sexta-feira, 15 de abril de 2022

Nego Moçambique - La rumba computer (Cd álbum - Item de colecionador)

Capa

Relembrando o passado recente, encontramos o álbum La Rumba Computer do artista brasileiro Nego Moçambique. Esse trabalho musical foi lançado em 2007 de forma independente pelo selo Segundo Mundo. 
Contracapa

Temos aqui um total de treze faixas, compostas e produzidas por Dj Marcelo Martins que atende pelo nome artístico de Nego Moçambique.

- Ok! Mas que estilo musical o álbum apresenta? É dançante? Quero referências? Nomes? É bom? É ruim? Quais??? 
Nego Moçambique / reprodução

A canção preferida pela equipe do blog é "Superluz (sebo nas canelas)", que apresenta uma mistura de ritmos e diversas referências musicais das décadas de 70 e 80. Aliás, o álbum inteiro segue o mesmo conceito sonoro repleto de colagens, riffs, rewinds, scratches, samples, sobreposições melódicas e vocais tecnicamente formatados, para criar um passatempo musical bem diferente de quase tudo o que era produzido no Brasil, naquela ocasião. 

Vale ressaltar que o álbum não alcançou o destaque que merecia, porque os primeiros anos do novo milênio já registravam uma overdose musical em todos os estilos. A cena estava lotada de artistas, de ideias, de propostas, de novidades musicais que surgiam a cada ano. Hoje é muito pior, as novidades surgem a cada semana. Então não dava tempo para o público assimilar tudo o que acontecia ao seu redor. Dessa forma, muitas propostas artísticas acabaram sendo ignoradas ou esquecidas. 

Em termos de referências, o álbum é apresentado dentro do seguimento musical eletrônico, com nuances de Freestyle, Dance, French House e até faz parte do chamado “Ghettotech”. Pra quem não sabe ou nunca leu a respeito, Ghettotech seria uma mistura musical de Electro, Hip-hop, Rap, Techno e House. 

CD Box frente 
CD Box verso 

Como o leitor pode visualizar, a edição física do álbum foi comercializada dentro de uma caixa (box) de papel cheia de estilo. Entretanto, em nenhuma parte do produto explica ou mostra a função ou uso da caixa de papel que acompanha o CD. 

Detalhe 01 
Detalhe 02 

Para algumas pessoas a caixa lembra, veja bem, lembra um tipo de expositor. Outros pensam que é apenas uma caixa protetora. Há também, quem afirme que se trata de uma caixa de joias. Enfim... Não vale, amanhã ou depois, aparecer uma reportagem na TV-jornal-podcast e o escambau, dizendo como a caixa funciona. O próprio criador já deveria ter feito isso.
Box completo

Com a falta de explicação de uso, cada consumidor é livre para interpretar do jeito que quiser. São coisas de artistas, que subentendem que todo mundo saiba, mesmo que a realidade e a de vida das pessoas seja completamente diferente da realidade do artista, produtor, fabricante... É preciso compreender a diferença entre a realidade pessoal e a realidade social, e ter muito cuidado com aquela ideia erroneamente cultuada do “subentende-se que todo mundo saiba”. 

O álbum possui as seguintes faixas: 

1- Wake Up For The Musik 5:22 
2- Superluz (Sebo Nas Canelas) 3:24 
3- Sex Bomb 4:20 
4- Dancingsubatomicmonkeyflava 5:41 
5- She Loves The Superboogie (Melô Do Robozão) 2:42 
6- Hold Me 4:51 
7- La Rumba Computer 5:44 
8- El Baby 5:44 
9- Automatic Love (fonke musik) 5:12 
10- Corazón 4:42 
11- Da Luv Iz A Bomb 6:19 
12- Watchagonnado 3:48 
13- Afrikana 6:13 
CD 

* Não há registro até o momento que o álbum tenha sido lançado em vinil. 

** O CD ainda pode ser encontrado à venda em lojas de artigos musicais. 

*** Para ouvir as canções: Lá no youtube tem. 

**** Onde comprar: Em alguns sites que vendem musicas no formato digital.

Nenhum comentário: