a versão original da música era muito boa, a equipe do blog suspeitava, mas não tinha certeza, que um remix havia sido produzido. Depois de um longo tempo garimpando em lojas de artigos musicais usados, nossa desconfiança chegou ao fim. Naquela ocasião localizamos, acidentalmente, um single promo “desconhecido” para a canção “Eu também quero beijar” do grupo Cidade Negra. Pronto! O sorriso tomou conta da equipe, pois estávamos diante de uma grande surpresa!!!

Entusiasmados com a descoberta e sem perder tempo, corremos pro estúdio de som para testar a novidade. Porém, depois de alguns minutos o que era para ser uma grande festa, foi tomado pelo silêncio e se tornou uma grande decepção.

- Que roubada!!!

O remix foi visto com revolta e indignação pela equipe do blog e por muitos fãs de remixes, que não gostaram do resultado final por vários motivos:

1)A versão remix apresenta um balanço melódico tão fraco que chega a parecer “um remix de fundo de quintal”.

2) Apesar de alguns remixes “toscos”, o Dj Cuca já produziu releituras interessantes de outros artistas. Porém, a versão assinada por ele não fez e não faz a menor diferença. Ninguém vai sentir falta!

3) A versão remix ficou tão inexpressiva que os fãs da banda nunca tinham ouvido falar a respeito.

4) Com 3min e 38seg de duração é possível fazer uma ótima melodia. Porém, um remix de respeito precisa ser maior. A “graça” do remix é dançar e curtir a versão tocada nos clubes por mais tempo – para não repetir à mesma música a noite toda.

5) Entre o remix simplório e a versão original? – Ficamos com a versão original!

Diante da decepção, a equipe do blog definiu uma regra básica para djs e produtores que ainda não entenderam como funciona o remix. Para ler em voz alta:


- A pista de dança é um momento de glória e pura diversão. O (público) tem que ter o incentivo e o prazer de dançar a música que o (artista) inventou. O (público) é cliente dos músicos e dos djs. Lembre-se, as festas, as danceterias e os clubes existem porque o (público) escolheu esse modelo de divertimento para se entreter. Se não fosse pelos clientes (público) não haveria festa. Por isso, o trabalho dos artistas e dos djs tem que ser satisfatoriamente bom, à ponto de fazer o (público) dançar e prestigiar o dj e o artista a noite toda! Caso contrário, não adianta reclamar da concorrência musical estrangeira. Portanto, quem produzir música dançante seguindo a estética internacional é importante saber, que a melodia da canção deve ser ultra-super-megadançante. Caso contrário não faça! Amém!


Este Cd single possui as seguintes “tentativas” de remix:

1- “Eu também quero beijar” – Cuca remix 3´38
2- “Eu também quero beijar” – Cuca instrumental remix 3´38
3- “Eu também quero beijar” – Cuca dub remix 3´38

* Não acreditamos que a gravadora SONY teria a coragem de investir na distribuição promocional de um remix tão “inexpressivo”, no formato de vinil 12”.

** Na figura seguinte podemos ver a imagem de outro Cd single da canção, editado de forma simples com a mesma versão apresentada no álbum.
Single simples  

*** A música “Eu também quero beijar do grupo Cidade Negra, foi originalmente incluída na coletânea de sucessos “Hits & Dubs”, lançada pela banda em 1999. 
Coletânea de sucessos da banda

**** A equipe do blog descobriu o single esquecido, mas diante da decepção com o resultado, acabou compreendendo porque ninguém falava a respeito do assunto! Muitas vezes a crítica não tem o objetivo de destruir o trabalho dos djs, mas de alertar que quando a questão se refere ao remix, não basta ser feito qualquer tum-tis-tum e jogar na cara do público que vai estar tudo bem.
É preciso um pouco de consciência sobre o que está sendo produzido, mesmo que o “parte” do público não tenha o conhecimento necessário para valorizar o os remixes dançantes. Mas é uma questão de tempo....
Para o blog não ser tachado de carrasco, lembramos que nada impede da canção ser remixada no futuro. Que alívio! 

sábado, 20 de junho de 2015

SÓ DANCE / Música brasileira em exclusivo remix dance (compilação vários - Item de colecionador)


Capa

Comemorando 150 mil acessos do blog, com 240 postagens de remixes, singles, promos, compilações, álbuns entre outras mixagens; a equipe do Brasilremixes agradece aos leitores, djs, músicos, clubbers, produtores, gravadoras, artistas, colecionadores e fãs, que colaboraram e auxiliam a equipe do blog na pesquisa, registro histórico e valorização dos remixes nacionais. A todos o nosso muito obrigado!

A maioria dos remixes oficiais postados pelo blog já estão fora de catálogo e aqueles que restam ou se encontram nas mãos de colecionadores e lojas de discos usados ou estão abandonados em cedetecas mofadas de emissoras de rádio pelo país. Mas a festa continua e hoje apresentamos a coletânea chamada SÓ DANCE, que é uma das melhores compilações de remixes de musicas brasileiras lançadas na década de 90. 

Encarte 1

Comercializada oficialmente em 1994/1995 pela gravadora EMI-Odeon, a compilação registra doze remixes de canções de seis artistas (Marina Lima, Daúde, Fernanda Abreu, Leoni, Paralamas do Sucesso e Taciana Barros), que faziam parte do elenco musical da gravadora naquele período. Algumas canções fizeram mais sucesso que outras, de acordo com o conceito musical das festas e das emissoras de rádio em cada região do Brasil.

Encarte 2

A coletânea foi muito bem-vinda, pois valorizou o conceito musical dançante, incentivou o trabalho dos djs e ampliou as possibilidades musicais dos artistas. Mesmo que a compilação tenha sido divulgada há 20 anos, tanto a edição do CD quanto a do vinil, já são considerados raros e se tornaram objeto de desejo de colecionadores.

A compilação editada em CD registra as seguintes versões:

1– Marina Lima - Eu Vi O Rei (Meme'sIn The House 12") 5´55
Análise: Dj Memê se saiu muito bem na produção do remix ao unir prática + experiência + bom gosto em suas produções. A música “Eu vi o rei” apresenta uma sonoridade eletrônica temperada com House music + riffs piano + a malevolência latina e uma dose equilibrada de percussão brasileira. Um belo remix pra agitar festas temáticas made in Brazil anos 90!

2– Os Paralamas Do Sucesso - DosMargaritas (Meme's Technolgical 12") 5´16
Análise: Essa versão é a mais longa de todos os remixes editados no single promocional da canção, distribuído na época. Se o remix fosse produzido no tempo atual, a equipe do blog iria sugerir para que o Dj Memê duplicasse as camadas melódicas (landscapes) na música. Isso poderia ampliar os graves na sustentabilidade da canção e marcar melhor o andamento melódico da trilha musical. Um remix bem interessante, mas pouco lembrado.

3– Leoni - Falando de Amor (Love House Mix) 6´16
Análise: Ouvindo atentamente, podemos afirmar que este remix é um tanto audacioso. Produzido pelo próprio cantor Leoni (ex-Kid Abelha e Heróis da Resistência) com a participação de Adriano Dj, a versão ficou muito boa ao apresentar um remix eletrônico, com referências do Eurohouse (Gênero musical eletrônico europeu pouco explorado no Brasil). Quem produz remixes sabe que não basta colocar uma batida dance ou acelerar a velocidade da música que está tudo pronto! É necessário habilidade e conhecimento no assunto, para combinar qual seria o melhor tipo de melodia de acordo com a voz do artista. A proposta do remix deu certo!

4– Fernanda Abreu - Megamix (Club Version) 6´39
Análise: A cantora Fernanda Abreu era tudo de bom na musicalidade pop dance brasileira nos anos 90. Se alguém falasse em dance music nacional – Fernanda Abreu ganhava disparado. O ótimo megamix da cantora foi assinado pelo Dj Memê, mas não se trata de remix.
"Megamix ou Medley" significa algo como se fosse uma “montagem musical”. É uma expressão técnica inglesa que também é chamada pelo franceses de “Pot-Pourri”, (leia-se pu-purri). O termo Megamix é mais voltado para a pista de dança, enquanto que o Medley ou Pot-Pourri estaria mais direcionado para canções radiofônicas. A expressão “Megamix” ganhou fama popular, depois de grande sucesso das “montagens musicais” produzidas por djs no anos 90.
Os exemplos não faltam, Maquina total, Bolero Mix, Dj computer, Max-Mix e outros tantos megamixes coletivos ou individuais de inúmeros artistas gringos, que fizeram uso da técnica musical para divulgar o seu trabalho. No Brasil, pra variar, o uso do megamix é é restrito e desconhecido. Recentemente, os djs e produtores Deeplick e Ram Science produziram um megamix dançante para o cantor Roberto Carlos (Roberto Carlos 70´s megamix), que pode ser ouvido clicando aqui!

5– Daúde - Chove Chuva (Extended Remix) 5´51
Análise: A canção é interessante, mas o remix não possui cara de remix nos moldes que as danceterias estavam acostumadas. O conceito musical utilizado na remixagem feita por Nino Carlo e Rodrigo Kustler (ex-Hitmakers), pega carona nos breaks de Hip Hop e Rhythm and blues contemporâneo, para solidificar a melodia no ambiente pop moderno brasileiro, que tentava se fazer presente nos anos 90. O ponto positivo é que o remix não ficou com o “estilo de tempo passado”. A versão não serve para a pista de dança, mas ainda pode ser tocada em programas de rádio naturalmente.

6–Taciana - Tudo Faz Sentido (Suba Extended Version) 7´19
Análise: A música brasileira andava um tanto desgastada pelo tempo, devido à falta de criatividade dos artistas e a falta de receptividade do público doutrinado para um novo ambiente musical. Pensando nisso, o produtor Mitar Subotic fez uma versão ousada para a música da artista Taciana Barros (ex-gang 90). O remix mergulha nos beats eletrônicos alternativos, numa época de plena ascensão da musicalidade eletrônica popular na Europa. Mesmo que a canção não seja super dançante para agitar o povo nas pistas, o resultado ficou ótimo ao apresentar uma estrutura melódica inteligente que transcendia os padrões musicais tupiniquins. Se a letra da canção diz  “...Tudo faz sentido com você ao meu lado...”, sem dúvida alguma, estamos diante de um remix que faz todo o sentido nesta compilação.

7– Marina Lima - Eu Vi O Rei (Radio House Mix) 4´22
Análise: Versão remix igual a versão principal, mas editada para tocar em programas de rádio.

8– Os Paralamas Do Sucesso - Dos Margaritas (Technolgical Radio Mix) 4´27
Análise: Versão remix igual a versão principal, mas editada para tocar em programas de rádio.

9– Leoni - Falando de Amor (New Jack Mix) 4´27
Análise: Remix estiloso muito bom para tocar em programas de rádio, mas bem longe das pistas. A versão New Jack mix tem mais a ver com quem gosta de Soul, Black music e R&B do que qualquer outro ritmo. A galera que curte baile charme adorou! O remix também foi produzido por Leoni e Adriano Dj.

10– Fernanda Abreu - Megamix (Radio Version) 5´05
Análise: Versão remix igual a versão principal, mas editada para tocar em programas de rádio.

11– Daúde - Chove Chuva (Acid Chuva Remix) 4´14
Análise: Versão remix igual a versão principal, mas editada para tocar em programas de rádio. Detalhe: No mercado internacional, o álbum da cantora foi lançado com um remix que se chamava "Acid Rain Mix" que é igual a "Acid Chuva Remix

12–Taciana - Tudo Faz Sentido (Suba Radio Mix) 3´38
Análise: Versão remix igual a versão principal, mas editada para tocar em programas de rádio.
Contracapa 

CD 

A compilação editada em disco vinil registra as seguintes versões:
Capa 

LADO A

1– Marina Lima - Eu Vi O Rei (Meme's In The House 12") 5´55
2– Leoni - Falando de Amor (Love House Mix) 6´16     
3– Daúde - Chove Chuva (Extended Remix) 5´51

LADO B

1– Os Paralamas do Sucesso - Dos Margaritas (Meme's Technolgical 12") 5´16
2– Fernanda Abreu  Megamix (Club Version)  6´39
3– Taciana - Tudo Faz Sentido (Suba Extended Version) 7´19

* Algumas canções incluídas na compilação já foram postadas pelo blog e também foram distribuídas de forma promocional, em singles individuais no formato de Cd e em vinil 12”.

