segunda-feira, 21 de março de 2016

Marina Lima - Pierrot / Deixa estar remix (single promocional - item de colecionador)

Imagem do CD

Deixa estar e Pierrot são as musicas da cantora Marina Lima que ganham destaque nessa semana no Blog Brasilremixes. Pra início de conversa, em 1998 a cantora lançou o álbum chamado Pierrot do Brasil. No mesmo ano, um Cd single promocional foi distribuído pela gravadora Polygram (atual Universal), com alguns remixes das canções, somando um total de sete faixas.
Imagem do encarte

As duas canções do single foram concebidas por Marina e pelo saudoso produtor SUBA (morto em 1999). Ambos exploravam o ambiente melódico da MPB e ao mesmo tempo trabalhavam num conceito popular mais contemporâneo. Ou seja, de acordo com as vibrações musicais existentes numa parte do Brasil, que tinha interesse em acompanhar o desenvolvimento musical no mundo, na virada do milênio.

(Início do comentário silencioso)

......... Ahhhhhhhh então, quer dizer que naquela época não se tratava apenas de fazer uma música bonitinha que tava tudo certo. Havia pessoas que não estavam preocupadas com nada, enquanto outras se preocupavam apenas com o sucesso superficial e passageiro.  E no meio disso tudo restava uma pequena parte da sociedade que se preocupava com o desenvolvimento musical.....hmmmmmm interessante.......
(pausa para pensar)
....... Mas a mídia não fala isso de forma explícita?! Será que ela não tem interesse de esclarecer e questionar? Será que a mídia é conivente ao ver a sociedade andar em círculos?
(pausa para pensar)
....... Então quer dizer, que se não houvesse pessoas na sociedade que estivessem preocupadas com o desenvolvimento musical, o Brasil ainda estaria no tempo da viola e da Carmem Miranda no século passado, apenas por ser bonitinho?

- Exato! Não há lugar pra todo mundo, quando todo mundo valoriza o Jeca tatu! Nesse caso, já estaríamos entrando na esfera da escravidão musical sustentada pela conveniência, preguiça, inércia, pobreza educacional, indiferença, pieguice etc)

(Fim do comentário silencioso)

O Cd single promocional registra as seguintes versões:

1 – Pierrot (Love, Love, Love Vocal Edit mix) 4´07
Análise: Esse remix em versão House serve como transição de uma música pra outra no meio do festerê. Não se trata de um remix com início, meio e fim. A impressão que se tem é que o remix está pela metade. Imagine um remix do tamanho de um trilho de trem e você pegasse um pedaço de quatro minutos desse trilho. Pronto! Esse é o remix, ou seja um pedaço. A ideia pode ser interessante, mas o resultado não convenceu. Os arranjos iniciais e a costura melódica feita entre a canção original de Fulgas iniciando em “fade in” e posteriormente costurando a melodia com o remix de “Pierrot” não surtiu o efeito esperado na pista e serve apenas para ouvir o remix sentado na sala de estar. Quem sabe um novo remix mais completo já que a versão editada não teve muita graça. 

2 – Pierrot (Love, Love, Love Acapella) 1´44
Análise: Não é remix, mas apenas a versão Acapella

3 – Pierrot (Álbum version) 5´47
Análise: Versão original

4 – Pierrot (Radio edit) 4´23
Análise: Versão original editada para tocar no radio

5 – Deixa estar (Nude Trip Short mix) 3´48
Análise: O melhor remix do single, numa inspiração genial da galera do Nude com referências cósmicas e quase trancedentais da ambient music. Mas essa versão é para tocar no rádio.

6 – Deixa estar (Nude Trip remix) 4´52
Análise: Ótima versão igual ao remix anterior com mais tempo de duração. Boa pedida pra Lounges e Chill outs! O cantor Moby agradece..........  

7 – Deixa estar (Álbum version) 3´11
Análise: Versão pop igual a versão original.

* Não há registro até o momento, se outro “Cd” single promocional foi lançado com remixes do Dj Marky, Dj Mau Mau e Dj Felipe Venâncio. A informação oficial destaca apenas que os remixes mencionados foram editados em vinil 12”, os quais serão postados em breve pelo Brasilremixes.

** As canções Deixa estar (Nude Trip Short mix) e Pierrot (Love, Love, Love Vocal Edit mix) foram oficialmente lançadas na coletânea "1 Noite e 1/2 remixes", que registra diversos sucessos remixados da cantora Marina Lima. 

*** Existe um outro "suposto" remix produzido pelo Dj Cuca que se chama Deixa estar (Cuca´s mix). Mas até o momento não há confirmação oficial, porém deixamos o link com a versão para que os internautas possam apreciar. Para ouvir basta clicar aqui

quarta-feira, 16 de março de 2016

Smartbiz for Djs volume 1 (Vários - Compilação)

Capa

No Brasil......dos anos 80 haviam alguns remixes perdidos. Nos anos 90 as pessoas acordaram do estado de inércia musical. Na primeira década do novo milênio, as melodias eletrônicas tomaram fôlego e ganharam propulsão para se estabelecerem a pleno vapor no tempo presente. Ao lembrar de uma época em que o poprock se distanciou dos sintetizadores, fazendo com que ambos seguissem seu próprio caminho, destacamos a compilação Smartbiz for Djs volume 1.

É importante esclarecer que a proposta musical das canções apresentadas neste trabalho, abraça um público restrito e acostumado com uma trilha sonora mais tecnológica do que necessariamente o dance comercial. Editado em 2001 pela agência Smartbiz Traxx (atual Smartbiz), o CD duplo contempla artistas consagrados da cena brasileira e uma penca de novos projetos e tentativas de canções eletrônicas, dentro de uma linha melódica pela qual a música contemporânea transitava na virada do novo milênio.
Capa verso 
Encarte 
Contracapa

Quem foi destaque no elenco de artistas apresentados pela coletânea?

Depende do gosto e do desenvolvimento musical do público. A ideia de organizar uma compilação com artistas brasileiros é válida, mas não se trata de uma seleção festiva, pois as canções não são direcionadas para qualquer tipo de festa. O trabalho apresenta texturas musicais interessantes, que giram em torno do House e do Techno. Mas é preciso que o ouvinte tenha personalidade e que esteja acostumado com o ambiente sonoro eletrônico. 

O play list completo registra as seguintes faixas:
CD1

1– Garga / Malim - Snooker       
2– Homohetero - AZ2K   
3– Mimi – Sensibilidade (Smart rmx)
4– Acáci - Energize          
5– Mr. Gil - Grude De Panela     
6– Jac Junio - Radio        
7– Droors - Confused     
8– Erik Caramelo - Rats  
9– Waterfront House - Duelo No Asfalto       
10– Lunatics - Parahyba's Groove (Mau Mau remix)
11– Dev909  - Overdub    
CD 2

1– Waterfront / U.M. - Department       
2– Jeremy - Quazy
3– André Juliani - Jazz Pirata    
4– D-Julio - Borda Isso   
5– Spiceee   Gamb - Loops 04  
6– Renato Cohen -  Freezer      
7– Andréa Gram - Radiografia  
8– Iron Nipples - Mecano           
9– Forma Noise - Donna Sampler       
10– 2Freakz Moogie - Nights

* Não há registro que a compilação tenha sido editada em vinil. 

quinta-feira, 10 de março de 2016

Daniela Mercury - Ilê perola negra (O canto do negro) remix - (single promocional)

Capa

Ninguém pode acusar a cantora Daniela Mercury de ter uma carreira musical enfadonha e rasa. Muito pelo contrário, o problema está relacionado ao público confuso e limitado, que não consegue acompanhar a diversidade musical que o mercado exige e que vários artistas se propõem a fazer, em qualquer estilo.
Contracapa

Em 2000 a cantora lançou o álbum Sol da Liberdade pela gravadora BMG. No mesmo ano foi distribuído um single promocional com dois remixes da canção Ilê perola negra (O canto do negro / Pérola negra). O mesmo single também registra a versão original editada para tocar em programas de rádio e uma versão da música cantada em espanhol para o mercado latino e europeu. 

