quinta-feira, 7 de junho de 2012

Titãs - Televisão (single remix promocional 71 - Item de colecionador)



Capa
Essa música foi produzida pelo cantor Lulu Santos com direção artística do produtor Liminha. A versão original da canção segue o estilo poprock brazuca característico nos anos 80 com algumas influências da new wave. Ela foi lançada em 1985 pela banda Titãs que na primeira formação tinha nove integrantes, sendo eles, Arnaldo Antunes, Branco Mello, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Tony Belloto, Ciro Pessoa e André Jung que foi substituído por Charles Gavin.
Este single vinil 12” foi distribuído pela gravadora WEA (Warner) e apresenta a mesma música em ambos os lados para ser tocada em aparelhos com diferentes rotações (33 ou 45), pois nem todas as emissoras de rádio no Brasil eram  tão modernas assim. A
melodia original foi lançada no álbum que leva o mesmo título da canção. 

Lado A e B contém versões iguais
O remix feito pelo Dj Irai Campos não foge do conceito de remixes produzidos para várias  músicas brasileiras naquela época. Ou seja, mantém a base original, adiciona alguns efeitos eletrônicos simplórios, acrescenta sobreposição de vozes, inclui alguns toques de bateria diversificados para deixar a versão original por um ou dois minutos mais longa e com sorte - dependendo do Dj, do artista, da tecnologia disponível, da gravadora e do público – o remix poderia ou não receber alguns riffs de teclado. Mas nada tão empolgante quanto os sintetizadores da música “Jump” do Van Halen, por exemplo. Aliás, o remix para a maior parte das bandas brasileiras não poderia ser tão eletrônico para não prejudicar o conceito do grupo diante de um público de conhecimento limitado e massivamente doutrinado pela mídia para valorizar e enaltecer o  Rock n´roll. Afinal, naquele período, o passaporte para entrar no mainstream da música pop brasileira era imitar, quer dizer, era tocar igual ao conceito roqueiro internacional. E se fosse o estilo norte americano seria melhor ainda!

Pergunta: Mas diversos cantores e bandas roqueiras internacionais também faziam remixes na época?!!!

Resposta: Sim! É verdade. Porém essa parte musical era ignorada pela mídia e por parte do público brasileiro roquista! Sabe como é. A maior parte dos roquistas não dançavam, não frequentavam a noite, não se divertiam em danceterias ou clubes. Logo, não sabiam e nem se importavam com o que estava acontecendo musicalmente ao seu redor.  

 A maior parte dos roqueiros eram especialistas em rock n´roll. São pessoas em que o rock representa tudo e o os outros são o resto!  E atenção, nem vou entrar no fator sexual porque a discussão seria perda de tempo. Existem exceções, mas o mundo não vive de exceções. Todo mundo era doutrinado para fazer a mesma coisa, ouvir a mesma música e repetir o que outros fizeram no passado apenas para dizer:  "Eu também sei fazer igual!"

Para complementar esse assunto, no filme sobre a vida de Cazuza aparece a cena clássica do cantor em estado de fúria que destrói o quadro com disco de ouro adquirido pelas 100 mil cópias vendidas de seu trabalho musical e verbera em alto e bom som:  "100 mil pessoas ouvindo a mesma coisa!!" Logo, quando a equipe do blog BrasilRemixes comenta sobre “todo mundo fazendo rock n´roll” é justamente nesse sentido “doutrinado” de todo mundo fazendo a mesma coisa. Enquanto isso, o tempo passa e quando as pessoas ficarem velhas talvez perceberão o quanto tiveram uma vida musical limitada! Lamentamos!

Nota: Se comparado com outros grupos é bom lembrar que a banda Titãs foi bastante criativa em trabalhar musicalmente com a sonoridade eletrônica. Por fim,  foi feito o que era possível. 

* Este single vinil 12” não foi editado em Cd.

** Até o momento não há confirmação de que esse remix esteja sendo comercializado no formato digital.

*** Esse remix também foi incluído na coletânea de remixes brasileiros chamada "TRANSREMIX", que foi lançada em vinil na década de oitenta e em breve será postado pelo blog. 

4 comentários:

DeeJay ANDRÉ MOTTA fazendo a sua cabeça... disse...

Belo trabalho amigos... Deixa eu te falar... Tenho centenas de remixes brazucas e vou mandar as imagens pra vcs, dai vcs desenvolvem os temas... Abrass

12345 disse...

Oba! A equipe do blog agradece o comentário e o público brasileiro agradece a contribuição. Estamos no aguardo de novas informações.

Dj Francisco Moraes disse...

Olá Pessoal do Brasil Remixes, só uma observação referente as versões contidas neste single do Titãs, as ambas versões praticamente não são bem iguais, no caso do Lado A (45 RPM) a introdução do Remix é diferente, possui uma sirene acompanhada dos comentários deles, mais o trecho da música do ''Moraes Moreira - Santa Fé'' da trilha da novela Roque Santeiro, uma chamada do Chacrinha e a bateria do começo e acompanhada de uns Bips, Tempo 05'13 min, já o lado B (33 RPM) é a mesma versão da coletânea Transremix da Transamérica. Sucesso no Blog. Abraços.

12345 disse...

A equipe do blog agradece o cometário e afirma que você está certíssimo!
É disso que nós gostamos! Os detalhes é que fazem a diferença! Abraços!