** Alguns remixes também foram lançados comercialmente nos álbuns dos artistas:

Leoni – Leoni (CD edição especial) (1994)
- Leoni - Falando de Amor (Love House Mix) 6´16
- Leoni - Falando de Amor (New Jack mix) 4´24

Taciana - Janela dos Sonhos (1995)
- Tudo Faz Sentido (Suba Radio Mix) 3´38
- Taciana - Tudo Faz Sentido (Suba Extended Version) 7´19

Daúde – Daúde (1999)
- Daúde - Chove Chuva (Acid Chuva Remix) 4´14

sábado, 13 de junho de 2015

Claudio Zoli - Último beijo remix (single promocional - item de colecionador)

Capa

Continuando o trabalho de pesquisa de remixes produzidos no país durante as décadas de 70, 80, 90 e 00, o blog Brasilremixes relembra o single da canção “Último beijo” do cantor Claudio Zoli. No ano de 1988, a cena musical brasileira ainda estava absorvendo os remixes limitados que haviam sido produzidos nos anos anteriores para diversas canções de rock, pop, poprock e MPB. 

Naquela época, a linha musical internacional relacionada ao mainstream, já explorava largamente os beats eletrônicos utilizados no conceito do remix. Devido a grande quantidade de canções desenvolvidas pela galera alternativa, descolada, erudita e tradicional, muitos artistas já apresentavam uma estética sonora voltada para novos caminhos, que haviam sido trilhados pela musicalidade eletrônica. Afinal - dizem os pesquisadores, os principais álbuns do estilo, tanto comerciais como alternativos foram lançados na década de noventa. Logo, podemos perceber um atraso musical e tecnológico em grande parte dos artistas brasileiros, se comparados com os artistas "Top" do circuito internacional. 

Ok, ok, nem todo mundo tinha obrigação de produzir "isso ou aquilo". Porém, quando você se propõem a fazer um trabalho musical e a proposta desse "trabalho" seja influenciada pelos gringos, o resultado deve manter a mesma qualidade apresentada pelo artista original. Quando inventaram a guitarra, uma grande quantidade de artistas brasileiros produziram ótimas canções utilizando a guitarra na concepção musical da melodia. Quando chegou a vez dos brasileiros fazerem canções eletrônicas ou com vibrações eletrônicas dançantes, salve raras exceções, o resultado melódico ficou uma porcaria. 

Em 1988 o estilo musical Freestyle já tinha se tornado uma lembrança do pop dance americano produzido de 1983 a 1987! Entretanto, as danceterias brasileiras mais famosas já tocavam um outro modelo de dance music bem mais festivo e longe de "passinhos coreografados". Apenas como exemplo, na ocasião a música mais pedida nas rádios FMs e no clubs era "Blue Monday remix" da banda New Order!!! Madonna já tinha lançado o single promocional de "Like a prayer" , Information Society mandava bem com "What´s on your mind", Pet Shop Boys ressuscitava Elvis Presley com a famosa "Always on my mind" e o pessoal do Technotronic se preparava para lançar a canção "Pump up the jam" - que se tornaria o megahit de 1989/90, junto com outras tantas canções eletrônicas de alto impacto - de diversos artistas europeus. Portanto, em 1988 o Freestyle era considerado um som pop pra bailinho de quinta categoria! 

É preciso entender que quando alguém se propõem a fazer um remix, ele deve ser um "remix top". Se for uma tentativa de remix não faça, porque além do resultado ficar distante daquilo que o público estiver acompanhando, o remix também vai ser ignorado! 

Detalhe

Não deu outra! O single vinil 12” remix da canção Ultimo Beijo do cantor Claudio Zoli, não apresentou surpresas por uma série de fatores musicais, que vão desde a disponibilidade técnica de produção do Dj ou produtor, o interesse musical do brasileiro, o entendimento musical da gravadora, o entendimento musical do artista entre outros detalhes. A proposta do remix feito pelo Dj Irai Campos era simples e seguia o estilo Freestyle americano, ao qual já comentamos anteriormente. A canção não foi um grande sucesso do artista e o remix se manteve desconhecido e ignorado sem fazer diferença. Valeu pela intenção e quem sabe um novo remix mais dançante no futuro!

Este disco disponibiliza as seguintes versões:

LADO A

1- Último beijo – Radio mix 3´59
2- Último beijo – Álbum mix 3´20

LADO B


* Até o momento não há informação na discografia oficial do cantor Claudio Zoli,  afirmando que o remix tenha sido lançado em Cd.

** Procure no youtube as musicas que foram utilizadas como exemplo nesta resenha e faça suas próprias comparações! 

*** Quando a equipe do Brasilremixes critica um remix, não é pelo fato da produção ter ficado ruim. O problema é que ficou péssimo! É preciso olhar ao redor e ver de que forma o mundo está se movimentando!  Acorda Brasil.......

domingo, 7 de junho de 2015

Biquini Cavadão - Sabor do sol remix (single promocional)

Capa do single

Mesmo que álbum de remixes da banda Biquini Cavadão não tenha convencido o povo do festerê, não significa que tudo está perdido. Pois não há nada que impeça que novos remixes sejam criados. Portanto, a banda continua com seu lugar ao sol no cenário poprock brasileiro. Aliás, falando em lugares e constelações hoje relembramos a música “Sabor do sol” do grupo Biquini Cavadão, que foi lançada oficialmente no álbum Biquini.com.br em 1998, pela gravadora BMG.
Contracapa do single

O CD single da canção Sabor do sol, também foi distribuído promocionalmente em 1998 e registra três versões, sem remixes. Todas foram produzidas por Paul Ralphes com a direção artística de Jorge Davidson. A música Sabor do sol possui uma melodia pop reggae igual a versão original, que é interessante para ser tocada em programas de rádio, mas bem longe das pistas e dos clubes. Entretanto, para a surpresa de todos e para a felicidade dos fãs de remixes brasileiros, se o Cd single não apresentou um remix decente, o álbum da banda “Biquini com.br”, acabou trazendo um ótimo remix para ser tocado nas pistas. A versão remixada se chama Sabor do sol - Tutamix. Ela recebeu boas doses de House music e foi produzida por Tuta Aquino. Sem dúvida um belo remix para ser ouvido bem alto! Recomendamos!!

Em relação ao CD single, não tem nada de mais, pois registra as seguintes versões editadas:

1- Sabor do sol – Promo (version Edit  1) - 3´37
2- Sabor do sol – Promo (version edit  2) - 4´00
3- Sabor do sol – Álbum (version) -  4´16
CD

* Não há informação que este single tenha sido editado em vinil 12”.

** No álbum Biquini.com.br lançado pela banda, também foi incluído um remix para a música Dançar pra não dançar” (Tutamix). As imagens podem ser visualizadas na sequência.
Capa
Encarte
Contracapa

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Luciana Mello - Olha pra mim remix / Prazer e luz remix (single promocional - item de colecionador)

Imagem reprodução

Fazia tempo que a cantora Luciana Mello não aparecia no blog Brasilremixes e já estávamos ficando com saudades. Luciana Mello já lançou no mercado ótimos remixes e possui muita disposição para cantar a música pop dançante, que agita as principais festas pelo Brasil. No álbum “Olha pra mim” lançado em 2002, pela gravadora Universal, foi distribuído um single promo raro editado em vinil 12" branco, com duas canções remixadas. As musicas escolhidas foram: “Olha pra mim – Memê´s Pentohouse in Paris mix” remixada pelo Dj Memê e a canção “Prazer e luz – Domestic House mix” remixada pelo Dj Felipe Venâncio. Apesar do tempo que passou, apesar das raves e das festas ao ar livre, os fãs e a equipe do blog aguardam por novos remixes e novas canções de Luciana Mello.

Este single vinil registra as seguintes faixas:

LADO A
Prazer e luz – Domestic House mix – 5´35

Análise: Com influências da House Music o Dj Felipe Venâncio deu uma boa acelerada na versão original, tornando-a quase um Speed Garage. A letra da canção é bem interessante, mas ficou limitada pelos arranjos e a falta de backing vocals para dar um charme especial a melodia.

LADO B
Olha pra mim – Memê´s Pentohouse in Paris mix – 4´35

Análise: Lady, hear me tonight, cause my feeling….Ops, “Olha pra mim, quero ver que é você, olha pra mim”....Tá bom pessoal brincadeiras à parte, esse remix produzido pelo DJ Memê contém sample da música “Lady (hear me tonight)” da banda francesa Modjo, que por sua vez também utilizou o sample da música “Soup for one” da  banda “Chic”, que fez sucesso na década de setenta. O remix não é tão dançante, porém a proposta da remixagem apresenta riffs de guitarra bem interessantes.


*Para a felicidade dos fãs, as canções também foram editadas como faixa bônus no álbum “Olha pra mim” lançado em CD em 2002.
Capa
Contracapa

* A canção “Olha pra mim – Memê´s Pentohouse in Paris mix”, remixada pelo Dj Memê também foi lançada em Cd single individual e já foi postado pelo blog. Para rever basta clicar aqui!

** Em seguida também podemos ver a imagem ampliada do single remix 12" em vinil branco: