segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Titãs - O que remix (single promocional)

Capa 

Voltando para 1986, encontramos o single vinil 12” remix promo nº 39, da canção “O quê” da banda Titãs. Distribuído pela gravadora WEA/Warner, a produção e edição do remix foi assinado pelo dj Iraí Campos e por Tuta Aquino. A remixagem mantém as bases originais da canção e adiciona alguns efeitos eletrônicos de bateria e sintetizador. A versão também inclui uma segunda voz cantada ao estilo Rap e Hip Hop, pelo rapper americano que atende pelo nome de Raven T.

Imagem reprodução 

O tempo de duração da melodia também foi retrabalhado com a utilização de samples e alguns momentos instrumentais chamados no meio musical de “DUBS”. Os leitores do blog já sabem que “DUB” instrumental não tem nenhuma conotação com o “DUB” jamaicano! Certo!” Quanto ao nome do remix “Is it a dub?” (Isso é um dub?), que aparece na faixa dois do lado “B” do disco, pode ser entendido como uma brincadeira feita pela banda para questionar o público sobre o que realmente é um dub?!!

A versão original da música, com letra de Arnaldo Antunes, foi lançada no álbum de sucesso da banda chamado “Cabeça de Dinossauro”. O grupo Titãs trabalha com um estilo musical voltado ao poprock. Entretanto, algumas vezes está mais direcionado ao rock do que para o pop. Aliás, diga-se de passagem, muitos artistas brasileiros e parte da “velha” mídia tupiniquim, não gostam de música “pop” pelo fato do conceito musical ser considerado descartável. Porém, a equipe do blog lembra que tudo na música já sai de fábrica com o prazo de validade vencido. Afinal, em se tratando de melodia, tudo é renovado, reciclado, regravado, remixado...enfim!

Este single contém as seguintes faixas:

LADO A

1-Polícia – versão original 2´07
2-O que – remix extended version 6´40

LADO B

1-O que – remix radio version 4´30
2-O que – remix is it a dub? 4´20

* A canção “Polícia” também foi incluída neste single como parte de divulgação promocional do novo disco do grupo.

** Ao final dos remixes é possível ouvir o rapper dizendo: “Irai Fields” (fields em inglês significa “campos”), Tuta Aquino, Bobby G (Bobby Gordon engenheiro de som que participou da edição do remix) e Titãs.  

*** Pelos remixes apresentados para a canção, há quem diga que as versões estão mais voltadas ao estilo de dance americano tipo as musicas produzidas pelo cantor Prince!

**** Conta a história que o álbum ”Cabeça de dinossauro” foi considerado um divisor de águas do trabalho sonoro da banda, sendo aclamado pela crítica, pelo público e por vários artistas de seguimentos musicais diferentes. Já para a equipe do blog, o álbum é bastante expressivo, mas lembramos que o grupo Titãs apenas agiu de acordo com o desenvolvimento musical com que o mundo estava passando naquele momento.

6 comentários:

Samantha Fioruci disse...

show de bola dj esse promo

Millos Kaiser disse...

alguém tem para vender? favor escrever para milloskaiser@gmail.com

sAMU-K dJ disse...

Consegui esse single essa semana, junto com o televisão, tb single! Grande abraço a todos!

Ricardo disse...

so me falta em melhor qualidade a dub . otimo single .se alguem tiver ai para eu ouvir em boa qualidade. obrigado

Blog do Luis Gibi disse...

Eu tenho a versão O Quê [Dub Mix] em Flac

Anônimo disse...

Luis Gibi: teria com vc mandar para essa versão