domingo, 22 de dezembro de 2013

Vanessa da Mata – Ai Ai Ai... remixes (single promocional e single comercial)

Capa - single comercial

Hoje trazemos um dos singles mais deliciosos e mais aguardados dos últimos meses. É o remix oficial da música Ai Ai Ai... da cantora Vanessa da Mata. A melodia sacudiu playlists de djs no Brasil inteiro, fazendo literalmente com que o povo se jogasse na pista até o amanhecer. Além de alcançar muito sucesso em programas de rádio, a canção foi responsável por elevar a carreira musical da cantora e por apresentar ao Brasil o trabalho de um novo produtor e remixer conhecido pelo nome de Deep Lick!

Vanessa da Mata é cantora e compositora. Nasceu no estado de Mato Grosso e seu estilo musical está voltado para a música pop, Mpb e R&B. A letra da canção é jovem, dinâmica e suavemente libidinosa, dispensando comentários. A versão original de Ai Ai, Ai...,  apareceu no álbum “Essa boneca tem manual” lançado pela cantora em 2004. Porém, somente em 2006 a música Ai Ai Ai.... estourou nas rádios e danceterias, devido ao remix produzido pelo DJ e produtor Deep Lick.

Aqui estão o single comercial e o single promocional lançados em vinil 12" com as seguintes explicações:
Contracapa - single comercial 

O single comercial foi produzido na Itália pela Planet records e distribuído na Europa com a versão original, um remix  para programas de rádio e um remix para os clubes:

1 – Ai, Ai, Ai,... – Deep Lick Club Remix 8´41
Análise: Os arranjos iniciais do remix com influências da house music são tímidos, mas progressivos para garantir a mixagem da canção com outras melodias sem perder o pique no dance floor. De fato, a música começa a ser cantada aos 2m e 57s e chega ao ápice com o irresistível “Ai, Ai, Ai,.......” que a galera gosta de cantar bem alto como se participasse da canção. Em seguida temos uma paradinha para tomar fôlego e a continuação do festerê, até o delinear do bassline final. O charme do remix foi a adição de um sample “orquestrado” da disco music e um pouco de percussão livre que acompanham  algumas partes da melodia.

2 – Ai, Ai, Ai,... – Original Mix 4´13
Análise: Versão original igual a versão apresentada no álbum.

3 – Ai, Ai, Ai,... – Deep Lick Radio Edit 3´49
Análise: Versão igual ao remix principal, mas editado para tocar em programas de rádio.

O single promocional foi distribuído no Brasil pela SONY/BMG contendo três versões:

LADO A
1 – Ai, Ai, Ai,... – Beatmasters na estrada Mix 5´15
Análise: Remix mais suave e suingado, mas não tem nenhuma ligação com os produtores europeus do The Beatmasters.

2 – Ai, Ai, Ai,... – Apavoramento Mix 7´07
Análise: Um remix dançante bem modesto se comparado ao remix principal feito pelo DJ Deep Lick. Diria que se trata de um remix diferente, mais harmônico que explora a ambiência sonora proporcionada pela voz da cantora, com a adição de riffs de bateria eletrônica simples.

LADO B
1 – Ai, Ai, Ai,... – EP Lick Club Remix 8´41
Análise: Remix igual a versão Deep Lick Club Remix

Na sequência você pode ver a imagem do Cd single promocional distribuído no Brasil, pela gravadora Sony, que traz mais remixes (total de seis versões) que o single comercial e o single editado em vinil 12".
Capa 
Detalhe do encarte e CD


1 - Ai, Ai, Ai,... - Beatmasters na estrada Mix 5´15
2 - Ai, Ai, Ai,... - Beatmasters na estrada Edit Mix 3´36
3 - Ai, Ai, Ai,... - Apavoramento Mix 7´07
4 - Ai, Ai, Ai,... - EP Lick Club Remix 8´41
5 - Ai, Ai, Ai,... - Deep Lick Radio radio Remix Edit 5´30
6 - Ai, Ai, Ai,... - Miami Electro Mix 3´59

* Agradecimento especial ao leitor Anderson S. Vieira,  que gentilmente forneceu as imagens do single promocional editado no Brasil pela gravadora Sony. 

** Ainda é possível comprar os remixes em sites que comercializam músicas em formato digital.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Capital Inicial - Kamikase remix (single promocional raro - item de colecionador)

Capa

Para a surpresa de muitos leitores, fãs e colecionadores, orgulhosamente apresentamos o single remix da canção “Kamikase” da banda Capital Inicial. Este single vinil 12” foi divulgado promocionalmente em 1992 pela gravadora BMG-Ariola, para promover o álbum “Eletricidade” que havia sido lançado no ano anterior.
 
Contracapa

Não há registro impresso na contracapa do disco destacando o nome do produtor do remix. Sabemos que a canção foi produzida e mixada por José Almeida e Paulo Farah, mas não significa que os mesmos tenham remixado a canção, pois nem sempre quem produz a música faz o remix!

Basicamente a versão é uma mistura de rock com samples de melodias eletrônicas e bateria industrial que lembram 2 Limited e Depeche Mode em início de carreira. Enfim, um verdadeiro “technorock” com guitarras pesadas e muita atitude. Porém, se o objetivo do remix era agitar a pista de dança, esqueça! O resultado vai decepcionar. Por outro lado, a canção é perfeita para animar festas alternativas promovidas por clubes como o lendário Madame Satã, em São Paulo.

