segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Jorge Vercillo - Monalisa remix (Single promocional - Item de colecionador)

Capa

Parte do Brasil em sintonia com o desenvolvimento musical, adora um trabalho melódico bem elaborado, com boa composição, bons cantores e um ótimo elenco de apoio na produção de uma canção. Em 2003, foi distribuído pela gravadora EMI, o Cd single remix promocional do cantor Jorge Vercillo, para a música “Monalisa”.
Jorge Vercillo / reprodução
Contracapa

O single valoriza um trabalho de grande sucesso na carreira do cantor, ao apresentar remixes produzidos pelo Dj Memê. Aliás, o remix principal (Memê´s Disco mix), aparece em meio a mudanças no mercado, com um melhor entendimento sobre as características da Dance music e os demais ritmos e subgêneros da música eletrônica - no mundo inteiro. Tudo isso, ilustrado na virada do século e a chegada do novo milênio. A canção original, possui referências da música pop contemporânea adulta. Os remixes destacam influências do House e da Disco music. Recomendamos! 

O single remix registra as seguintes versões:

1- Monalisa – Versão álbum 3´40
Análise: Versão álbum é igual a versão original.

2- Monalisa – Memê´s Disco radio 4´01
Análise: Para a felicidade do público, fãs e colecionadores de remixes, essa versão também aparece como faixa bônus no álbum “Livre”, que foi lançado oficialmente pelo cantor em 2003. O remix é bem dançante – do jeito que a galera gosta!  A versão foi editada para tocar no rádio e como já mencionamos, o remix assinado pelo Dj Memê, está repleto referências da House music.

3- Monalisa – Memê´s Disco mix 6´33
Análise: Temos aqui o remix principal, que é igual a versão anterior, mas com mais tempo de duração - o que é muito bom para a pista de dança! Contudo, por diversos motivos + a péssima distribuição do single, acabaram prejudicando o acesso dos Djs ao remix. Dessa forma, a versão foi pouco executada nos clubes, infelizmente.

4- Monalisa – Disco Beatz 8´25
Análise: Essa faixa não é cantada e praticamente reproduz a base instrumental utilizada para formatar o remix principal.

5- Monalisa – Instrumental mix 4´01
Análise: Outra remixagem igual a versão (Memê´s Disco radio), mas totalmente instrumental. Ótima pra curtir!
CD

* Não há informação que o single tenha sido editado em vinil 12”. 

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

TRASHMIX - parte 01


Nem todos os remixes brasileiros, que foram lançados ou distribuídos ao longo dos últimos 30 anos no país, serão postados pelo blog de forma individual. Entretanto, realizamos um mutirão para reunir imagens, que marcam o registro desses trabalhos. Para evitar especulações, a equipe do blog fez uma lista de razões, justificando a não postagem individual dos remixes:

- Remixagem fraca e de qualidade simplória,
ou
- Conceito musical não convenceu,
ou
- Artistas desconhecidos do grande público,
ou
- Proposta melódica confusa, cafona e brega,
ou
- Falta de comprometimento do artista e da gravadora,
ou
- Canções religiosas na pista de dança não vale,
ou
- Remix excessivamente  interiorano/bairrista,
ou
- Boybands/cantores passageiros/modismos e oportunistas,
ou
- Público consumidor apático.

A lista é variada e será dividida em diversas partes. Na postagem de hoje temos alguns remixes:

- Copacabana Beat – Embala Ê remix  (Cd promo)
Sony music
Ano ?
Capa
Contracapa 

Embala E (remix) remixado  por Humberto Melo

- Rodrigo Sha – Remixes Vol. 1 (Cd promo)
Warner music / i Records
Ano ?
Capa
Contracapa 

1- Só dá vontade de viver (Sambete mix)  remixado por Marcelinho da Lua
2- Multidão (Classic mix) remixado por Nado Leal e Fabio Santana
3- Trem (Sunset mix)  remixado por Erick Paredes
4- Sol na vida (Chakras mix) remixado pelo Dj Jonas Rocha
5- Se você jurar (Versão álbum) não é remix
6- Só dá vontade de viver (Cru mix) produzido por Rodrigo Sha

- Rosana (Cd álbum)
Movieplay do Brasil
Ano 2003
Capa
Contracapa 

O Amor e o poder (remix) remix não creditado

Sandy & Júnior - Words are not enough remix (Cd promo)
Universal music
Ano 2002
Capa
Contracapa

1- Words are not enough – Spanish Fly remix
2- Words are not enough  - Full Phatt remix

- Leandro Lehart  - Valeu Demais remix (Cd promo) (participação especial da cantora Alcione)
Universal music
Ano ?
Capa
Contracapa

1- Valeu Demais remix
2- Valeu Demais Black remix
3- Valeu Demais European remix

KLB – Ela não está aqui (baby) remix (Cd promo) remixado por Rodrigo Kustler e Fábio Tabach
Sony - Columbia
Ano 2000
Capa
Contracapa 

1- Ela não está aqui (baby) Hitmakers radio edit
2- Versão ao vivo (não é remix)
3- Ela não está aqui (baby) Extended mix 

* Em breve será divulgada a lista de remixes Trash volume 2.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Top Beats vários + remix (compilação promocional)

Capa

Hoje destacamos mais uma compilação desconhecida do público. É a coletânea Top Beats, que foi lançada em 2006, junto com a edição número 57 da revista da rádio Transamérica.
Contracapa

A compilação apresenta oito canções e três remixes, do elenco artístico das gravadoras WEA e ST2 music. Digamos que....(pausa para pensar)... o resultado final das músicas se enquadraria no lado B do disco. Isto é, tanto no estilo musical do Rock, Pop, Poprock ou Eletrônico, as músicas não surpreendem. As canções são básicas e a coletânea vale pelo registro. Só isso! 

A compilação registra as seguintes faixas

1- Reza vela (versão original) -  O Rappa
2- Lavanta-te (versão original) - Deeper & Pacific feat. Luiz Marian
3- Toda noite (Dj Mystical vs Marcio S remix) - Benzina A.k.a Scandurra
4- Favorite song (versão original) – Echo Sound System
5- Cuidado (versão original) – Barão vermelho
6- Latin funk (versão original) – Ari Borger
7- Férias (Deeper & Pacific remix) – Veiga e Salazar
8- Samba do alemão (Dj Mystical remix) - Playboy Beats
CD

* Não! Essa compilação nunca.... (será) lançada em vinil! 

domingo, 4 de outubro de 2015

Daniela Mercury - O canto da cidade remixes (Single importado - Item de colecionador)

Capa

Na época de lançamento do disco, a equipe do blog nunca ouviu o remix da canção O canto da cidade, ser tocado no rádio e raros foram os Djs brasileiros, que tocaram a versão dançante nas festas e nos clubes. Até mesmo, naqueles programas de rádio direcionados ao público dance, não houve a divulgação do remix nem por curiosidade. Também pudera! Os remixes oficiais da canção O canto da cidade, não foram editados no Brasil. O single em vinil 12” remix, foi lançado pela gravadora SONY - em 1993 na Europa, América do Norte e em alguns países na America Latina. 
Daniela Mercury / reprodução

No início da década de noventa, a música pop brasileira continuava em transformação. O “rock total” de grande sucesso nos anos 80, já não era mais tão atraente aos ouvidos da juventude, que buscava novos ídolos – independente de estilo musical.  A MPB tinha o seu clubinho fechado e longe de modernidades. As periferias do país – musicalmente abandonadas e excluídas, se viravam do jeito que dava. Isto é, de acordo com o desenvolvimento educacional que tinham acesso e interesse, bem como, de acordo com as possibilidades financeiras. Na esfera rural, representantes do campo defendiam o território levantando o escudo de defesa dos ritmos regionais saudosistas repletos de romantismo piegas. Uma situação orquestrada por atitudes de pessoas, que estavam presas na concepção cultural do passado, na simploriedade da vida, no sofrimento e na satisfação de agir dessa forma, apenas. 

Coisas do tipo: Para entrar no céu o importante é ser simples. Afinal, pessoas sofisticadas não poderão entrar no céu..... (Típico pensamento social de alguns brasileiros que confundem educação com religião) Ou seja, se as pessoas irão entrar no céu é por elas terem praticado boas ações e não pelo fato de serem pessoas simples, apenas!   

Piegas: O termo "piegas" é normalmente aplicado a uma pessoa sentimental e que se emociona com facilidade. Um indivíduo que passa a vida se lamentando ou se queixando de tudo o que acontece ao seu redor. 

Contracapa

Muitas vezes, alguém poderá ter a impressão, que o Brasil vive numa bolha musical particular – esse entendimento não está totalmente equivocado! Na prática, o Brasil vive a sua história de acordo com seu desenvolvimento intelectual. Com algumas exceções, o país cultiva um ambiente formado por músicos e por grande parte da população de conhecimento raso. Onde a tecnofobia, a preguiça, a confusão de sentidos e a falta de esclarecimento dominam. Podemos perceber, que o Brasil tenta exportar um produto musical, ignorando o fato que os consumidores de uma parte do planeta, já estão sofisticados e educacionalmente desenvolvidos.

Pesquisadores apelidaram essa situação de vencer o público no cansaço – ou seja, muitos líderes culturais, nos mais diversos setores artísticos, defendem que é assim que nós somos (simplórios) e assim devemos agir de forma constante! Algo parecido com a atitude dos tradicionalistas lá no estado do Rio Grande do Sul! Os quais boicotam o desenvolvimento musical, sem se preocupar com qualquer tipo de questionamento, enquanto a  população acaba sendo doutrinada para se contentar com migalhas, pensando que é o suprassumo! Lamentável.....
Detalhe da contracapa do single

Portanto, resumindo o ambiente musical brasileiro descrito no parágrafo anterior, a canção “O canto da cidade” da cantora Daniela Mercury, se tornou um megassucesso nacional em 1992/1993. Naquela época, uma parte do público já estava enjoado com a atitude roqueira pós anos 80. Ao mesmo tempo em que o regionalismo rural se fortalecia, muitas pessoas ficaram indiferentes com a obviedade poética da MPB e na falta de desenvolvimento, permaneciam distante dos beats eletrônicos. A musicalidade urbana nas periferias, não convencia a população e a classe midiática do centro do país, passava as férias no nordeste brasileiro (terra natal do Axé Music).

Ascensão da Axé music no Brasil

O movimento musical do Axé Music era sucesso na região nordeste do país e apesar de ter sido criado na década de 80, somente a partir da década seguinte (com a ajuda da mídia brasileira), conseguiu chegar ao estrelato. Na prática, profissionais da mídia que passavam férias na região, procuravam algo que fosse atrativo, empolgante e diferente para ser mostrado nas grandes redes de TV. Então, unindo o útil com o agradável, parte da mídia acostumada com festas de carnaval, ficou deslumbrada com a vibração sonora da região e acabou projetando as novidades musicais para o Brasil inteiro. Dessa forma, a cantora Daniela Mercury junto com outros artistas como: Olodum, banda Cheiro de Amor, Araketu, banda Eva (Ivete Sangalo), Carlinhos Brown, Chiclete com Banana, Márcia Freire, banda Mel, Asa de Águia, Netinho, Luiz Caldas, Timbalada, Margareth Menezes, Reflexus entre outros, se tornaram a nova cara da música popular do país. É importante lembrar, que no meio musical existe uma regra que afirma: "Vence o artista ou estilo musical que conseguir reunir o maior número de pessoas a seu favor, como se fosse um político!"

OS REMIXES...

O single apresenta doze faixas e onze remixes. Uma das características mais legais dos remixes é que as versões fogem do contexto original, ao reconstruir a melodia, proporcionando uma nova perspectiva musical da canção. O conceito melódico utilizado pelos djs e produtores Roger Sanchez, Direct Hit e Murk Boys, contempla referências da House music, com nuances – é claro – de Tribal House, Latin House e da Italo house. Quando a equipe do blog começou a procurar na internet o áudio dos remixes, para ilustrar a postagem, ouviu gargalhadas e comentários dizendo: - Imagine se você vai conseguir um remix produzido há 23 anos?? É verdade, não conseguimos localizar o áudio de todos os remixes, mas de alguns, sim!

Lembramos aos leitores de primeira audição, para não se assustarem com os remixes, pois eles registram uma época bem diferente das produções atuais.  

O single duplo em vinil 12” possui as seguintes versões:

LADO A
A1 O Canto Da Cidade (Radio Mix) 4:33
A2 O Canto Da Cidade (Ultimate Club Mix) 6:54

LADO B
B1 O Canto Da Cidade (Murk Boys Miami Mix) 4:35
B2 O Canto Da Cidade (Original Version) 3:22
B3 O Canto Da Cidade (Ultimate Dub) 6:48

LADO C
C1 O Canto Da Cidade (Radio Groove) 3:33
C2 O Canto Da Cidade (NU Solution Dub) 6:06
C3 O Canto Da Cidade (S-Man's Tribal Bonus) 5:07

LADO D
D1 O Canto Da Cidade (Murk Boys Habana Mix) 5:03
D2 O Canto Da Cidade (Direct Groove Mix) 5:40
D3 O Canto Da Cidade (Oscar G's Dope Mix) 3:35

* Não há registro que os remixes tenham sido lançados em CD.

** Na imagem seguinte podemos ver a capa do single promocional americano com os mesmos remixes apresentados pelo single comercial.
*** Justiça seja feita! Se a versão original empolgou o Brasil inteiro, infelizmente, os remixes não vibraram tanto quanto deveriam. Valeu pela tentativa......

**** Atenção! A imagem de capa do single com remixes, possui a mesma fotografia da capa do álbum original.