sábado, 11 de março de 2023

Vanessa da Mata - Impossível acreditar que perdi você remix (single digital)

Capa

Essa canção possui uma letra simples e é daquelas musicas que o povo cantaria em coro durante um show ao vivo. Mas, infelizmente não foi dessa vez. Lançada em 2017 pela gravadora Sony, a faixa é boa para ser tocada no rádio, mas não vingou e não caiu nas graças do público. O remix produzido por Leo Breanza também não apresentou surpresas. Mesmo que a track seja legal para tocar em programas de rádio, pra pista de dança não funcionou tanto quanto deveria.

Neste momento cabe a seguinte reflexão:

Nós sabemos e entendemos que muitos djs quando produzem e elaboram um remix, seguem a linha melódica original da canção por vários motivos. Entretanto, é necessário que artistas, djs e produtores saibam que muitas vezes também é preciso fugir da linha melódica original e criar novos ou tentar caminhos diferentes.

- Tem exemplo?

Sim! Nós temos!

Vamos pegar como exemplo, a banda inglesa Jamiroquai, em início de carreira lá nos anos 90. Nessa época ninguém conhecia o grupo, timidamente eles lançaram a música Space Cowboy - numa versão pop comportada, despretensiosa, um reggaezinho mimado e básico sem sal e sem açúcar, para fazer sucesso entre a galera musical fechada entre quatro paredes. Então, para a sorte do mundo, apareceu o Dj David Morales que saiu da curva e fez um remix bem “soca dance house bate estaca”, (risos) pra marcar presença e deixar a galera "sem fôlego" na pista de dança.

Como resultado da ousadia do Dj, a canção se transformou num megasucesso e a banda Jamiroquai até então  – sem sal e sem açúcar – ganhou o estrelato internacional por causa do remix “frenético” que chamou a atenção de todo mundo. (pausa para pensar).

A cena musical está repleta de “bons” remixes. No entanto, estão faltando remixes ‘sensacionais”. Não estamos dizendo que para alcançar o sucesso, seja preciso fazer um remix de House, de Techno ou de Trance. Estamos lembrando que um remix sem sal e sem açúcar não decola........ não empolga a galera....... e apenas passa batido. Nessa área é preciso causar melodicamente, surpreender o público e enlouquecer a galera com um remix contagiante!

Fragmentos musicais

Devido ao sistema utilizado e forçado pelas redes sociais e, também, pela proliferação de vídeos descartáveis que variam de segundos a um minuto de duração, essa realidade faz com que o público atual esteja vivendo um período de fragmentos musicais. Então, as pessoas não estão diante de uma música, mas sim, diante de um pedaço de melodia, de riffs de bateria, de um looping de sintetizador, de um efeito musical, de um sopro melódico, apenas. E, devido a essa descartabilidade, é necessário que o remix seja sensacional para marcar presença obrigatória nas play lists dos djs, evitando cair no balaio musical descartável do "tanto faz"!


Fica a dica!

Onde comprar: Em algumas plataformas musicais.

Onde ouvir: Em algumas emissoras de rádio ou na própria playlist que você fizer.

Onde dançar: Vai depender da festa, do dj, da idade dos frequentadores, do interesse....

Nenhum comentário: