sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Paralamas do Sucesso - Ska remix (Single promocional - Item de colecionador)

Os Paralamas do Sucesso em 1984 / Reprodução

Em virtude da confusão de interpretação de leitura de alguns brasileiros que ainda não sabem a diferença entre streaming (plataforma para ouvir arquivos de áudio ou vídeo) e downloading (link para baixar arquivos de áudio ou vídeo sem autorização), estamos repostando a resenha do single da canção “Ska”, da banda Os Paralamas de Sucesso.

Recentemente, o blog foi alvo de denúncia de pirataria, pela interpretação equivocada de estar divulgando a canção em downloading.

Na verdade, para quem ainda não percebeu, o Brasilremixes possui o layout da página igual ao layout dos blogs de compartilhamento de músicas piratas. Talvez por esse motivo, o blog tenha sido alvo de denúncia. Quando na verdade, no lugar do downloading estava um link de streaming direcionado ao Youtube para que os leitores do blog pudessem ouvir as canções. Só isso! 

A estrutura do blog é séria, mas a equipe optou por fazer uma brincadeira. É como se vestir de diabo sem ser o diabo. Ou como se vestir de pastor sem ser pastor de igreja. Mas pelo visto, houve leitores que não entenderam. Enfim, refazendo a postagem, segue a resenha originalmente divulgada em em 2012.

O blog Brasilremixes  mostra o que a maioria dos artistas e suas gravadoras não informam aos fãs e ao público consumidor. Para confirmar essa constatação, basta dar uma olhada na qualidade dos sites dos artistas brasileiros em geral. A valorização e preocupação com o trabalho o artístico é tão superficial, que muitos cantores/bandas não possuem uma página na internet, ou o endereço está abandonado, ou muitos daqueles que possuem as informações, apresentam conteúdo simplório. (sic)

Hoje relembramos o single promocional da música “Ska” da banda carioca Os Paralamas do Sucesso. Este single se transformou num item de colecionador,  pois foi editado em vinil 12” na cor amarela e distribuído para algumas emissoras de rádio, pela gravadora EMI Odeon, em 1984. Tanto na época de lançamento quanto nos anos posteriores, a música fez sucesso e quase sempre tocava no play list nacional de muitas festas e casas noturnas espalhadas pelo país. Este single traz a canção “Ska” na versão original e na versão longa (long version).

Origens 

É importante saber que na concepção inicial do formato de remix, a versão da melodia com maior duração da versão original, era muitas vezes chamada de remix. Na verdade, diversos remixes de músicas brasileiras produzidos na década de 80 nada mais eram do que versões mais longas da melodia original. Atualmente a conotação dançante para o remix é outra, mas a maior parte do público brasileiro precisou de um tempo para assimilar esse entendimento. Afinal, não foram os brasileiros que inventaram a proposta do remix. Os artistas apenas seguem uma brincadeira importada de outras civilizações.  

Pesquisadores informam que o conceito de remixagem musical surgiu na década de setenta. Naquele período, a estética do remix foi impulsionada pelos hits da Disco-music americana, onde alguns DJs que agitavam a galera nas discotecas não gostavam de repetir a mesma música várias vezes durante a festa. Para resolver essa situação, Djs e produtores começaram a editar alguns singles promocionais com as músicas de maior sucesso. As canções eram transformadas em versões mais elaboradas e com um tempo de duração maior. A melodia original que tocava nas rádios possuía um formato reduzido de dois a três minutos de duração. As versões “ditas remixadas e dançantes", eram mais longas e possuíam de cinco a dez minutos de duração, para que a galera pudesse curtir e dançar a melodia por mais tempo. A solução evitava que os DJs tivessem que repetir a mesma canção durante a festa.

 O single apresenta as seguintes versões: 

LADO A 
1- SKA - versão original 2´30

LADO B

1- SKA - versão longa 3'59


* Na época de lançamento desta canção, um dos destaques foi a ótima performance do baterista João Barone.

** A versão apresentada no lado B do disco também é popularmente conhecida como versão remix.

*** Com sorte é possível comprar este single em sebos, lojas de discos usados, com DJs aposentados, colecionadores ou talvez entrando em contato com alguma emissora de rádio no Brasil que encerrou suas atividades.

****Agradecimento especial ao DJ Carlos Pereira por ter fornecido as imagens para ilustrar a postagem.

7 comentários:

Luiz Cláudio Casado disse...

Parabéns pela iniciativa. Sou colecionador, DJ, radialista, trabalhei em diversas gravadoras no Brasil e somente agora descobri um site sobre o que foi produzido no Brasil em versões remixadas.
Se precisar de alguma informação, por favor, entre em contato. Talvez possa ajudar compartilhando informações, fotos de 12", CDs e LPs. Obrigado!

12345 disse...

Olá ilustre desconhecido, a equipe do blog informa que está interessada na sua colaboração e a troca de informações podem ser feitas através do e-mail: brasilremixes@bol.com.br. Ficaremos no aguardo e desde já agradecemos! Um grande braço da equipe do Brasilremixes!

Luiz Cláudio Casado disse...

Meu nome é Luiz Claudio. Para colaborar preciso saber o que deseja compartilhar. Quais 12", CDs com versões remixadas desejam saber?
Poderei enviar fotos se for o caso.
Obrigado!

Luiz Cláudio Casado disse...

Meu nome é Luiz Claudio. Para colaborar preciso saber o que deseja compartilhar. Quais 12", CDs com versões remixadas desejam saber?
Poderei enviar fotos se for o caso.
Obrigado!

Unknown disse...

Parabéns pelo blog. Muito bommmmmmmmm!

Blog do Luis Gibi disse...

Eu tenho duas versões em wav dessa musica dos Paralamas

Anônimo disse...

Oi! Estou atras dessas versoes faz tempo, vc poderia compartilhar comigo? Gasparmuniz@me.com