Ao analisar os remixes feitos nos anos 80, é necessário pensar como se estivéssemos naquela época. Os remixes eram bem simples e modestos, pois não havia o conhecimento e nem o interesse musical voltado para a estética dançante dos clubes, como nos dias atuais.
Quem tinha um pouco de experiência nessa área eram os djs. Mas, exceto esse grupo de profissionais, havia poucos artistas que frequentavam as festas nos clubes, para saber o que acontecia ao seu redor e de que forma poderiam tirar proveito da situação.
Entre os cantores e artistas que frequentavam a vida noturna, existiam quatro tipos de interesse:
- O que era incentivado para fazer contatos artísticos;
- O que fazia propaganda de si mesmo (quem não é visto não é lembrado);
- O que desejava curtir a festa e ter possibilidade de pegação sexual;
- e aquele que reunia as três características citadas anteriormente.
Entre várias situações, nota-se que para muitos artistas naquela época, o objetivo de frequentar uma festa nos clubes, não era necessariamente, por causa da música que os clubes tocavam. Portanto, a maioria não compreendia o que se passava a seu redor e nem fazia ideia das infinitas possibilidades musicais que sua obra poderia alcançar.
Então hoje relembramos um disco com remixes nacionais que quase passou despercebido naquela ocasião. Trata-se da coletânea: Re, Re-Re, Re-Remix Nacional – Os maiores sucessos em nova versão, que foi lançado pela gravadora RGE, em 1986. Essa compilação apresenta remixes de artistas brasileiros conhecidos e nem tão conhecidos do grande público.
Estávamos na metade da década de oitenta e apesar da exuberância musical vivida naquele período, dadas as proporções, foi uma época difícil para alguns artistas que não faziam parte do “top musical brasileiro”. Além disso, a criançada e os adolescentes estavam seduzidos pelo Menudo, enquanto que o pessoal juvenil ficava grudado no sucesso da banda RPM e tudo o que eles faziam e cantavam.
Outros estilos musicais como a MPB tradicional, por exemplo, seguia maravilhosamente bem. As bandas de rock e pop rock lotavam ginásios e ganhavam programação especial nas rádios FMs, e, para completar, os artistas regionalistas dominavam a programação popular das emissoras de rádio AM.
Dizem que há lugar pra todo mundo, mas contestamos essa frase, quando percebemos que “o todo mundo que se pensa” segue uma vibração única. Então essa ideia de “lugar para todos não existe”, porque nem todo mundo vai caber no mesmo espaço ou usufruir de forma completa aquilo que merece. Naquele momento, o pessoal estava concentrado, doutrinado e seduzido em prestigiar apenas determinados artistas e não os outros.
Nesse ambiente, o disco Re, Re-Re, Re-Remix nacional – Os maiores sucessos em nova versão, foi lançado e infelizmente, não conquistou o gosto do público e não alcançou o sucesso popular da mesma forma que as coletâneas concorrentes. Quais?
- Dance mix 1 e 2 (1985), Dance mix 3, (1986), Transremix (1986) e Remixou dançou (1987).
Como já mencionamos, havia exuberância musical da MPB + grandes sucessos do rock e poprock nacional e internacional + a musica regionalista de cada estado brasileiro + o Menudo mania + RPM mania. A concorrência musical era gigantesca e não dava tempo para o público prestigiar todo mundo com a devida importância.
Os remixes dessa compilação foram produzidos pelo Djs Sylvio Muller e Cabello. O disco registra as seguintes faixas:
LADO A
1- Camisa de Vênus – Hoje
2- Civil – Não há tempo a perder
3- 14º Andar – O que nós sabemos
LADO B
1- Carbono 14 – Parece mas não É
2- Suzan – Agora eu sei
3- Alvaro Petersen – Caminhos
Contracapa
* Agradecimento especial ao Dj Sylvio Muller, por ter fornecido as imagens do disco para ilustrar a postagem de hoje.
** Proposital ou não, o nome da coletânea lembra o som produzido pelo efeito de um scratch quando o dj movimenta o disco com as mãos (Re, Re-Re, Re-Remix.....).
*** As canções não receberam o crédito especial de remix. Sendo apenas creditado na capa do disco. Para perceber o remix é preciso fazer uma comparação com as versões originais.
**** A compilação ainda pode ser comprada em lojas que vendem produtos musicais e antiguidades. Não há registro que a coletânea tenha sido lançada em CD ou que esteja disponível nas plataformas que vendem musicas no formato digital.