sábado, 2 de abril de 2011

Ponte Aérea - Dancin´ Days 89 (single 12" - item de colecionador)

Capa
Para início de conversa foi um privilégio se divertir ao som de Dancin´Days 89. Aliás, este single editado em vinil 12” é um artigo raro na cena musical brasileira, na concepção de dance music.  Sem duvida, trata-se de uma época de ouro para os amantes das festas, dos clubes e das luzes estroboscópicas. Seja na linha dance, no pop, no rock ou em outros gêneros musicais eletrônicos, ninguém pode se queixar. Era um período em que a galera do dance floor se esbaldava ao som do mega sucesso “Blue Monday” do New Order. O Depeche Mode conquistava a América com sua “Strange Love” gravada ao vivo numa turnê com a participação de mais de 600 mil espectadores. Bomb the Bass, agitava a moçada do rap e hip hop levando as colagens e sobreposições musicais ao extremo no álbum “Into to the Dragon” com o hit  “Beat This”. A Europa fervia com muita Acid House e o famoso verão do amor (88/89) e parte do Brasil caía na farra ao som de Dancin Days´89, do projeto Ponte Aérea. O assunto musical nessa época é vasto e nem vou mencionar outros sucessos musicais nacionais e internacionais que agitavam a moçada, para a postagem não ficar muito longa.
Bastidores: Dj Memê e Dj Iraí Campos na produção do remix
(imagem reprodução)

A regravação da canção “Dancin´Days” feita pelo Ponte Aérea é fantástica e deliciosamente eufórica, pois representa uma parte de toda a criatividade e tecnologia disponível por alguns músicos e Djs, naquele período no Brasil. Não há o que tirar ou colocar nesta versão. Não há bateria exagerada ou sintetizador faltando. O clima festivo da canção predomina do início ao fim. Seguramente, a música Dancin´days foi ápice dançante na cena club musical brasileira na quela época! Sorte de quem aproveitou.. ...Gravadora EMI-Odeon, 1989. 

Verso
O projeto Ponte Aérea era o nome artístico utilizado pelos djs Memê e Iraí Campos. Porém, o nome de ambos não foi creditado no álbum. Especula-se que seja por 3 motivos:
A) Ou foi erro gráfico;
C) Ou a gravadora (empresa) não permitiu colocar por não achar necessário.
B) Ou sob o ponto de vista estratégico os nomes foram preservados. Tipo assim: Não vamos colocar os créditos porque não sabemos efetivamente no que vai dar. Se for sucesso mostramos a cara. Mas se for um fracasso ninguém vai assumir a culpa e ninguém vai ficar sabendo quem foi!
Isso acontece para preservar o nome das pessoas envolvidas para – num caso negativo  – não prejudicá-las para não ficarem “marcadas” no meio musical.  Afinal, como as musicas também são um produto, se houver uma canção ruim, não significa que todo o trabalho artístico e musical de determinada pessoa seja considerado ruim. E vice-versa.
Partindo do princípio de que ambos realmente tenham produzido essa nova versão, tanto Iraí Campos quanto Dj Memê, também foram os responsáveis pela produção de outro single de remixes. Dessa vez, a música escolhida foi “Romance Ideal” (que já foi postada pelo blog). Alguns anos após essa postagem ter sido feita, o Dj Memê se manisfestou nos cometários sobre a não inclusão dos nomes dos Djs na produção feita pelo projeto Ponte Aérea. Para ler, basta ir até a seção de comentários ao final da página. 

Lado A – Dancin´ Days  89 (Club Mix) 8:26

Análise: Remix ao estilo house com influência da acid house e pitadas da disco music. Essa versão tem direito a colagens musicais, efeitos eletrônicos, gritos e vozes sobrepostas que garantiram e ainda garantem 8 minutos e 26 segundos de pura festa nas pistas de dança! Defendo que todo o Dj brasileiro que se preze deveria ter este single remix em seu case ou pelo menos a gravação digital desta música que, por enquanto, está fora de catálogo. (Entende-se que por essa situação paira um dos motivos da pirataria na internet; ou seja, músicas fora do catálago para compra. Logo, quem não tem cão, caça com gato! E viva a pirataria, sinto muito se algumas gravadoras estão atrasadas!).
Além de todo o contexto histórico da composição feita por Nelson Motta em parceria com Ruban, a música foi gravada originalmente em 1977 pelas Frenéticas no auge da disco music. Sob vários aspectos, este single remix em vinil é um artigo sumaríssimo no contexto musical brasileiro. Ainda mais se for um vinil de remixes 12'' comercializado na ocasião especialmente para atender tanto ao público quanto aos Djs.
Após um longo período de pesquisa e informações desencontradas se percebe que este vinil 12” remix (com música brasileira dançante) talvez tenha sido uma das poucas canções comercializadas em lojas de discos no Brasil nesse formato. Houve a comercialização de single remix em CD, mas em vinil 12” remix é raro. Na década de 80 o cantor Gilberto Gil lançou o single remix da música “Pessoa nefasta”, mas era promocional e não foi oficialmente comercializado.  Caetano Veloso inovou  e lançou um single remix da música “Sozinho”, mas foi editado apenas em CD e não em vinil (até o momento não há registro). Lulu Santos lançou o single vinil 12” remixes para a música “Assim caminha a humanidade”, porém o single foi editado apenas para promover a música junto a alguns djs e emissoras de rádio e não para ser vendido normalmente nas lojas musicais. Então, entre outros exemplos, por enquanto, o single da música Dancin´ Days,  se trata de um single 12" remix histórico na musicalidade brasileira!





















Lado B1 – Dancin´ Days 89 (radio edit) 5:37

Análise: Este remix é igual a versão Club Mix, porém com menor tempo (editada).

Lado B2 - Dancin´ Days 89 (Acapella Dub) 5:05

Análise: Prezado leitor, você sabe que a palavra “Dub” não se refere, necessariamente, ao “DUB jamaicano”, mas é como se fosse uma versão instrumental, apenas.
No ambiente musical a expressão “A capella” ou “capella você também já sabe que se trata de uma música  cantada sem o acompanhamento de instrumentos musicais (apenas a voz). Porém, no caso deste remix a ausência de acompanhamento musical não é, necessariamente, uma regra! Porque algumas versões musicais remixadas chamadas de “acapella” possuem um  discreto acompanhamento musical de um piano ou um chocalho, ou ainda, as palmas das mãos, o estalar dos dedos, o tilintar de sinos e strings ou uma linha de baixo sintetizado tudo muito sutil e relaxante. Apenas para ser apreciado! Entendeu!?
Não confunda versão acapella com versão musical feita pelo coral religioso. Uma coisa não tem nada a ver com a outra!
E esse remix possui os dois entendimentos; Isto é, a canção é levemente cantada (acapella) e levemente acompanhada por alguns beats musicais, apenas. Por isso o nome do remix ser chamado de “acapella Dub”!





















Lado B3 – Dancin´ Days 89 ( Bonus Dj) 0:54

Análise: São apenas frases soltas e colagens musicais utilizadas na produção do remix principal (club mix). Essas frases também são chamadas em inglês de “spoken words” e entram nos efeitos sonoros de apoio chamados de “tools”. Isto é, são ferramentas no formato de frases utilizadas por musicos,  produtores e Djs para criar ou adicionar efeitos sonoros nas melodias!!!! Inclusive, essas frases também podem ser utilizadas com moderação pelos djs em outras canções, livremente!. Neste single, as frases e gritos de festa que aparecem são os seguintes: 

- Dance bem, dance mal (ah ah ah ah ah ah aaieee!)

- Dance bem, dance até  (tu-quiti-tu tu-quiti-tu tu tu (scratch)

- Dance bem, dance mal  (can you feeeeeeleeeet!!!!!!)

- Dance bem, dance até  (he he he he he he he he hey DJ!)

- Dance bem, dance mal  (brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr Let´s go!)

Dance bem, dance até (oooooooooooooooooo radio body.........) essa parte mistura com o efeito do som de um avião decolando. Por isso que na capa do disco tem a imagem de um avião! Entendeu a brincadeira!!!!!!!? Tudo se conecta, não se trata apenas de fazer um som para se divertir! Tudo tem um motivo!

* Não há registro que este single tenha sido lançado em CD.

5 comentários:

  1. WOw!!!!!!!!!!!!!!!
    IT´S VERY GOOOOOOOD!!!!!!
    Obrigadooooooooooooooo.....

    ResponderExcluir
  2. Tente aqui: http://flashinmix.blogspot.com.br/2012/04/dancin-days-ponte-aerea.html

    ResponderExcluir
  3. Agradeço imensamento suas palavras e aproveito para retificar a sua teoria sobre os nossos nomes na capa, pois a especulação em 3 chutes não está correta :

    Nao quisemos e nem precisavamos colocar nossos nomes, e a gravadora nos concedeu isso.

    A idéia era criar o pseudônimo 'PONTE AEREA' que, como voce vê hoje, nunca foi esquecido e deu super certo, e logo após revelamos a todos no boca-a-boca que fomos nós que o fizemos. Repetindo, todos sabem.

    Aproveito para corrigir mais uma vez o engano de chamar essa track de Remix. Isso é uma REGRAVAÇÃO...um COVER...chame como quiser. Nao é um remix pois não ha nenhum elemento da gravacao original ali, que por sua vez pertence a gravadora WEA.

    A gravação do PONTE AEREA contem 1 Frenética original para engrossar o caldo, a Dudu Moraes, e o resto do coro foi composto por cantoras profissionais de estudio. (Jussara, Jurema, etc)

    O resto...ja se sabe ;-)

    abs
    Meme

    ResponderExcluir