Capa
Infelizmente não existem muitas referências ou informações a respeito da banda “Cheque Especial”. O que podemos afirmar é que o grupo carioca fez bastante sucesso na década de 80 com o hit “Pronta pra estudar”. Aliás, esta canção foi distribuída promocionalmente em 1985 no formato de single vinil 12 remix”, pela gravadora Top Tape. A música também foi incluída no disco chamado “Débora” que foi o único álbum oficial lançado pela banda. O grupo “Cheque especial” era composto por Aníbal Rosas, Paulinho Meira, Dudu Castro, Lory César e Eduardo Helborn.
Contracapa
Apesar do conteúdo moralista presente na letra da canção, que criticava garotas de vida fácil que só queriam fazer festa sem se preocupar com os estudos e com o futuro, podemos afirmar que no quesito melódico a música funcionava muito bem no dancefloor ao manter o clima festivo e mesclar os timbres de synth pop com o espírito roqueiro predominante naquele período. Críticos mais entusiastas, argumentam que a melodia da canção está incluída entre as musicas brasileiras de poprock mais empolgantes que foram produzidas na década de 80.
Em relação ao remix, a base melódica da canção foi mantida igual a original, que vai ao encontro da maioria dos remixes brasileiros produzidos na época. Também foram adicionados alguns efeitos eletrônicos simplórios e algumas passagens melódicas instrumentais, produzidas de acordo com o conhecimento musical tecnológico disponível naquele momento.
Relembrando a definição de “Synth pop”, diríamos que é um conceito em que os teclados e sintetizadores são os instrumentos musicais dominantes na canção, mas seguem o mesmo ritmo e possuem a mesma performance de uma "banda" comum de rock ou pop.
Este single apresenta as seguintes canções:
01- Pronta pra estudar remix 4´23
Lado B
01- Pronta pra estudar original 3´55
* Nos anos oitenta, alguns roqueiros “xiitas” e culturalmente “fundamentalistas”, tinham ódio e desprezavam musicas iguais ao single porque consideravam uma afronta ao rock n´ roll - até então glorificado como o exemplo máximo da música mundial. Em contrapartida, o rock também era visto como um ritmo barulhento e sem graça pelos amantes das festas. Logo, a rivalidade entre as tribos que defendiam estilos musicais diferentes era recíproca. Um criticava e menosprezava o outro.
** Não há registro que esta canção tenha sido editada em CD single, como também não há créditos sobre o(s) produtor(s) do remix.
*** Com sorte, ainda é possível comprar este item em sebos e lojas que vendem discos usados pelo Brasil.
**** Agradecimento especial ao Dj Andrezinho por ter fornecido gentilmente as imagens do disco para postagem de hoje.
Essa letra era uma pérola!
ResponderExcluirMúsica maravilhosa
ResponderExcluir