quinta-feira, 30 de junho de 2016

TRAMA promo nacional 2003 - originais e remixes (compilação promocional)

Capa

Para colecionadores e pra quem gosta de remixes, esta compilação promocional é uma das melhores coletâneas distribuídas pela gravadora TRAMA. Estávamos em 2003, seja por modismo ou por amor próprio - para não ficar distante das novidades musicais que sacudiam os países de primeiro mundo - o Brasil incluía os beats eletrônicos em sua babilônia sonora. Afinal, segundo antropólogos, quando o país foi descoberto/invadido pelos portugueses o planeta já estava na metade do desenvolvimento. Portanto, não há sentido em voltar no tempo, apenas para passar por uma experiência musical daqueles que acreditam que devem recomeçar do zero! Não há tempo de voltar atrás. Segue o barco adiante. Tá confuso? Então se era para permanecer no passado você nem deveria ter nascido nesse período! Lamento!

A compilação TRAMA PROMO NACIONAL 2003 trouxe um total de 21 canções. Entre elas, estão 12 remixes com a estética melódica comercial que agitava o povo nos melhores clubes e festas espalhadas por alguns lugares no Brasil. Entretanto, também não podemos ignorar que naquele momento o Psy Trance, o Trance, o Hard Trance e o Trance progressivo arrastavam multidões para as raves.

A coleção de músicas do Cd promocional da TRAMA apresentou remixes oficiais dos artistas: Claudio Zoli, Fernanda  Porto, Elis Regina e Tom Jobim, Patricia Marx, Jair Oliveira, Technozoide, Silvera, entre outros. Porém, mesmo diante de todo esse momento eletrônico, uma grande parte do Brasil era lento em absorver as novas concepções musicais.  Aliando isso a péssima distribuição logística de informações, mais a vontade limitada em se desenvolver, o resultado fez com que o processo "de modernidade" no país, não fosse tão rápido quanto se possa imaginar.

Muitos falam que viveram grandes emoções na esfera musical eletrônica, é verdade! Entretanto, Não foi bem assim com todas as pessoas. Tinha gente que dormia e sonhava com a estética moderna, mas na prática, acordava e seguia em meio a uma vida social insonsa.

As versões originais apresentadas na compilação são iguais as versões originalmente lançadas nos respectivos álbuns de cada artista. Quanto aos remixes a coletânea apresenta versões que vão desde R´n´B, Black music, Pop, Bossa, Eurodance, Drum´n bass e French house. Todas as canções são ótimas para serem tocadas no rádio. Pra quem gosta de dançar, os melhores remixes são: Patricia Marx – Nova Dimensão (Space Remix), Wilson Simoninha – Mais um lamento (Mad Zoo & Patife session mix radio edit) e Elis Regina e Tom Jobim – Só tinha que ser com você (Mad Zoo Classics sessions). 

Lembramos também que o Cd promocional serve para quem não conseguiu receber os singles promocionais individuais de cada cantor. Ou seja, a seleção seria a chance de algumas rádios obterem na repescagem, as musicas de trabalho da gravadora.
A compilação possui as seguintes faixas:

1- Claudio Zoli – Flor do Futuro (Smooth r´n´b remix ) 4´29
2- Claudio Zoli – Flor do Futuro (Smooth SLS remix ) 3´43
3- Claudio Zoli – Flor do Futuro (Cyber break remix ) 4´06
4- Claudio Zoli – Flor do Futuro (Original radio edit ) 3´47

5- Fernanda Porto – Tudo de bom (original radio edit) 2´27
6- Fernanda Porto – Tudo de bom (Rhytm´n´bossa remix) 3´34

7- Max de Castro – Sonho de verão (Angela´s radio edit) 3´31
8- Max de Castro – Sonho de verão (Original radio edit) 4´38
9- Max de Castro – Os óculos escuros da cartola (Original radio edit) 4´14

10- Wilson Simoninha – Essência (Original Version) 2´21
11- Wilson Simoninha – Mais um lamento (Mad Zoo & Patife session mix radio edit) 4´35

12- Patricia Marx – Nova Dimensão (Space Remix) 4´04
13- Patricia Marx – Nova Dimensão (Original radio edit) 3´44

14- Silvera – Vem ficar comigo (Party remix) 3´51
15- Silvera – Vem ficar comigo (Original radio edit) 3´26

16- Technozoide feat. NANNI – Air love the sun (Mad Zoo Nu House remix radio edit) 3´17
17- DJ Marcelinho – Não entendo (Original radio edit) 3´29
18- Pedro Mariano – De repente (Daniel Carlomagno DJC) 3´25
19- Elis Regina e Tom Jobim – Só tinha que ser com você (Mad Zoo Classics sessions) 3´44

20- Jair Oliveira - Todas as Letras (sou teu nego) (Dj Marcelinho remix) 3´49
21- Jair Oliveira – Falso Amor (Original radio Edit) 3´05

* Até o momento não há informação que a coletânea tenha sido lançada em vinil.

**Alguns remixes que fazem parte da compilação promocional foram lançados comercialmente na coletânea TRANSAMÉRICA REMIX, edição de número 42 da revista da rádio Transamérica.

sábado, 25 de junho de 2016

Garotos da rua - Tô de saco cheio remix (Single promocional - item de colecionador)

Capa

Hoje a equipe do blog se lembrou  de uma época em que o rock se confundia com a música pop. Por isso, apresentamos o single promocional da banda Garotos da rua. Lançado em 1986 pela gravadora RCA/Victor, o disco registra três canções : Tô de saco cheio – original, Tô de saco cheio -  remix e Me leve embora. Também informamos que este single não é representativo pro pessoal que gosta de dance e de música eletrônica, pois a canção está voltada pra galera que curte rock n´roll.
Contracapa

A letra da música de conteúdo adolescente/familiar é interessante e ao mesmo tempo provocativa, mas o remix não apresenta novidades. Apenas mantém as bases originais da canção com destaque nas partes instrumentais. Algo bem típico dos remixes produzidos na década de 80 e que atendiam o seguimento roqueiro brasileiro. Analisando o produto, percebemos que não há créditos para a produção do remix. A situação indica que a remixagem da melodia pode ter sido realizada pelo próprio produtor da gravação, para atender uma demanda de mercado sem que houvesse o comprometimento da gravadora e da banda com a estética dançante, que sacode o povo na pista dos clubes. Vale pelo registro.

O disco apresenta as seguintes canções:

LADO A
1-Tô de saco cheio - remix 5´30

LADO B
1- Me leva embora 3´05
2- Tô se são Cheio original 3´28

Até o momento não há registro que o remix tenha sido editado em CD. 

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Cidade Negra - A cor do sol remix (single promocional - Item de colecionador)

Capa

Essa é a típica postagem musical que pouquíssimas pessoas conhecem e somente a natureza saberia explicar como ela foi parar nas mãos da equipe do Brasilremixes. Ligeiramente fora da pista de dança, mas não menos interessante, hoje lembramos o Cd single remix da canção A cor do sol da banda Cidade Negra. Editado pela gravadora SONY, o single que virou artigo raro de colecionador, foi distribuído como item para promover a compilação Hits/Dubs, que reunia diversos sucessos do grupo.
Encarte 01
Encarte 02 

Tanto a compilação quanto o single foram lançados em 1999/2000. A canção apresenta uma estética melódica voltada para o estilo pop/reggae/dub/raggamuffin/dancehall que representa muito bem a sonoridade característica da banda. O remix é levemente dançante e ótimo para ser tocado em programas de rádio. A versão foi produzida por Paul Ralphes, mas infelizmente, a proposta do remix não possui a sedução da pista de dança nos clubes. Porém, não há nada que impeça que novos remixes possam ser produzidos no futuro. Vale pelo registro.
Contracapa 

Cadê o remix?

Apesar da música "A cor do Sol" ilustrar o Cd single que promovia o álbum duplo da banda, em seus 15 anos de carreira; por incrível que possa parecer (???), o remix não foi incluído na compilação oficial. Restando apenas a versão original para consolo dos fãs.

O single possui as seguintes versões:

1 – A cor do Sol – Versão álbum 4´34
2 – A cor do Sol – Paul´s Rock Steady mix 4´25
CD 

* Não há registro que o single tenha sido editado em vinil.

**Na imagem seguinte podemos ver a capa do álbum duplo com vários sucessos do grupo, mas sem a versão remix. 

terça-feira, 7 de junho de 2016

TRASHMIX - Parte 2

Nem todos os remixes brasileiros que foram lançados ou distribuídos ao longo dos últimos 30 anos no país, serão postados pelo blog de forma individual. Entretanto, realizamos um mutirão para reunir imagens, que marcam o registro desses trabalhos. Para evitar especulações, a equipe do blog fez uma lista de razões, justificando a não postagem individual dos remixes:

- Remixagem fraca e de qualidade simplória,
ou
- A proposta musical não convenceu,
ou
- Artistas desconhecidos do grande público,
ou
- Conceito melódico confuso, cafona e brega,
ou
- Falta de comprometimento do artista e da gravadora,
ou
- Canções religiosas na pista de dança não vale,
ou
- Remix excessivamente interiorano/bairrista,
ou
- Boybands ou cantores passageiros/modismos e oportunistas
ou
- Público consumidor apático.

A lista é variada e será dividida em diversas partes. Na postagem de hoje trouxemos mais alguns projetos de remixes ou quase isso:

Tiazinha – Faz a festa (Cd álbum)
Sony music
Ano 1999
Capa
Contracapa

Elba Ramalho – Boca do balão remix (single promocional)
Polygram
Ano 1986
Capa
Contracapa
Boca do balão remixado por DJ Grego

Luiz Caldas – Tieta remix (single promocional)
Polygram
Ano 1989
Capa
Contracapa

Tieta remixada pelo Dj Memê

Sidney Magal remixes (Cd compilação)
Paradoxx music
Ano 1998
Capa
Contracapa

Grupo remix samba – Em busca do prazer (Álbum)
BMG Ariola
Ano 1995
Capa

Aqui o problema foi que alguém se apropriou do termo “remix” para juntar a palavra ao nome do grupo. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra! Fuja! (risos)

Flippinho  – Tilt “A banda eletrônica” (single promocional)
Polygram
Ano 1983
Capa

Nesse caso, alguém utilizou a frase “A banda eletrônica” para ilustrar a capa de um disco de uma banda de rock. Não se engane, aqui não tem nada de dance ou eletrônico. Pode abandonar!  

Angélica – Vou de taxi remix (single promocional)
CBS/SONY
1988
Remixado pelo produtor Mazzola