domingo, 2 de junho de 2013

Adriana Calcanhotto - Vambora (single remix promocional - item de colecionador)


CD

Hoje destacamos o single promocional da música Vambora” da cantora Adriana Calcanhoto. Este trabalho não possui encarte e foi distribuído pela gravadora Sony/Columbia em 1998, com dois remixes produzidos pelos djs Cuca e Paulo Jeveaux .

Adriana Calcanhotto (Imagem divulgação) 

Conhecendo a “vibe” dos clubes, qualquer pessoa consegue perceber que os remixes deste single são indicados para programas de rádio FM bem longe das pistas de dança, infelizmente. Mas, além de deixar o povo do festerê na mão, podemos constatar que a versão remodelada nada mais é do que uma canção pop básica.

Imagine a melodia de uma música simples como se fosse uma pintura mal acabada. Logo, depois de remixar a canção, imagine uma pintura com uma camada de verniz! Pronto! Os remixes da música “Vambora” nada mais representam do que uma camada de verniz para deixar a canção um pouco mais pop. 

Este single apresenta as seguintes versões:

1-Vambora Cuca´s pop – 4´00

2-Vambora G-vô remix – 3´39

3-Vambora versão original – 4´13 

Cansados de remixes meia-boca!

A equipe do blog lembra que os remixes devem ser a “oitava maravilha da música dançante” e não apenas uma melodia bonitinha. Não temos nada contra a música pop. Apenas nos preocupamos que o tempo passa e ainda não existe no país uma “atitude musical dançante contemporânea”! Afinal, muitas gravadoras, alguns produtores, remixers e DJs nacionais insistem em perpetuar uma fórmula musical simplória na produção de remixes - tecnologicamente fracos - para tocar numa pista de dança “bombada” e repleta de canções  internacionais festivamente remixadas e super dançantes que satisfazem a todos os gostos.

Repetindo: - Se de um lado temos um remix brasileiro “simplório”, do outro vemos um público freqüentador de danceterias, clubes, raves e festas agitadas por remixes maravilhosos de artistas internacionais! Então seria importante que muitos produtores brasileiros estivessem mais atualizados com a "vibe" que agita os clubes e que faz o público se acabar de felicidade nas pistas!

O remix da música brasileira não pode ser inferior aos remixes festivos dos artistas internacionais!!!

A equipe do blog respeita a proposta da gravadora, o trabalho dos DJs, dos produtores, como também, agradecemos a cantora por possibilitar que a canção fosse remixada (nem todos os artistas permitem). Contudo não podemos deixar de registrar nossa frustração ao perceber que o resultado final do remix, como outros tantos remixes de vários artistas brasileiros, ficou na promessa e na tentativa de fazer alguma coisa dançante “só para ver no que iria dar. Não há mais tempo para tentativas e experiências. É preciso seguir a linha de qualidade dançante internacional para garantir sucesso e destaque no meio da multidão artística. Só então depois de garantir o pão de cada dia e cativar a galera é possível fazer uma tentativa dançante diferente. Afinal, a música não vive apenas de arte! 
O remix não pode ser tratado como se fosse uma “tentativa de fazer alguma coisa dançante, só para ver no que vai dar”.

Tanto o dj, quanto produtor e o cantor precisam ter atitude. É necessário convencer e ter uma posição artística com expressividade, conteúdo e comprometimento. Essa história de fazer um remix fraco para tapar buraco e preencher formalidades do mercado não convence mais ninguém!

Se for um remix voltado para contemplar a proposta do conceito de lounge e chill out, esqueça tudo o que você acabou de ler. Mas lembre-se: 

 - Até quando os artistas, produtores e djs brasileiros irão permanecer em “banho maria” quando possuem talento suficiente para agitar um caldeirão”???!!!

O tempo passa, a idade avança e  muitos consumidores do Brasil ainda esperam pelo festerê de remixes brasileiros que na grande maioria são inexpressivos e ficam apenas na tentativa de alguma coisa!!!!!!!!!!!!!!!!!

Para ouvir a versão original da música clique aqui! 

Para ouvir o remix da canção e ter suas próprias conclusões, clique aqui! O nome correto do remix é (Cuca´s pop).

Nas imagens abaixo você pode ver o single promocional simples editado com apenas a versão original da canção que também aparece no álbum "Marítimo" lançado em 1998.




* Não há registro que este single tenha sido editado em vinil. 

*** Agradecimento especial ao colecionador Andrei de Souza por ter fornecido gentilmente as imagens para ilustrar o tópico musical de hoje. 

 

Um comentário: