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Hoje relembramos o que passou rápido e já caiu no esquecimento das pessoas como se fosse um flash. Procuramos referências pela internet, mas os resultados foram tão insignificantes que, resolvemos por conta própria, organizar algumas informações a respeito do assunto. Em princípio iriamos falar de cada CD de forma individual. Depois optamos por uma postagem que mostrasse todas as edições. Por fim, escolhemos fazer uma resenha básica apresentando dois volumes em cada postagem, para que o leitor possa - ao menos - se situar musicalmente sobre o que ocorreu em parte do Brasil, no final do milênio.
História
Nesse período (entre 1995 e 2005), a atitude e o comportamento de algumas pessoas ligadas ao ambiente urbano e residente nas capitais do país, seguia o mesmo caminho originado por influências de movimentos internacionais. Ao resumir o que aconteceu, digamos, havia um pensamento no ar que provocava o imaginário desses grupos com a seguinte mensagem:
“...se Nova Iorque (EUA) tinha, se Paris (França) tinha, se Milano (Itália) tinha, e se outras cidades importantes do mundo tinham..... Era necessário que o Brasil tivesse também...”
Diante dessa situação, quem? quando? onde? como? porquê?...., as pessoas e profissionais de vários segmentos culturais começaram a articular uma forma de valorização de uma classe profissional e alternativa, que estava envolvida com moda, tecnologia e arte. Ou seja, um pouco de tudo que tivesse originalidade, criatividade e independência - que expressasse a cara do Brasil e ao mesmo tempo, estivesse conectado com o mundo.
Essa galera diversificada era fruto de vários movimentos sociais. Do underground, da periferia, do comercial, da vanguarda e de diversos núcleos culturais que emergiram no país no final dos anos 90.
Esse caldeirão de informações e conexões originou a semana de moda de São Paulo, que foi chamada de São Paulo Fashion Week.
Entretanto, para a resenha não ficar gigante, para não contar a história pela metade e, para que o público brasileiro não fique no “vazio virtual de informações a respeito do assunto”; a equipe do Brasilremixes vai apenas registrar a existência das compilações musicais que foram lançadas naquela época, em comemoração ao evento.
Para saber a história completa e seus desdobramentos, entendemos que A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO É QUE VAI TER QUE DEIXAR REGISTRADA E DISPONÍVEL NA INTERNET. Pois, não somos nós e nem é a mídia que vai fazer isso. Essa tarefa é de responsabilidade da organização! Simples assim.
Portanto, no final do milênio, enquanto tudo acontecia, a gravadora TRAMA aproveitou a realização do evento para lançar uma série de coletâneas musicais, com artistas que faziam parte do elenco artístico da gravadora e convidados. Esse projeto rendeu um total de sete compilações que serão registradas pelo Brasilremixes.
Hoje vamos publicar os dois primeiros volumes. Nas próximas postagens serão publicadas outras edições! Acompanhe....
São Paulo Fashion Week vol. 01 (2001)
Capa
Encarte
1- Technozoide – Air loves the sun
2- Felipe Venâncio e Alex Reis – Fashionista
3- OTTO – Bob (Edu K remix)
4- Technozoide - Alone
5- Max de castro – Pra você lembrar (Dj Patife remix)
6- DJ Marky - Tudo
7- Dj Patife – The Vibe
8- Prespeus feat. Fabio V – Conversa de família
9- XRSLand feat. Caio Bernardes e Fernanda Porto – Caionagandaia
10- Pink Freud – Lady´s room
11- Lunatics feat. João Parahyba – Genipabu
12- M4J – Paulicéia (Mau Mau remix)
São Paulo Fashion Week vol. 02 (2002)
Capa
1- Technozoide – Victory
2- OTTO – Dias de janeiro
3- Technozoide – Esfera
4- Technozoide feat. Laura Finocchiaro - Horizontes
5- Patricia Marx feat. MC Kontrol – Earth
6- Mystical – Big Up
7- Drumagick – Swing Jazz
8- Dj Marnel & Roberto F. - Ilusion
9- Alpha 5 – Stay together
10- Technozoide – Air loves the sun (Mad Zoo nu house remix)
11- Galaxie – Shimeji
12- M4J - Macumba
De forma objetiva, as canções apresentadas nas coletâneas registram um pouco da sonoridade musical brasileira temperada com a estética melódica eletrônica que era moda naquela época. A seleção das canções é muito boa e tem musica para todos os gostos e ambientes. Tem House, Drum´n´bass, Downtempo, Mpb, Nu-bossa, Dance, Pop, Trance e Techno. Seja instrumental ou seja cantado em inglês e português, a linguagem sonora utilizada nas canções foi produzida por artistas envolvidos com o que era considerado mais moderno pra ocasião.
Todos Cds estão fora de catálogo, mas ainda é possível comprá-los em lojas físicas ou virtuais que vendem discos e cds novos/antigos/usados. Até o fechamento dessa resenha, não existe o registro no comércio das canções em formato digital; com exceção de alguns artistas, que já disponibilizam as tracks à venda em algumas plataformas de streaming.
OBS: O que é luva nas imagens apresentadas?
- Luva é o nome que davam para uma caixinha de papel simples (embalagem) que envolvia a caixinha plástica normal do CD pelo lado externo. Então o volume 02 da compilação, possui essa característica.
Já que estamos falando sobre isso, registramos também que o volume 01 da compilação foi produzido em digipack (caixa de papel), como podemos observar nas ilustrações.
Divirta-se!
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