Este single traz a versão "remix" e "remix dance" que praticamente são iguais:

LADO A:
1- Kamikase – Remix  3´21

LADO B:
1- Kamikase - Remix dance 4´21

* Agradecimento especial ao DJ Cleberson Ribeiro por ter gentilmente fornecido as imagens do single que faz parte de sua coleção, para informar e ilustrar a postagem de hoje. Aliás, em breve outros singles desconhecidos do público também serão postados pelo blog.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Ritchie - A mulher invisível remix (single promocional - Item de colecionador)

 Capa

O  single vinil 12” promocional da canção “A mulher invisível re-mix versão longa” do cantor Ritchie, trazia o seguinte texto em sua contracapa:
 
“Já um grande sucesso em todo o Brasil, “A mulher invisível” chega agora em sua versão longa, um mix exclusivo para emissoras de rádio e danceterias (este disco não será colocado à venda). A canção faz parte do novo LP de Ritchie ....E a vida continua...e é uma prova do talento e da inovação do roqueiro que conquistou todo o Brasil. “

Explicação:

A música “A mulher invisível” foi incluída no segundo disco do cantor chamado “E a vida continua...”, o qual, era aguardado com muita expectativa por fãs e pelo público, após o estrondoso sucesso de seu LP anterior que trouxe o mega hit “Menina Veneno, entre outras canções de grande êxito do artista. A letra da canção traz a história clássica da mulher fatal e absoluta que povoa grande parte dos sonhos eróticos masculinos. A versão remix da música é muito interessante para ser ouvida em programas de rádio ou em longas viagens de carro, mas no contexto geral, a melodia não funciona na pista de dança por ser considerada muito “calma”. Visto que, a danceteria exige mais adrenalina e mais festerê.
 
Detalhe da capa

Na época de lançamento em 1984, foi uma novidade interessante no cenário pop rock brasileiro. Porém, lembramos que o estilo musical adotado pelo cantor Ritchie, esta mais voltado para música pop do que para o rock n roll!.
Contracapa

Este single possui apenas uma  canção:

LADO A

 
1- A mulher invisível - Versão longa  6´10

LADO B

1- A mulher invisível - Versão longa 6´10

* Na prática não se trata de um remix, mas apenas uma versão mais alongada da canção.

 ** Como aparece no texto em negrito que foi impresso no verso da capa do disco, infelizmente o (re-mix versão longa) não foi comercializado. O que de certa forma torna este single vinil um objeto raro e cobiçado por vários colecionadores de remixes e fãs do artista. 

*** Este disco vinil 12" não foi lançado em CD single.

**** Agradecimento ao dj Renato por ter fornecido as imagens para ilustrar a postagem de hoje!     

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Kiko Zambianchi - KZ (álbum + remixes)


Capa 

Após o cantor Lulu Santos fazer muito sucesso em 1995, depois de ter lançado o ótimo álbum de remixes “Eu e memê, Memê e eu”, diversos artistas brasileiros também aproveitaram o momento “dance popular brazuca”. Entre eles, destacamos o cantor e compositor Kiko Zambianchi, que apresentou em 1997 o álbum “KZ, pela gravadora Warner Music. Entretanto avisamos que não se trata de um álbum dançante, mas de um trabalho que apresenta musicas novas, regravações e alguns remixes.


Encarte 1

O álbum em si, quase passou despercebido no cenário musical brasileiro.  Aliás, também pudera!!! Com algumas exceções, o resultado ficou confuso e insatisfatório!  Pra começar, mesmo conhecendo a capacidade artística do cantor, o álbum beira a obviedade e acaba se diluindo em melodias enfadonhas e sem graça. O remix da canção “Jóia” produzido pelo DJ Mau Mau, além de ficar repetitivo, possui arranjos iniciais de sintetizador insuportavelmente chatos! A concepção de arte do álbum perdeu-se  entre o moderno e o retrô, com imagens mal produzidas que apresentam o cantor fazendo pose de mágico do tipo “Shazam” e com cara de fantasma de óculos escuros!! Quanto aos remixes das outras canções, o resultado é fraco, servindo apenas para tocar em programas de rádio bem longe dos clubes! Resta aos fãs aguardar por novos remixes mais vibrantes! Quem sabe, um dia......
Encarte 2

O álbum apresenta as seguintes faixas:

1 Só Uma
2 Noite de Luz
3 Palco
4 Você Me Atrai
5 Jóia
6 Manifesto
7 Flor de La Noche
8 Quadro Vivo
9 Centro do Universo
10 Choque
11 Eu Te Amo Você

+ remixes

12- Jóia - Remix 6´07 (produzido pelo Dj Mau Mau)
13- Primeiros Erros (Chove) - Remix 3´57(produzido por Maurício Monteiro)
14- Rolam as Pedras - Remix 3´52(produzido por  Maurício Monteiro)
15- Eu Te Amo Você - Remix 3´00 (produzido por  Maurício Monteiro)
16- Choque - Remix 4´42 (produzido por Maurício Monteiro)
17- Primeiros Erros - Remix 4´0 (produzido pelo Dj Cuca)
CD

Na sequência você pode ver a imagem do Cd single remix promocional da canção “Primeiros Erros”, também editado em 1997. 
1-     Primeiros erros remix by Maurício Monteiro 
2-     Primeiros erros remix by DJ Cuca

*Até o momento não há registro que o álbum tenha sido lançado em vinil