quinta-feira, 3 de março de 2022

Tim Maia - Do leme ao pontal remix (Single vinil 10" - Item de colecionador)

Capa

Especialistas e teóricos afirmam que no tempo atual, é necessário colocar as referências musicais maravilhosas do passado dentro de uma caixa, e não utilizá-las para comparar com os remixes apresentados pela nova geração. Se esse exercício não for feito, as pessoas do passado (década de 70/80/90) que estão ligadas com a atualidade musical, nunca irão gostar das músicas ou dos remixes feitos no atual momento. A equipe do blog sabe que é difícil, mas é necessário fazer essa reflexão para poder acompanhar a realidade musical do nosso tempo.....mas.........

Porém, esse não é o único ponto de vista para ser analisado. No meio do caminho também existe outro detalhe importante relativo a nova geração de Djs e produtores; Isto é, independente da tecnologia disponível e da habilidade pessoal - artistas, djs e produtores da escola passada (década de 70/80/90) - tinham que dar “sangue” nas suas produções e remixagens, para serem aclamados e respeitados!

Mas, para nossa surpresa, percebemos que parte da nova geração, está produzindo remixes de forma superficial e limitada. O resultado de muitos trabalhos atuais acabou ficando sem graça. Então, é óbvio que – dessa forma - não haverá todo o sucesso esperado do público em torno dos novos djs - como ocorreu no passado.

Para complicar a história, também existe um terceiro detalhe importante nesse assunto, que se refere a uma parte do público que pouco colabora. Pois o seu conhecimento musical também é raso e com o passar dos dias, a velha escola abandonou o barco e a nova geração (sem estudo/experiência musical) acabou adotando uma superficialidade sonora e fraca em todos os estilos.

Remixes que representam uma feijoada sem tempero...

Para quem não entendeu o que estamos querendo dizer, vamos utilizar um exemplo bem prático. Imagine que o remix seja como um remédio e dadas as proporções, os remixes de sucesso produzidos nas décadas e 70/80/90 do século passado, eram remixes originais, criativos, empolgantes, divertidos, festivos e até inesquecíveis......Ok. Então observamos que após a virada do milênio, grande parte dos remixes produzidos pela nova geração de djs brasileiros, lembra uma feijoada fria e sem tempero. Onde o remix está mais voltado para um medicamento genérico e superficial do que para um remix TOP! propriamente dito!

Vamos deixar essa reflexão para os leitores fazerem e no decorrer das postagens que serão feitas durante o ano,  retomaremos esse assunto.

Contracapa

Em 2021 foi lançado no mercado, o single da canção Do leme ao pontal do saudoso cantor Tim Maia. Editado em vinil 10” de forma independente com o patrocínio de uma indústria de bebidas, o single apresenta a versão original e três remixes assinados por BADSISTA, NEPAL & FISKAL, e DJ NUTS

É importante saber que o advento dos remixes sem querer, acabou criando uma alternativa de sobrevivência, de fôlego e de lembrança estendida para diversas canções de vários artistas, em um setor com o prazo de validade cada vez menor e ainda por cima, mega competitivo, diante de novas e infinitas opções musicais.

Porém, o que era pra ser uma lembrança divertida - para alguns ouvintes - a releitura de um dos sucessos do cantor acabou ficando simples demais. Aqui, voltamos ao que foi escrito no primeiro parágrafo dessa resenha que fala sobre a necessidade de colocar as “referências musicais maravilhosas do passado dentro de uma caixa”, para conseguir acompanhar a realidade musical atual. Entretanto a equipe do blog tem constatado que parte da realidade atual dos remixes brasileiros está apresentando menos que o óbvio! Então fica essa reflexão para ser feita.

Este single registra as seguintes faixas: 

LADO A 


1- Do leme ao pontal (versão original)
2- Do leme ao pontal (versão remix Badsista)


LADO B

1- Do leme ao pontal (versão remix Dj Nuts) 
2- Do leme ao pontal (versão remix Neskal) 


* Para ouvir os remixes, lá no youtube tem.

** Para comprar é preciso acessar as plataformas digitais de sua preferência que comercializam música. 

*** Quem deseja ter um exemplar físico do disco, é necessário entrar em contato com lojas que vendem artigos musicais pela internet.

Nenhum comentário: