segunda-feira, 21 de maio de 2018

Capital Inicial - Música Urbana remix (single promocional - item de colecionador)


Capa

Música Urbana foi o nome do primeiro álbum, da primeira música de sucesso e também um dos primeiros singles, que foram lançados pela banda de rock Capital Inicial, lá na metade da década de oitenta (1986), no século passado. Pode ter uma conotação estranha, mas é engraçado se lembrar do que aconteceu ontem, utilizando a expressão “século passado”. Afinal, todas as pessoas que nasceram no século XIX (entre 1901 a 1999) são consideradas do século passado! (risos)
Contracapa

Ignorando as piadas referentes à humanidade, na postagem atual, relembramos de uma das primeiras canções brasileiras que entraram na lista dos remixes produzidos por Djs. Ou seja, Música Urbana ganhou um remix assinado pelo Dj Memê com direito ao sample das vozes do ex-presidente da república, Juscelino Kubitschek, e um dos apresentadores do programa A voz do Brasil (numa época em que poucas pessoas tinham a noção do que significava “sample” e da forma com que o sample poderia ser usado).

Dadas às condições, o conhecimento, a autorização dos artistas e da gravadora, e as proporções da estética melódica utilizada na maioria dos remixes nacionais, que foram produzidos nos anos 80, a canção Música Urbana recebeu tratamento com “ares” de superprodução. Algo raro, em termos de criatividade, na cena dançante musical brasileira daquela época.  
Imagem rara / reprodução

Dj Iraí Campos segurando um exemplar do single da canção “Música Urbana” do Capital Inicial, acompanhado pelo Dj Memê, que está segurando um outro single com a canção “Agora eu Sei” da banda Zero.

O single possui as seguintes faixas:

LADO A
1- Música Urbana – remix

LADO B
1- Psicopata – versão original

Em seguida podemos ver as imagens do single promocional simples, com a versão original da canção que também foi distribuída em vinil 12”.
Capa
Contracapa

* O single nunca foi e nem será lançado em “Cd” single individual, entretanto - para a felicidade dos fãs e colecionadores – a versão remix foi incluída como faixa bônus na compilação oficial de remixes da banda, que foi lançada em 1997, a qual já passou pelo blog em 2011. Para rever clique aqui!

** Pelo fato do remix ter sido incluído na compilação de remixes da banda, em 1997; a versão “remix” foi rebatizada como “Memê´s original’86 remix”. Pela lógica e para efeito de esclarecimento, “Música Urbana remix” e “Música Urbana Memê´s original´86 remix”, se tratam das mesmas versões!

*** “Disco mix” impresso na capa do disco, não significa que seja o mesmo que “remix”. Disco mix ou mix era apenas uma gíria técnica utilizada pelo marketing musical nos anos 80.

terça-feira, 1 de maio de 2018

Drumagick - Easy Boom / Funquiada (single promocional)

Capa

Fiel ao estilo musical do Drum´n´bass e independente de modismos superficiais, o projeto Drumagick se mantém ao longo dos anos como uma alternativa interessante, na diversificada cena musical eletrônica brasileira.

E para atender as expectativas de um público consumidor que vai além dos limites da fronteira tupiniquim; os irmãos Jr. Deep e Guilherme Lopes comandam o Drumagick que já possui história, e conta oficialmente com mais de 25 lançamentos musicais (e você nem sabia!!).
Contracapa

Hoje, apresentamos o single do Drumagick com as canções Easy boom e Funquiada. Easy Boom possui o sample da música “Take it easy my brother Charles”, que foi composta e interpretada originalmente, pelo cantor Jorge Benjor. A música Funquiada possui a participação do cantor Max de Castro. O single em vinil 12” foi distribuído em 2001/2002, pela gravadora Trama.

O disco contém as seguintes faixas e não apresenta remixes:

LADO A

EasyBoom - 5´42

LADO B

Funquiada  - 6´14

* A canção “Funquiada” foi oficialmente incluída no álbum “Aí maluco!” no ano de 2000. O álbum já foi postado pelo blog, para rever clique aqui!

** Dias após a equipe do blog ter feito a postagem atual, a galera do Drumagick também se manifestou a respeito do single, ao contar alguns detalhes sobre a produção musical da canção Easy boom. Para ler clique aqui

*** Agradecimento especial ao Dj Edinho-Éder por ter fornecido gentilmente as imagens  que ilustram a postagem de hoje.