A melodia é ótima, mas o sucesso acabou ficando restrito em parte do Brasil que estava acostumado com axé music. Portanto, a versão original e o remix da canção não foram um supersucesso nacional. Talvez por ser latina demais, nordestina demais, festiva demais, baiana demais, enfim. O remix produzido pelo Dj Pablo Flores possui diversas referências melódicas, que não deixa ninguém ficar parado ao longo de seus dez minutos de duração. Entretanto, a proposta do remix talvez tenha apresentado muitas informações, o que tornou a versão um tanto confusa para o paladar musical brasileiro limitado. Mas como já dissemos, o conceito de remixes é uma loteria. Existem canções de tudo que não deram em nada e canções do nada que se tornaram tudo! Na música, vence o trabalho que conseguir convencer o maior número de pessoas a seu favor – como se fosse um político.

O Cd single oficial editado no Brasil e no mercado latino possui as seguintes faixas:

1- Ilê perola negra - Edit version 4´33
2- Ilê perola negra - Spanish version 4´02
3- Ilê perola negra - Pablo Flores Club radio edit 4´28
4- Ilê perola negra - Pablo Flores Club mix 10´37

Um outro Cd single promocional foi distribuído na Europa (sem encarte) e possui as seguintes versões:
1- Ilê perla negra - Edit version (versão espanhol)  4´33
2- Ilê perola negra - Pablo Flores Club radio edit 4´28
3- Ilê perola negra - Original version (versão português) 5´51

E aqui podemos ver o Cd single promocional simples lançado no Brasil trazendo apenas duas versões:
Capa
Contracapa
CD

1- Ilê Pérola Negra – Versão original 5´54
2- Ilê Pérola Negra – Versão editada 4´33

* Para a felicidade dos fãs e colecionadores de remixes, a versão “Pablo Flores club mix” foi lançada oficialmente no álbum Sol da liberdade.

** De acordo com administradores da carreira da cantora, até o momento o álbum vendeu mais 800 mil cópias no país.

*** Uma re-edição do trabalho foi especialmente produzida para os países da América Latina, com algumas faixas cantadas em espanhol.

sábado, 5 de março de 2016

Heróis da resistência - Dancing remix (single promocional - Item de colecionador)

Capa

Entre as lembranças da década de 80, encontramos este single promocional de número 21, que foi distribuído pela gravadora WEA/Warner, para emissoras de rádio e para alguns djs, em 1989.
Heróis da resistência imagem reprodução
Banda LUNI imagem reprodução 

O single editado em vinil 12” apresenta um total de três faixas e duas canções. Rap do rei do grupo Luni em versão original e Dancing da banda Heróis da resistência nas versões dance mix e dance radio. A música Rap do rei foi tema de abertura da novela "Que rei sou eu?" exibida em 1989, pela rede Globo de televisão. Para ver as imagens basta clicar aqui!
Ambas as bandas apresentavam uma linha musical voltada para o poprock. Mas foi o grupo Heróis da Resistência, que conquistou o público ao emplacar diversos hits de sucesso naquela período.
Contracapa

A música “Dancing” é cantada em inglês foi produzida por Liminha e remixada pelo Dj Iraí Campos. No que se refere ao remix, os arranjos inicias até ficaram interessantes, mas no decorrer da melodia não há surpresas e a versão não empolgou a galera na pista de dança. Ou seja, a canção não era tão dançante quanto os sucessos internacionais e ao mesmo tempo não era considerada brasileira por ser cantada em inglês. A ideia é valida, mas de forma geral nenhuma das musicas registradas neste single foi um sucesso nacional. Vamos manter a esperança e aguardar por novos remixes no futuro. Como consolo para os fãs, traduzimos de forma livre um trecho da canção Dancing que nos diz:

“....I'll be dancing
All night long
Dancing oh It turn me on
Dancing (all night long)
When I dance I'm not alone....

...Eu vou dançar
Durante toda a noite
A dança vai me deixar ligado
Dançando ( a noite toda )
Quando eu danço eu não estou sozinho....”

O single registra as seguintes faixas:

LADO A
1-  Rap do rei 3´40

LADO B
1-  Dancing versão dance mix  7´06
2-  Dancing versão dance radio 4´29

* A música “Dancing” fez parte da compilação House & Remix nacional que já foi publicada pelo blog. Pra rever basta clicar aqui

** O single nunca foi lançado em CD.