terça-feira, 26 de abril de 2022

Adriana Calcanhotto - Remix Século XXI (vinil 12" - Item de colecionador)

Capa 

Vamos esclarecer algumas coisas e colocar ordem na pista de dança. 
Contracapa 

Qual é o público alvo das musicas dançantes? 
O que é importante para dançar? 
O que empolga e emociona as pessoas na pista de dança? 
O quê os hits dançantes de maior sucesso possuem em comum? 
O quê a música deve ter para fazer as pessoas dançarem? 

É fundamental falar algumas verdades sobre a MPB. Esse estilo musical possui as melhores composições, as melhores letras, as melhores palavras e a melhor poesia. No entanto, melodicamente falando, as canções deixam a desejar. As melodias da MPB não são empolgantes, não são grudentas e não convidam o público para serem dançadas na pista, infelizmente. 

A cantora Adriana Calcanhoto e grande parte dos artistas ligados na MPB são maravilhosos com as palavras, com a poesia, com inteligência e o apreço verbal. Mas apenas palavras, poesia, inteligência e coordenação verbal, NÃO SUSTENTA E NÃO ENCANTA A PISTA DE DANÇA!!! 

PIROTECNIA MELÓDICA

Não adianta colocar um “tum-tis-tum” se a canção não tiver melodia contagiante. Aliás, não é só o tum-tis-tum que move a galera, é toda uma pirotecnia melódica repleta de efeitos e incentivos dançantes que tem o objetivo de causar uma sensação de movimento festivo e prazer. Um belo exemplo disso, são os videos da galera dançando no Tik Tok! 

Por que os Beatles fizeram sucesso com Yê Yê Yê??? Por causa da melodia! A letra é só mais uma letra e pronto. A letra passa, mas na pista de dança, veja bem, NA PISTA DE DANÇA quem manda é a melodia! A melodia fica eterna e permite reconhecer a canção nos primeiros segundos em que ela é ouvida. 

Coloca "Ode to Joy" de Beethoven, e a galera já vai saber quem é! Coloca "Gimme,Gimme Gimme" do Abba ou "Hang Up" da Madonna, e a galera já vai saber quem é! Coloca "(I Can't Get No) Satisfaction" dos Rolling Stones e a galera já vai vibrar, etc e tal. O que move a pista de dança é a melodia! Ponto! 

Não dançamos palavras!!! O público dança e se diverte com melodias.....

É mais fácil transformar uma música romântica de sucesso em uma canção dançante por causa da melodia, do que transformar uma música da MPB em uma melodia dançante. A não ser que, o dj ou produtor faça uma reconstrução melódica da canção. Por causa da melodia fraca, tanto a MPB, como o Hip Hop e o Rap possuem trocentos mil artistas com letras maravilhosas, mas que não servem pra pista de dança! Então não adianta ficar forçando um remix que não decola. 

A equipe do Brasilremixes não faz pose de intelectual ou jogo linguístico. Nós vamos direto ao ponto. Estamos em 2022 e percebemos que existem brasileiros no meio musical, que AINDA NÃO ENTENDERAM COMO A PISTA DE DANÇA FUNCIONA!!!! 

É preciso sair da bolha musical que limita nossos passos. O nosso trabalho é dance! Nós queremos Dance Music! Os roqueiros querem rock n´roll! Os sertanejos querem música sertaneja! Os funkeiros querem Funk! Ou seja, quando as pessoas transam, elas transam totalmente! Quando os músicos fazem rock n´roll, o rock deve ser total!  Portanto, a pista de dança também quer o "dance total" e não uma tentativa! 

Entendemos o esforço dos produtores, mas as melodias das canções não ajudaram e os remixes desse disco ficaram insuficientes, pois satisfazem a um público alternativo selecionadíssimo, apenas! 

Lançado pela Bolachão Discos, em 2020, os remixes fazem parte da comemoração dos 30 anos de carreira da cantora. 
Detalhe do vinil 01
Detalhe do vinil 02
Detalhe do vinil 03

O disco registra as seguintes faixas: 

LADO A 

01 - Vambora (Discotek Ed & DJ Zé Pedro Remix) 6´30 
02 - Mentiras (Vizcaya Remix) 4´08 
03 - Ninguém Na Rua (Tin God & DJ Zé Pedro Remix) 4´54 

LADO B
  
01- Cantada (Vizcaya Remix) 5´58 
02- Esquadros (Vizcaya Remix) 3´55 
03- Senhas (Vizcaya Remix) 5´57 

* O disco foi editado em vinil amarelo para colecionadores e pode ser adquirido em lojas físicas. Mas, quem prefere a versão digital, também vai encontrar à venda nas plataformas musicais pela internet.

Nenhum comentário: