Capa
Ao desejar um feliz
2018 para todos os leitores do blog, iniciamos as postagens do ano, com o CD
single promocional do remix da canção “Já sei namorar” do
grupo Tribalistas.
Contracapa
O formato de cópia
controlada para single foi um dos maiores fracassos da indústria musical no planeta. Com medo
da pirataria sem limites, as gravadoras entraram em desespero, e queriam
controlar tudo aquilo que as pessoas ouviam e compartilhavam com os amigos.
Entretanto, essa estratégia foi um tiro no pé. A cópia controlada para álbuns
inteiros até poderia fazer sentido, mas controlar o compartilhamento dos remixes que serviam para divertir e
promover as canções, que eram tocadas e divulgadas pelos Djs nos clubes, se
transformou no feitiço contra o feiticeiro. Ou seja, utilizar o compartilhamento limitado, era o mesmo que ficar sem divulgação! Aliás, dizem que na conta do sucesso não existe apenas o talento.
Em tempos de concorrência de artistas e de estilos musicais para conquistar o sucesso do público, há um enorme caminho para ser percorrido. Esse caminho se chama divulgação maciça em todos os sentidos. Imagine, mesmo pagando pela própria comida o ser humano compartilha com os outros! Os livros são compartilhados com os colegas. A carona é compartilhada com os amigos. O conhecimento é compartilhado com a sociedade....enfim....O que será que se passava no cérebro desmiolado daqueles que desejavam controlar a divulgação das músicas? Será que não perceberam que a metade do sucesso de um artista se deve ao compartilhamento, comentário, divulgação, reprodução e badalação de sua obra? Será que esqueceram das fitas K-7 que eram gravadas e compartilhadas pelas pessoas na década de 80? Será que esqueceram que existem centenas de discos no mercado que não valem um real? Será que esqueceram que as músicas já saem de fábrica com o prazo de validade vencido? Será que esqueceram de explicar que não haverá sucesso pra todo mundo? Etc....etc...
Em tempos de concorrência de artistas e de estilos musicais para conquistar o sucesso do público, há um enorme caminho para ser percorrido. Esse caminho se chama divulgação maciça em todos os sentidos. Imagine, mesmo pagando pela própria comida o ser humano compartilha com os outros! Os livros são compartilhados com os colegas. A carona é compartilhada com os amigos. O conhecimento é compartilhado com a sociedade....enfim....O que será que se passava no cérebro desmiolado daqueles que desejavam controlar a divulgação das músicas? Será que não perceberam que a metade do sucesso de um artista se deve ao compartilhamento, comentário, divulgação, reprodução e badalação de sua obra? Será que esqueceram das fitas K-7 que eram gravadas e compartilhadas pelas pessoas na década de 80? Será que esqueceram que existem centenas de discos no mercado que não valem um real? Será que esqueceram que as músicas já saem de fábrica com o prazo de validade vencido? Será que esqueceram de explicar que não haverá sucesso pra todo mundo? Etc....etc...
Tribalistas em 2002 -
imagem reprodução
Na virada do milênio a atitude popular abraçava o seguinte
entendimento:
"Se a música fosse compartilhada, todo mundo tinha acesso, todo mundo conhecia e de certa forma, essa atitude representava que a canção era boa o suficiente para, quem sabe, fazer sucesso. Se a música/versão não fosse compartilhada ou que tivesse dificuldades para alcançar um número expressivo de pessoas, significava que a música não era tão importante ou suficientemente boa para ser e acontecer ."
Dessa forma, se poucos ou se ninguém conhecia a versão, então o remix não tinha a menor importância. A fila anda.....
"Se a música fosse compartilhada, todo mundo tinha acesso, todo mundo conhecia e de certa forma, essa atitude representava que a canção era boa o suficiente para, quem sabe, fazer sucesso. Se a música/versão não fosse compartilhada ou que tivesse dificuldades para alcançar um número expressivo de pessoas, significava que a música não era tão importante ou suficientemente boa para ser e acontecer ."
Dessa forma, se poucos ou se ninguém conhecia a versão, então o remix não tinha a menor importância. A fila anda.....
Foi exatamente isso que
ocorreu com o remix oficial da canção “Já sei namorar” dos Tribalistas. A versão original do álbum do grupo foi um grande sucesso, mas o remix
controlado, poucos conheceram e poucos deram valor. Independente se o remix era
bom o ruim, o resultado deu em nada. Isto é, a tentativa das gravadoras de
trancar o trabalho artístico, utilizando a cópia controlada, prejudicou todo
mundo. Esse é o típico caso do
remix que ninguém conheceu e poucos ouviram. A lógica de muitos Djs funciona da
seguinte forma:
“ - Se o remix for difícil de conseguir, eu tocarei a versão original e pronto.
O público é simplório e vai se divertir o mesmo, então é isso.”
Esse pensamento é muito prático e direto, entretanto quem sai prejudicado é o artista, que pensa que as gravadoras irão fazer tudo e garantir o "sucesso pleno”, só que não! O descaso de algumas gravadoras com o formato do “remix” e a péssima distribuição para os djs, faz com que o “charme” de ter e poder tocar uma versão diferente para agitar ou surpreender o público, não tenha a menor relevância!
Tribalistas na atualidade
- imagem reprodução
O remix oficial da
canção já sei namorar é simples, e foi produzido por Chris Franck. A versão mantém as
bases originais com uma tendência musical que caminha na direção do Downtempo.
Porém, essa característica é quebrada por uma linha de baixo voltada ao
drum´n´bass, digamos, um pouco mais suave que o tradicional Brazilian
Drum´n ´bass.
O single possui apenas um
remix + a versão original.
1- Álbum version 3´16
2- Chris Franck remix 4´29
* O single da música Ja sei namorar foi lançado em 2002 pela gravadora EMI, tanto em Cd como em vinil 12” para o mercado Europeu. Na imagem seguinte podemos ver o sleeve da canção impresso no vinil 12" que já se transformou em artigo raro e de colecionador.
** OBS: Existem outros remixes compartilhados nas redes sociais que NÃO são oficiais e foram produzidos por diversos autores. Uma das versões apresenta o estilo Drum´n´bass com marcação mais acentuada e mais próxima do Drum´n´bass brasileiro.
*** O Dj Belga que atende pelo codinome "Buscemi" também produziu um remix para a canção "Já sei namorar" que foi lançado oficialmente em vinil e Cd na coletânea Buscemi – Late Nite Reworks Vol. 1 (A Collection Of Remixes By Buscemi), em 2005, para o mercado Europeu, é claro. A versão desse remix pode ser ouvida clicando aqui!
**** Agradecimento especial ao Dj Carlinhos por ter fornecido gentilmente as imagens do single.
*** O Dj Belga que atende pelo codinome "Buscemi" também produziu um remix para a canção "Já sei namorar" que foi lançado oficialmente em vinil e Cd na coletânea Buscemi – Late Nite Reworks Vol. 1 (A Collection Of Remixes By Buscemi), em 2005, para o mercado Europeu, é claro. A versão desse remix pode ser ouvida clicando aqui!
**** Agradecimento especial ao Dj Carlinhos por ter fornecido gentilmente as imagens do single.