sábado, 14 de março de 2015

Fresno - Eu sou a maré viva remixes (EP digital)

Capa do EP digital

Em 2014 a banda de rock Fresno lançou o álbum chamado “Eu sou a maré Viva” e no final do mesmo ano, integrantes do grupo anunciaram o lançamento de três canções remixadas. O EP (Extended play) trazendo remixes recebeu o nome de “Eu sou a maré Viva: REMIXES” e foi editado originalmente no formato digital. O assunto acabou gerando uma surpresa positiva entre os fãs.  A novidade se deve ao fato de uma banda de rock estar sintonizada com várias estéticas musicais em meio ao posicionamento “radical roqueiro” que é defendido por alguns artistas do passado e por alguns extremistas do rock n´roll. 

É necessário compreender que até a banda Rolling Stones, ao longo de sua carreira, possui várias canções remixadas e ninguém morreu por causa disso. A banda U2 entre outras tantas no mundo inteiro, também possui vários remixes tão bons ou até melhores que as versões originais - depende do gosto de cada pessoa - e nem por isso deixou de ser um grupo de rock ou fez com os roqueiros cortassem os pulsos!

O problema é que uma minoria de pessoas no Brasil - distante do desenvolvimento musical - ficam idolatrando melodias como se fossem um objeto imaculado. É preciso encarar a verdade dos fatos. Ou seja, música também é negócio, música também é produto. Tratar uma melodia como se fosse algo divino e imaculado não passa de um conto de fadas! 
Fresno - Imagem reprodução

A proposta da banda Fresno está 100% de acordo com o desenvolvimento musical mundial, que é trabalhado por incontáveis artistas que possuem a capacidade e a disponibilidade de diversificar os beats sonoros que agitam a galera em todo o planeta.

Os remixes

A proposta dos remixes das canções da banda Fresno é bem interessante e marca a coragem do grupo em derrubar fórmulas musicais pré-definidas pela velharia do passado, que se julga “dona” do ambiente cultural brasileiro. As musicas foram remixadas por FTampa, Dirtyloud e Modern Dealer e possuem várias influências do Electro-house, Dup Step e Breaks eletrônicos. 

O EP (Extended play)  que de certa forma não deixa de ser um single, possui as seguintes faixas:

01 - À Prova de Balas (Dirtyloud Remix)
Análise: O clima Dub Step é presença garantida nesse remix que mistura muito bem os timbres de sintetizador e a levada roqueira característica da banda. Se o filme "Transformers" fosse brasileiro, com certeza essa melodia faria parte da trilha sonora. Se joga!

02 - Manifesto (feat. Lenine e Emicida - Modern Dealer Remix)
Análise: Ótima versão com referências do Reggae, Dub Step e pitadas de Hip Hop. Um remix adulto pra quem tem atitude e sabe onde quer chegar.

03 - O Único a Perder (FTampa Remix)
Análise: Bem-vindos ao lado negro da força! Aqui temos uma versão épica com referências do Electro-house e uma linha de baixo de grande impacto, que faz o sangue ferver nas festas do gênero. O produtor FTampa acertou a mão ao transformar a melodia num dos melhores remixes do EP. Sem dúvida uma boa alternativa melódica para remixes de artistas roqueiros e pra quem gosta do Dark side of the moon. Recomendamos!

* Não há informação que o EP tenha sido editado em CD ou em vinil 12”.

** Os remixes estão sendo comercializados digitalmente nos melhores sites de vendas de musicas. 

Nenhum comentário: