segunda-feira, 28 de abril de 2014

Dj Renato Ratier - Black Belt (álbum)

Capa

Em 2013 chegou ao mercado musical brasileiro o trabalho do DJ e produtor Renato Ratier. Ao todo são 17 faixas que apresentam uma composição melódica voltada para vários gêneros e subgêneros eletrônicos que passam pelo house, deep house e techno. Neste trabalho autoral, o DJ  surpreende o público brasileiro ao apresentar texturas musicais sintetizadas que vão ao encontro do ambiente sonoro utilizado atualmente pela cena eletrônica mundial. 

É importante explicar que em parte do Brasil, não é comum uma pessoa do interior ter acesso ou ter apreço pela vanguarda musical e moderna. Por mais desenvolvimento que certas pessoas tenham a possibilidade de alcançar, existe uma nebulosidade educacional que paira sobre a vida de muitas pessoas que nasceram no interior. É o que chamamos de "confusão educacional do tempo e do espaço". O qual, impede que o interior possa se desenvolver, incentivar ou acompanhar a evolução musical mundial.

Essa constatação pode ser vista com graça por algumas pessoas, mas é uma situação assustadora! Diversos brasileiros acreditam "ditatorialmente" que por morarem no Brasil, eles devem seguir apenas a linha musical do sertão do nordeste ou da Tropicália. Outros, por morarem na favela, pensam que devem obedecer ao "Funk". Já no Rio Grande do Sul, os tradicionalistas chantageiam parte do povo gaúcho que - apenas por serem gaúchos - são obrigados a cultivar as raízes da tradição do pampa, numa verdadeira escravidão musical interiorana para satisfazer o ego dos fazendeiros do passado. Por isso, mesmo estando no século XXI, quando ouvimos um trabalho musical contemporâneo e que tenha sido produzido por um filho de fazendeiro nascido no interior do estado de Mato Grosso do Sul!!? Sem dúvida,  é uma grande surpresa!!!

Renato Ratier( imagem reprodução)

Black Belt foi lançado pela gravadora D.Edge records e mostra uma combinação musical singular, inteligente e desapegada aos ritmos dançantes convencionais. Entre várias melodias, o destaque do álbum vai para as canções “Jamaicanese”  “Teatime”, “Keymono” “Kung Fu´n´k” 
A equipe do blog recomenda! 

O álbum apresenta as seguintes canções:

01. Love me tokio
02. Kissu
03. Jamaicanese
04. Kozaboa
05. Midnight sun
06. Miss stereo
07. Teatime
08. Temple talent
09. Chakomigo
10. Gueixa star
11. 3-bulls
12. Keymono
13. Black belt
14. Readlight
15. Fetisshu
16. Kataí
17. Kung fu’n’k

* Este álbum teve a distribuição mundial organizada pela gravadora Kompakt. Foi lançado em vinil, CD e no formato digital.

** Para a felicidade dos fãs e da galera eletrônica, acabou de chegar ao mercado o álbum de remixes de Black Belt, mas esse assunto fica para depois....

Nenhum comentário: