sábado, 7 de março de 2015

Maurício Manieri – Bem querer remixes + Minha Menina remix (single promocional – Item de colecionador)

Capa

Existem algumas informações sobre cantores, cantoras e bandas brasileiras que os internautas só encontram no Blog Brasilremixes. O trabalho de hoje é um exemplo disso. Em 1999 o cantor, compositor e produtor Maurício Manieri divulgou promocionalmente um Cd single oficial de remixes para a música “Bem querer”, que também fazia parte do ótimo álbum chamado “A noite inteira”.  Vendendo mais de 500 mil cópias, o álbum de estréia do artista pegou carona na música pop comercial e chegou ao mercado em 1998 pela gravadora Abril Music.No ano seguinte, foram produzidos três singles promocionais com remixes das canções "Bem querer e Minha menina".

Contracapa

Além do remix da canção Bem querer, os singles trouxeram uma surpresa para fãs do cantor. Ou seja, devido ao enorme sucesso alcançado pela música “Minha menina”, os fãs foram presenteados com um remix "escondido" pra canção.

- Remix escondido? Como assim?

Um remix escondido é uma gíria popular para definir um remix “inesperado”, “um remix sem divulgação” ou um “remix caroneiro”.

- Remix caroneiro? Não entendi!?

Remix caroneiro é outra gíria popular para definir uma música de apoio, que não é a música principal de trabalho na divulgação do single remix. No exemplo de Mauricio Manieri, a chamada principal dos remixes do Cd foi feita para promover a canção “Bem querer”. Pois a música “Minha menina” já tinha feito sucesso satisfatório no passado.

- Porque as gravadoras fazem isso?

Simples! Jogada de marketing. No meio de tantos artistas e tantas canções nacionais e internacionais, a concorrência é grande e a população inocente – não percebe  - que é catequizada, para pedir sempre as mesmas canções, dos mesmos artistas. Dessa forma, para evitar o mimimi, o departamento de marketing da gravadora, distribui uma nova canção de forma promocional. Esse produto, tem o objetivo de relembrar aos radialistas, djs e o público, que determinado artista está lançando uma nova melodia. Simples!

Os remixes CD1, CD2 e CD3 

No Cd promocional que o blog vai chamar de CD1, foram disponibilizadas apenas as canções Bem querer, em (versão original) e Minha menina, na versão (G-Vô extended mix). O remix foi produzido por Paulo Jeveaux (leia-se Paulo G-Vô). A versão é um pouco mais empolgante que a melodia original, porém o remix não chegou a convencer a galera tanto quanto deveria. Vale pelo registro. 
Cd Single 1 - remix editado sem encarte

1- Bem querer - Versão original 3´59
2- Minha menina - G-Vô Extended mix 6´09


No Cd promocional que o blog vai chamar de Cd2, poderíamos dizer que, originalmente, a canção “Bem querer” possui uma vibração romântica com uma levada de Black Music e muito Soul (Versão original e Balada mix). Os outros dois remixes (Dance mix e Extended Version) são remixes comerciais e possuem uma estética que remete as festas em clima do anos 70 - com altas doses de Funk à la James Brown e uma atmosfera disco. Mas atenção! Não misture "Funk tipo James Brown" com "Funk carioca", pois a levada é diferente! Já o remix da canção Minha menina, também ficou simples. Digamos, que a versão apresentada neste single, seja apenas um pouco mais longa que a versão original. Só isso! Um outro detalhe importante do single é que (pra variar), a sequência das canções está impressa de forma errada com as seguintes faixas:

1- Bem querer – Dance mix 3´58
2- Bem querer – Extended version 5´33
3- Bem querer – Balada mix 4´08
4- Bem querer – Original version 3´58
5- Minha menina - Remix 6´09

A sequência verdadeira das canções no áudio do Cd é:

1- Bem querer – Original version 3´58
2- Bem querer – Dance mix 3´58
3- Bem querer – Extended version 5´33
4- Bem querer – Balada mix 4´08
5- Minha menina - Remix 6´09
Cd Single 2 - remixes editado sem encarte


O Cd promocional que o blog vai chamar de Cd3, apresenta seis versões da canção Bem querer e dois remixes da canção Minha menina. Os remixes (G-Vô radio mix e G-Vô extended remix) da música Bem querer são ótimos. Foram produzidos por Paulo Jeveaux e possuem o sample da canção "Celebration" da banda Chic.  As outras versões são iguais ao single anterior (Cd2). Além da música Bem querer, os singles promocionais (Cd2 e CD3) também trouxeram o remix da canção “Minha menina”, que foi assinado por Paulo Jeveaux. Nos três singles promocionais (Cd1, Cd2 e Cd3), as versões "Minha Menina remix" e "Minha menina G-Vô extended mix", são iguais. 
Cd Single 3 - remixes / editado com capa e contracapa

1- Bem querer – G-Vô radio mix 4´12
2- Bem querer – G-Vô extended remix 5´42
3- Bem querer – Dance mix 3´58
4- Bem querer – Extended version 5´33
5- Bem querer – Balada mix 4´08
6- Bem querer – Original version 3´58
7- Minha menina - G-Vô extended  mix 6´09
8- Minha menina - Original version 4´44

* Todos os singles promocionais foram distribuídos pela gravadora Abril Music em 1999. 

** Não há registro que todos os singles tenham sido editados em vinil 12”.

*** O remix da canção Minha menina (G-Vô extended mix), foi lançado comercialmente na coletânea de sucessos chamada Festa da Música volume 3 – Som Livre.

*** Agradecimento especial ao Dj Cláudio Soares por ter fornecido as imagens para ilustrar  a postagem de hoje. 

2 comentários:

Gabriel Batista disse...

Olá! Você poderia postar esse single para download. Agradeço!

Anônimo disse...

Olá, a equipe do Brasilremixes entende o seu pedido, mas informa que o blog não disponibiliza downloads.
Nós apenas organizamos didaticamente algumas informações para o público, a respeito dos remixes que foram editados de forma promocional por artistas brasileiros aos longo dos últimos 40 anos. Alguns singles postados aqui são ilustrativos e o blog não possui todos remixes, infelizmente.
É preciso garimpar junto as emissoras de rádio e alguns djs pelo Brasil, que talvez tenham recebido os Cds promocionais das gravadoras!