Existem algumas informações sobre cantores, cantoras e bandas brasileiras que os internautas só encontram no Blog Brasilremixes. O trabalho de hoje é um exemplo disso. Em 1999 o cantor, compositor e produtor Maurício Manieri divulgou promocionalmente um Cd single oficial de remixes para a música “Bem querer”, que também fazia parte do ótimo álbum chamado “A noite inteira”. Vendendo mais de 500 mil cópias, o álbum de estréia do artista pegou carona na música pop comercial e chegou ao mercado em 1998 pela gravadora Abril Music.No ano seguinte, foram produzidos três singles promocionais com remixes das canções "Bem querer e Minha menina".
Contracapa
Além do remix da canção Bem querer, os singles trouxeram uma surpresa para fãs do cantor. Ou seja, devido ao enorme sucesso alcançado pela música “Minha menina”, os fãs foram presenteados com um remix "escondido" pra canção.
Além do remix da canção Bem querer, os singles trouxeram uma surpresa para fãs do cantor. Ou seja, devido ao enorme sucesso alcançado pela música “Minha menina”, os fãs foram presenteados com um remix "escondido" pra canção.
-
Remix escondido? Como assim?
Um
remix escondido é uma gíria popular para definir um remix “inesperado”, “um remix sem divulgação” ou um “remix caroneiro”.
-
Remix caroneiro? Não entendi!?
Remix
caroneiro é outra gíria popular para definir uma música de apoio, que não é a
música principal de trabalho na divulgação do single remix. No exemplo de Mauricio
Manieri, a chamada principal dos remixes do Cd foi feita para promover a canção “Bem
querer”. Pois a música “Minha menina” já tinha feito sucesso satisfatório no
passado.
- Porque as gravadoras fazem isso?
Simples!
Jogada de marketing. No meio de tantos artistas e tantas canções nacionais e
internacionais, a concorrência é grande e a população inocente – não
percebe - que é catequizada, para pedir
sempre as mesmas canções, dos mesmos artistas. Dessa forma, para evitar o mimimi, o departamento de marketing da gravadora, distribui uma nova canção de
forma promocional. Esse produto, tem o objetivo de relembrar aos radialistas,
djs e o público, que determinado artista está lançando uma nova melodia. Simples!
Os
remixes CD1, CD2 e CD3
No Cd promocional que o blog vai chamar de CD1, foram disponibilizadas apenas as canções Bem querer, em (versão original) e Minha menina, na versão (G-Vô extended mix). O remix foi produzido por Paulo Jeveaux (leia-se Paulo G-Vô). A versão é um pouco mais empolgante que a melodia original, porém o remix não chegou a convencer a galera tanto quanto deveria. Vale pelo registro.
Cd Single 1 - remix editado sem encarte
1- Bem querer - Versão original 3´59
2- Minha menina - G-Vô Extended mix 6´09
No Cd promocional que o blog vai chamar de Cd2, poderíamos dizer que, originalmente, a canção “Bem querer” possui uma vibração romântica com uma levada de Black Music e muito Soul (Versão original e Balada mix). Os outros dois remixes (Dance mix e Extended Version) são remixes comerciais e possuem uma estética que remete as festas em clima do anos 70 - com altas doses de Funk à
1- Bem querer – Dance mix 3´58
2- Bem querer – Extended version 5´33
3- Bem querer – Balada mix 4´08
4- Bem querer – Original version 3´58
5- Minha menina - Remix 6´09
A
sequência verdadeira das canções no áudio do Cd é:
1- Bem querer – Original version 3´58
2- Bem querer – Dance mix 3´58
3- Bem querer – Extended version 5´33
4- Bem querer – Balada mix 4´08
5- Minha menina - Remix 6´09
Cd
Single 2 - remixes editado sem encarte
O Cd promocional que o blog vai chamar de Cd3, apresenta seis versões da canção Bem querer e dois remixes da canção Minha menina. Os remixes (G-Vô radio mix e G-Vô extended remix) da música Bem querer são ótimos. Foram produzidos por Paulo Jeveaux e possuem o sample da canção "Celebration" da banda Chic. As outras versões são iguais ao single anterior (Cd2). Além da música Bem querer, os singles promocionais (Cd2 e CD3) também trouxeram o remix da canção “Minha menina”, que foi assinado por Paulo Jeveaux. Nos três singles promocionais (Cd1, Cd2 e Cd3), as versões "Minha Menina remix" e "Minha menina G-Vô extended mix", são iguais.
1- Bem querer – G-Vô radio mix 4´12
2- Bem querer – G-Vô extended remix 5´42
3- Bem querer – Dance mix 3´58
4- Bem querer – Extended version 5´33
3- Bem querer – Dance mix 3´58
4- Bem querer – Extended version 5´33
5- Bem querer – Balada mix 4´08
6- Bem querer – Original version 3´58
7- Minha menina - G-Vô extended mix 6´09
8- Minha menina - Original version 4´44
* Todos os singles promocionais foram distribuídos pela gravadora Abril Music em 1999. 8- Minha menina - Original version 4´44
**
Não há registro que todos os singles tenham sido editados em vinil 12” .
*** O remix da canção Minha menina (G-Vô extended mix), foi lançado comercialmente na coletânea de sucessos chamada Festa da Música volume 3 – Som Livre.
***
Agradecimento especial ao Dj Cláudio
Soares por ter fornecido as imagens para ilustrar a postagem de hoje.
Olá! Você poderia postar esse single para download. Agradeço!
ResponderExcluirOlá, a equipe do Brasilremixes entende o seu pedido, mas informa que o blog não disponibiliza downloads.
ResponderExcluirNós apenas organizamos didaticamente algumas informações para o público, a respeito dos remixes que foram editados de forma promocional por artistas brasileiros aos longo dos últimos 40 anos. Alguns singles postados aqui são ilustrativos e o blog não possui todos remixes, infelizmente.
É preciso garimpar junto as emissoras de rádio e alguns djs pelo Brasil, que talvez tenham recebido os Cds promocionais das gravadoras!
Olá! Fiquei com uma dúvida. Em relação aos remixes de "Bem Querer", tem duas versões assinadas pelo Paulo G-Vô. Mas e as outras? A extended version e a balada mix, por exemplo... O remix mais famoso da música deve ser essa extended version, que não aparece com o nome do G-Vô no encarte. É o remix que tem sample de "Get Off", de Foxy. Sabe quem produziu essas outras versões?
ResponderExcluirOlá Bryan, a equipe do blog revisou os encartes postados nos singles para responder a sua pergunta, mas não encontramos informações que esclareçam a questão. Pela experiência da equipe do Brasilremixes, deduzimos que os remixes (Balada mix e Extended version) tenham sido produzidos pela equipe de estúdio e ninguém foi ou quis receber os créditos pelo trabalho feito, como já ocorreu em outros remixes brasileiros de vários artistas, que nem sabiam o que era remix e deixavam sob a responsabilidade e livre arbítrio das gravadoras.
ResponderExcluirAbraços da equipe do blog.