terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Fernanda Porto - Sambassim 2023 remix (single digital)

Capa

Essa resenha está dividida em duas partes: a primeira fofinha e a segunda real. 
Você escolhe.

No final ou inicio de ano sempre acontecem muitas coisas e nós estamos testemunhando o nascimento, mesmo que de forma sutil, de uma rivalidade de quem faz a melhor festa de ano novo no país. O litoral do estado do Rio de Janeiro, a longa data, possui a tradição de fazer celebrações espetaculares para agradar ao Brasil e ao mundo.

Mas, observamos que outros estados brasileiros também estão investindo pesado nessa área, como por exemplo, o estado de São Paulo, a Bahia, Santa Catarina e outras regiões que também entraram na disputa de quem faz o melhor réveillon do país.

Analisando essa situação a gente pensou (e outras pessoas também...) como seria a música popular brasileira se a Rede Globo de Tv, por exemplo, estivesse localizada em outro estado brasileiro.................digamos......que a rede Globo estivesse sediada no Acre, no Amazonas, no Ceará, no Mato Grosso ou em qualquer outro estado brasileiro.
Isto é, como ficaria a galera musical do Rio de Janeiro nessa situação?
Será que haveria Funk? Será que haveria Pagode? Samba? Bossa-nova? MPB? Carnaval? Será que esses estilos musicais fariam sucesso no país ou será que os estilos seriam apenas uma referência musical folclórica e regionalista dos cariocas?

Pausa para pensar como seria a música popular brasileira se não houvesse o apoio maciço da Rede Globo, na divulgação e glorificação de tudo que acontece musicalmente no estado do Rio de Janeiro e proximidades. Fica a reflexão.

No finalzinho de 2023 recebemos a ótima notícia do lançamento de um novo single com remix para a música Sambassim da cantora e compositora Fernanda Porto.

Atualmente, os artistas e produtores precisam ter muita paciência para controlar a ansiedade até alcançar o tão esperado sucesso do remix ou da canção que tenha sido lançada no mercado. O êxito pode acontecer agora ou em prestações durante os anos seguintes. O tempo e o sucesso são diferentes para os mais diversos nichos de mercado. Afinal, existem pessoas que acompanham o tempo atual e existem pessoas que deixam para depois. O Brasil é gigante e após a virada do milênio com a forte demanda tecnológica, muita coisa mudou.

A canção Sambassim fez sucesso lá em 2002 com um ótimo remix ao estilo de Drum n´ bass produzido pelo Dj Patife. No final de 2023, a faixa foi remodelada pelos Djs e produtores Bruno Martini e Soldera. O resultado ficou muito bom. O remix começa de forma suave pois utiliza um arranjo melódico mais etéreo, onde a voz da cantora ganha uma tonalidade misteriosa rumo ao drop, seguido por um toque musical levemente progressivo que ao longo da faixa vai sendo sustentado pela vibração da House. Recomendamos!


Sala de estar X pista de dança

....nem tudo são flores....

1º Independente do verão, estamos observando o crescimento das raves de Psy Trance no Brasil. Esse tipo de festa e de som apresenta um ambiente dançante de mais impacto. Ou seja, não é um modelo de dance faz-de-conta-dorminhoco ou um dance papai-mamãe tipo Dua Lipa e Elton John. Na prática, é tiro, porrada e bomba rítmica na pista de dança como se fosse um soca dance total infinito.

2º O que foi a apresentação do Baiana Sound System na Bahia com show no trio elétrico levando a galera do underground a loucura? Insano, subversivo e empolgante a ponto de ser comparado com a vibração contagiante que o Drum n´ bass possuía lá no inicio dos anos 2000! Cuidado com a interpretação de texto. Vibração do Drum n´ bass não significa que o som produzido pelo BSS sejam iguais. Estamos falando da empolgação/vibração da galera, apenas.

3º Também merece destaque a performance do DJ Alok (de novo a vibe do nordeste abrindo alas...), fazendo multidões pipocarem na pista de dança a céu aberto com um set de dance total bem soca dance.

Então chegamos ao novo remix da canção Sambassim com ares de dance progressivo bem comportado, que lembra alguns remixes do álbum A posteriori do projeto Enigma, lançado em 2009. (Já ouviram a música Eppur si Muove (Tocadisco remix)? Pois é, ambas as versões (Eppur si Muove (Tocadisco remix) e Sambassim Bruno Martini & Soldera remix) são ótimas para serem ouvidas na sala de estar, sentado numa poltrona de couro vermelho bebendo um cocktail de limão com vodka. Controlando a velocidade das canções (pitch), até dá pra unir as duas tracks numa faixa única. 
No entanto, lembramos que se o remix funciona na sala de estar, nem sempre vai funcionar nos clubes ou em qualquer pista de dança, ainda mais no Brasil. Entendedores entenderão!

É por isso que: Na década de noventa os singles eram carregados de remixes (de 03 a 10 versões da mesma música) para satisfazer a todos os gostos de uma só vez, das mais variadas pistas de dança e nichos de mercado. 
Quem deseja ficar na sala, no bar, no lounge se diverte tanto quanto aquelas pessoas que adoram outros remixes direcionados para a pista de dance total. E a vida segue....

Porém, da forma como foi feito, ou é isso ou é isso. Não há opção e o remix está limitado. Se o remix atual não funcionar, pode ser feito um novo remix, masssssssssss o trabalho é enorme até divulgar tudo de novo, até chegar ao conhecimento do público, da mídia, dos fãs, dos djs, até a galera se interessar de novo, até retomar o sucesso etc, etc, etc.....vai demorar......Hoje o tempo vale ouro! Pausa para pensar em tudo.

O single no formato digital registra duas versões:

1- Fernanda Porto, Soldera & Bruno Martini – Sambassim (Edit) 3´39
2- Fernanda Porto, Soldera & Bruno Martini – Sambassim (Extended) 6´13

Onde ouvir: Até a divulgação dessa resenha, encontramos para ouvir no youtube apenas a versão editada para tocar no rádio.

Onde dançar: Vai depender da festa, do lugar, da representatividade, do Dj, da vontade do público..........................

Onde comprar: Nas plataformas digitais.

OBS: Alteramos a cor da capa do single original para uma tonalidade amarela mais vibrante e chamativa. A cor original (cinza) é muito morta e não dá destaque merecido ao produto. Aliás, na fila de espera, quem ganha destaque é quem naturalmente chama a atenção. Aprendemos isso com o marketing asiático. 

Nenhum comentário: