domingo, 27 de agosto de 2017

Fernanda Abreu - Entidade Urbana / Baile da pesada remix (single promocional)

Capa

Não confunda o single “Baile da Pesada Remixes” (já postado pelo blog. Para reverclique aqui), com o single Entidade Urbana. São dois singles diferentes. Um apresenta “todos” os remixes oficiais para a música Baile da pesada. O outro single, que está sendo divulgado pelo blog neste momento, registra “alguns” remixes da canção Baile da pesada.

É preciso comentar que a assessoria musical da cantora Fernanda Abreu age de forma estranha. Quando era o momento certo (em 2000) para a cantora lançar um trabalho musical Pop, Fernanda Abreu optou por lançar um disco com referências do Funk para agradar ao publico dos guetos Funk do Rio de janeiro e São Paulo, pensando que o Brasil iria receber o trabalho de braços abertos.

Mas a situação ruim ficou pior.  Em 2016, quando finalmente a música Funk tinha saído dos guetos e alcançado – de certa forma - o mainstream da música no Brasil, a cantora lançou um disco Pop.

Quem ficou dando trela para o Funk quando ainda não era o momento do Funk fazer sucesso, vai ter que continuar insistindo nessa área. Não pode mudar da noite para o dia, como se a música fosse uma troca de roupa. Agora seria o momento certo de Fernanda Abreu arrasar junto com Anitta e Ludmila na música Funk brasileira. Porém.....
Contracapa

O resultado dessa confusão é que poucos deram o devido valor para o trabalho musical de Fernanda Abreu (Entidade Urbana) lá em 2000, pelo fato que nessa época o mundo estava voltado para a música pop eletrônica. E agora em 2016/2017 ninguém, de novo, está dando o merecido valor para o trabalho de Fernanda Abreu (Amor Geral) porque os ouvidos musicais brasileiros estão voltados para o Funk.

Existem alguns foras no mercado musical brasileiro que são difíceis de entender. Fernanda Abreu não pode ter uma assessoria que pense que o mundo gira ao redor de São Paulo e Rio de janeiro. Fernanda Abreu é uma cantora nacional e não uma cantora de guetos. Ela precisa ter a seu lado uma visão musical holística sobre os guetos, sobre o Brasil e sobre mundo, bem como o gosto musical das classes sociais que fazem parte da sociedade.

Os artistas que tentam fazer um trabalho independente do mercado, devem ter o máximo de cuidado, pois “essa independência” pode resultar em milhares de Cds encalhados nas lojas, pelas baixas vendas. Se o artista e a equipe de marketing não se preocupa com os detalhes, pois “pensa” que possui autonomia sobre o gosto musical dos brasileiros, então, não adianta por a culpa no preço dos Cds ou porque as pessoas gostam mais da grama do vizinho.

Música é assim: - "Vence quem conseguir reunir o maior número de pessoas a seu favor. O artista pode fazer um ótimo trabalho, mas precisa observar de que lado o vento sopra."

O single possui quatro remixes iguais aos divulgados no single já postado pelo blog + a canção Paisagem de amor:

1- Paisagem De Amor (Versão original) 6´07
           
2- Baile Da Pesada (Versao Original) 3´16
3- Baile Da Pesada (Tausz Mix) 3´16
4- Baile Da Pesada (Hitmakers Real Funk Radio Edit) 3´14
5- Baile Da Pesada (New Funk Radio Edit) 3´18
CD

* É claro que o single não foi editado em vinil.

** Maquiavel explica:

Em 2000, o país não estava voltado para o Funk. O Brasil estava sintonizado com a galera internacional e a música eletrônica. Somente em 2015/2016/2017, vencido pela insistência, o país começou a se interessar pelo estilo Funk. Na virada do milênio, eram os guetos que se importavam com o funk e não o Brasil. Agora a história é outra, mas - dadas as proporções - continua limitada pela influência da classe social na escolha musical.   

- O que eu ganho estando a seu lado? Glamour e bom gosto da elite.
- Mas se for outro tipo de musica?  Bem, ai você vai ficar com a favela.

Não culpe a equipe do blog pelo texto. Nós apenas falamos a verdade, cruel e feroz. Se a sociedade brasileira é preconceituosa? Bem, ai é um problema da sociedade. 

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

XRS Land - Sarau (álbum)

Capa

Para quem não conhece ou para aquelas pessoas que não querem se esbaldar  na pista de dança, o álbum de estreia do produtor Xerxes de oliveira é uma boa alternativa para se ambientar no estilo musical eletrônico do Drum´n´bass.
Encarte da capa
Encarte 1
Encarte 2

Lançado pela gravadora TRAMA na virada do século e do milênio (1999), o álbum “Sarau” de XRS Land (Xerxes de Oliveira), utiliza uma textura musical mais comportada com influências do Downtempo, com leve sotaque brasileiro nos beats de Bossa nova (Drum´n´bossa).  
Contracapa

Todas as faixas foram produzidas e arranjadas por Xerxes de Oliveira. Para muitas pessoas “Sarau” é visto como um álbum experimental com uma sonoridade “cool” para atender ao desejo musical de ouvidos mais sofisticados e exigentes. Não se trata de um trabalho musical dançante, embora possa embalar aquela galera que adora fazer pose de moderno em festinhas descoladas de publicitários. Diria que é um trabalho atemporal destinado para djs que trabalham com a atmosfera de lounges e chill outs. Recomendamos!

O trabalho registra as seguintes faixas:

1- Bom Dia 4:00
2- TV Aquarium 6:35
3- Só  8:58
4- The Secrets Of The Floating Island '99 9:07
5- Sarau 8:37
6- Spectrogirl 6:37
7- Vitória-Luz 6:41
8- Ao Alcance 5:27
9- Get Back  9:02
10- Nitro 7:25
CD

* Até o momento o álbum não foi lançado em vinil

sábado, 5 de agosto de 2017

Vanessa Rangel - Por toda vida agora remix (Single promocional)

Capa

Para a felicidade de fãs e colecionadores, apresentamos mais um remix desconhecido do grande público. Dessa vez é por conta da cantora Vanessa Rangel. O Single promocional foi distribuído em 2000 pela gravadora EMI e apresenta as canções “Por toda vida agora”, e “Do avesso”.

Já mencionamos em outras resenhas que existem musicas de “nada” que, independente de remix, foram “tudo “de bom num mega sucesso comercial e, musicas de “tudo”, que acabaram em “nada”. Todo artista sabe que isso pode acontecer no desenrolar da carreira musical, por mais bonita que a canção seja.
Contracapa

No caso do single apresentado pela cantora Vanessa Rangel, constatamos que a música é ótima, bem gravada, bem masterizada e produzida. Porém, o principal não aconteceu, a canção não caiu nas graças do público que na época de lançamento, estava voltado para consumir e contemplar outros estilos musicais.

Os remixes da música “Por toda vida agora”, foram produzidos em estúdio sem a assinatura de algum Dj ou produtor com referências na área dançante. Os três remixes com influências do French house complementam o trabalho, mas não chegaram e nem chegariam a empolgar a galera nos clubes. Valeu pelo investimento e tentativa, mas não foi dessa vez. Infelizmente. 

O single apresenta as seguintes faixas:

1- Por Toda Vida Agora (Original Version) 4:21
2- Por Toda Vida Agora (Musique Radio Vocal Version) 4:01
3- Por Toda Vida Agora (Musique Extended Vocal Version)  4:55
4- Por Toda Vida Agora (Jazzy House Vocal Version) 6:33
5- Por Toda Vida Agora (Musique Instrumental Version) 4:35
6- Do Avesso (Original Version) 3:31
CD

* O single não foi editado em vinil 12”.