Capa
De
acordo com especialistas na área de entretenimento, essa canção se enquadra
naquele grupo de melodias que fazem parte do "respiro".
-
Respiro? O que quer dizer com isso?
Trata-se
de uma melodia de um determinado estilo musical, feito para contemplar/agradar/representar
a um tipo de consumidor bem específico. Entretanto, quando a canção ultrapassa
fronteiras e faz sucesso além do público direcionado, significa que a sociedade
está aberta a novos conceitos musicais ou que está saturada com a repetição melódica, e procura um pouco de alívio para os ouvidos.
Esse
fenômeno, pode explicar porque certas canções envolvidas com um aparato teatral ou
exótico, acabam chamando mais atenção do que outras musicas melhor elaboradas. Segundo psicólogos, esse tipo de comportamento é algo normal nos
seres humanos e o blog do Brasilremixes, é um dos poucos sites
musicais a mencionar essa situação em suas resenhas. Dizem que o artista pode
fazer a melhor música do mundo, mas se em determinado momento o público estiver
enjoado, tenha certeza, o artista não vai alcançar o sucesso pretendido e sua
carreira poderá se transformar numa loteria repleta de tentativas.
Pausa X Cansaço
Em
todas as décadas na cena musical brasileira ocorreram exemplos semelhantes. Rock,
Poprock, MPB, Pagode, Samba, Dance, Axé, Hip Hop, Rap, Bossa Nova, regionalismos,
folclore, música Clássica, estilos eletrônicos variados e demais gêneros
musicais, já passaram ou irão enfrentar o mesmo problema. Ou seja, sob o ponto
de vista musical do público consumidor, não significa – necessariamente – que
uma determinada melodia bem produzida seja ruim; mas se ela não fizer sucesso, pode
sugerir que o público está cansado da mesma estética e procura outras possibilidades
de entretenimento musical. Esse fato, mesmo que passageiro, pode justificar o
sucesso de determinadas canções em ambientes musicais com públicos diferentes.
Para
ilustrar essa situação, estudiosos observam que vários artistas, “fora
do padrão ditado pelo mainstream”, sacudiram os clubes e emplacaram diversos hits nas pistas de dança. Kaoma - Lambada, Proyecto uno – Está pegao/ El tiburóm, Lou Bega –
Mambo Number 5 , Tarkan – Simarik, Los del Rio – Macarena, Khaled - El Arbi, OMC
– How Bizarre, Brazil attacks – É o tchan, Mercosur – Carnavalito e até Tic, Tic
Tac da banda Carrapicho, compõem a rede de canções surpresas, que seduziram parte do gosto do musical dos consumidores. Entre os exemplos atuais, poderíamos citar o caso do cantor Michel
Teló com a canção “Ai se te pego” e Gustavo
Lima com a música “Balada (Tchê Tcherere
Tchê Tchê)”. Ambas, atingiram o sucesso internacional.
Não!
Não vamos misturar o assunto com as Spice girls, os Backstreet boys, Britney
Spears e artistas semelhantes. Nosso exemplo segue uma linha direcionada aos
conceitos musicais praticados no interior, na periferia e no folclore popular.
Os quais, de certa forma, acabaram fazendo grande sucesso comercial no ambiente
urbano. Portanto, o fenômeno das Spice girls, dos irmãos Hanson, dos Backstreet
boys, da Britney Spears e boybands da vida, já são produtos urbanos e se incluem
em outro tipo de categoria.
Banana Business
Há
20 anos, o grupo Carrapicho surgiu no
cenário musical tupiniquim, como representante da turma do folclore e do regionalismo da
região norte do Brasil. A canção “Tic, Tic
Tac” foi originalmente gravada pelo grupo folclórico Boi Garantido, mas em 1996
caiu nas graças de produtores musicais europeus e se tornou um grande sucesso
internacional. A melodia ganhou diversos singles e remixes editados em vários
países e virou Top-hit comercial entre 96/97.
Entre os singles e os discos promocionais da canção Tic, Tic Tac que foram oficialmente lançados, a equipe do blog vai ilustrar apenas os mais importantes:
Nos
Estados Unidos foi lançado em 1996 um single editado em vinil com as seguintes
versões:
Capa
A - Tic Tic Tac (Rosabel Tiki-Tiki Dub) 11´41
B1 - Tic Tic Tac
(Rosabel House Mix) 8´41
B2 - Tic Tic Tac
(Mardi Gras Cha Cha Mix) 7´07
C1 - Tic Tic Tac
(Bang Da Drum Mix) 7´00
C2 - Tic Tic Tac
(Bang Da Drum Dub) 7´00
D1 - Tic Tic Tac
(Play Hard House Mix) 6 ´14
D2 - Tic Tic Tac
(Batucada HNRG Mix) 4´30
Nos
Estados Unidos foi lançado um outro single promocional editado em Cd com os seguintes
remixes:
Capa
Contracapa
CD
1- Tic Tic Tac (6
Nylon Radio Edit) 3´41
2- Tic Tic Tac
(Rosabel Radio Edit) 3´49
3- Tic Tic Tac
(Calderone Radio Edit) 3:45
4- Tic Tic Tac
(Original Radio Edit Spanish) 3´23
5- Tic Tic Tac
(Rosabel Tiki Tiki Dub) 11´43
6- Tic Tic Tac
(Rosabel House Mix) 8´43
7- Tic Tic Tac (Bang
Da Drum Mix) 7´00
8- Tic Tic Tac (Play
Hard House) 6´15
9- Tic Tic Tac
(Batucada NRG Mix) 4´32
Em
1996/1997 foi editado no Brasil um Cd single com remixes do Dj Cuca apresentando
as seguintes versões:
Capa
1- Tic Tic Tac (Dance
Cool Mix) 3´40
2- Tic Tic Tac (Ska
Reggae Mix) 3´40
3- Tic Tic Tac
(Eurodance Remix) 4´50
4- Tic Tic Tac
(Eurodance Edit) 3´30
5- Tic Tic Tac
(Underground Remix) 4´30
6- Tic Tic Tac
(Underground Edit) 3´30
7- Tic Tic Tac (Club
Mix) 4´54
8- Tic Tic Tac (Album
Version) 3´35
Na
Italia foi editado em 1997 um single vinil 12” apresentando as seguintes faixas:
Capa
Contracapa
A1- Tic, Tic Tac (M2
Remix) 4´48
A2- Tic, Tic Tac
(Cuban Remix) 4´40
B1- Tic, Tic Tac
(Club Mix) 4´50
B2- Tic, Tic Tac
(Single Edit) 3´17
No
continente Europeu foi lançado um Cd single com quatro remixes apresentando uma
cantora chamada Chilli (???):
Capa
CD
1- Chilli Featuring
Carrapicho / Tic Tic Tac (Radio Edit 1) 3´45
2- Carrapicho
Featuring Chilli / Tic Tic Tac (Radio Edit 2) 3´45
3- Chilli Featuring
Carrapicho / Tic Tic Tac (Club Mix) 6´50
4- Carrapicho
Featuring Chilli / Tic Tic Tac (Copacabana Drive Mix) 6´46
O
mesmo single também foi distribuído na Europa de forma promocional, mas com a imagem de capa diferente:
Capa
Contracapa
CD
Na
Alemanha o Cd single editado 1997 ganhou uma capa azul e as mesmas versões que
o single editado na Europa:
Capa
Contracapa
CD
1- Chilli Featuring
Carrapicho / Tic Tic Tac (Radio Edit 1) 3´45
2- Carrapicho
Featuring Chilli / Tic Tic Tac (Radio Edit 2) 3´45
3- Chilli Featuring
Carrapicho / Tic Tic Tac (Club Mix) 6´50
4- Carrapicho
Featuring Chilli / Tic Tic Tac (Copacabana Drive Mix) 6´46
O Brasil, os índios,
a confusão e o descaso.
A
equipe do blog Brasilremixes seria covarde ao falar da canção do grupo
Carrapicho, fingindo que está tudo bem e que a vida é normal. Mas não está e
nunca esteve normal em se tratando do Brasil.
Podemos
afirmar que o povo brasileiro vive uma confusão ideológica/educacional. Essa
história de concentrar a maior diversidade étnica e cultural do mundo fez com
que o país perdesse o foco. Ao longo dos anos as pessoas observam de forma
passiva, os seus representantes musicais serem transformados em artistas de gueto.
Cada estado do Brasil inventou o seu folclore musical particular e a população
distraída faz de conta que aceita sem ter opção/conhecimento, e principalmente –
sem ser consultada! Caminhando pelas ruas no país é fácil perceber que não
existe um folclore único. A unidade cultural do povo, além de
ser superficial, (o Brasil não conhece o Brasil) começa onde algumas redes de televisão
mostram a cultura que lhe convém, de acordo com o entendimento educacional que
possuem e de acordo com o dinheiro com que lhe pagam para divulgar as
informações. Tudo é mostrado sob o olhar atento da elite cultural dominante e dos patrocinadores que sustentam os donos da mídia.
- Como
a população gostaria de se ver representada?
- De
que forma a população gostaria de ser representada musicalmente?
Questionamentos sem respostas se tornaram frequentes. A cartilha do comportamento brasileiro
sugere que as pessoas que moram na região sul devem curtir a música que as
pessoas do sul acham interessante. Quem é da região norte deve prestigiar as
melodias produzidas na região norte, apenas porque moram nesse local e assim sucessivamente em todo o território nacional. Cada região (Norte/Nordeste – Centro – Sudoeste/Sul) defende que sua música e seus
artistas - comerciais ou não - são mais importantes que os outros. Para piorar,
o interesse cultural simplório e confuso das pessoas tem se transformado em narrativa com ares
de fundamentalismo musical. Tentar entender a musicalidade brasileira é como entrar
numa guerra e se deparar com vários conflitos e interesses em todas as esferas
sociais. Para isso, listamos alguns exemplos e situações mal resolvidas, que
prejudicam o desenvolvimento cultural do Brasil e alimentam o ego daqueles que se
acham mais fortes:
Música
de pessoas ricas X música de pessoas pobres
Música
de branco X música de preto X música de índio
Música
caipira X música urbana
Música
de brasileiros nacionalistas X música de brasileiros pluriculturais
Música
de diversão X música de protesto
Música
para pessoas tradicionais X música de pessoas modernas
Música
comercial X música underground
Música
de homem X música de mulher X música de gay
Música
de jovem X música de velho
Música
de pessoas desenvolvidas X música de pessoas atrasadas X musicas de pessoas
indiferentes
Música
religiosa X música profana (fenômeno mais recente)
A
babilônia cultural brasileira que era divertida se transformou num pesadelo, que vai além da competitividade! Para muitas pessoas envolvidas com a cena
musical tupiniquim, o assunto pode até ser visto como novidade. Mas, para a
equipe do blog, essa situação representa o quanto as pessoas são mentalmente
limitadas ao julgamento musical simplório do gostar ou não gostar e nem perceberam o tamanho da confusão ideológica do povo que está a seu redor.
* Agradecimento especial ao Dj Max que colaborou com a postagem de hoje!