segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Capital Inicial - Remixes


Capa

Existem alguns remixes brasileiros que a equipe do blog se morde de raiva quando ouve a versão remixada e quando lê seu histórico. Essa coletânea de remixes da banda  Capital Inicial é uma delas. O álbum apresenta os maiores sucessos da primeira fase do grupo, com remixes produzidos por vários djs brasileiros. A maioria das versões foram editadas para tocar no rádio.
Para a equipe do blog, a maior  parte dos remixes dessa coletânea são suspeitos de terem sido produzidos para ver no que iria dar. Sabe aquela história de tapar o buraco com tapete? É mais ou menos assim! Infelizmente os remixes ficaram fracos e não convencem! Como consumidores, entendemos que as canções da banda Capital Inicial mereciam um tratamento melhor. Quem sabe na próxima vez....Vale pelo registro. Essa coletânea de remixes foi lançada em 1998 pela gravadora Polygram. 

Este álbum apresenta as seguintes faixas:

1 - Fátima – Cuca´s 98 mix  4´16
Análise: Remix festivo ao estilo house produzido pelo Dj Cuca.

2 - Independência – Hitmakers “The independence of my Good” mix 3´33
Análise: Outro remix bem comercial ao estilo house festivo com influências do Eurohouse, produzido por Hitmakers. Perfeito para ser tocado em programas dançantes em FMs pelo Brasil.

3 - Pedra na Mão – Tom Tom mix 3´14
Análise: Essa versão foi produzida por Hitmakers e contém uma levada mais pop com direito a efeitos de Scratch e pianinho made anos 70 fazendo estilo “Genius of Love” do Tom Tom Club.

4 - Psicopata – Cuca´s Pop mix 3´54
Análise: Essa remixagem não funcionou muito bem. A letra é interessante, mas a melodia não convence e não empolga. Vale pelo registro.

5 - Música Urbana – The Urban Music mix 3´37
Análise: Aqui se percebe um remix óbvio com riffs de bateria que quase todos os artistas pop da década de 90 utilizaram, por exemplo: Stereo MCs, PM Dawn, Digable Planet, George Michael, Simply Red, Lisa Stansfield, Pet Shop Boys, New Order, Shanice, Suzanne Vega,  New Kids on The Block e outras dezenas de grupos de rap e hip hop! Produzido por Hitmakers. Vale pelo registro, mas bem longe da danceteria.
Encarte

6 - Todos os Lados – Tausz remix 5´35
Análise: Produzido por Alexander Tausz, essa versão possui influências de techno e Eurohouse. A harmonia musical tem conteúdo ao utilizar bons efeitos eletrônicos sem cair no pastelão ou fazer do remix um mero tuque-tuque. Interessante!

7 - Fogo – Hitmakers “The Fire Still Burns” mix 3´49
Análise: Remix pop comportado com levadinha do reggae. Boa pedida para bares e restaurantes, longe das pistas é claro!

8 - Belos e Malditos – Digital tracks djs 3´38
Análise: O sample da risadinha da música “Short Dick Man” do 20 Fingers misturada com a bateria da música “Fire up” do Funk Green Dogs resultou na base desse remix produzido por Digital Tracks DJs. Diferente, mas não chegou a empolgar.

9 - Sob Controle – Under Control Mix 3´27
Análise: A levada funk/soul predominam nas bases melódicas dessa versão. Você já sabe que Funk é uma coisa e funk carioca é outra. Certo! O remix é básico, mas vale pelo registro.

(Bônus track:)

10 - Fogo – Hitmakers Peppers Extended Mix 5´04
Análise: Atenção leitores e ouvintes! Quem disse que as musicas românticas não podem ser remixadas? Hein? Pois é a proposta dessa versão no momento mais meloso de todos os remixes do álbum. Boa sugestão para bares e ambientes mais confortáveis!
Contracapa

(Historic bônus Tracks)

11- Psicopata  (Memê´s original 86 remix)  3´50
Análise: "Eu não matei Joana Dark", mas juro que os riffs de bateria desse remix são a cara da música de sucesso da banda Camisa de Vênus! Coincidências? A faixa foi produzida pelo DJ Memê lá na metade da década de 80 e registra o tipo de remix produzido naquela época. Ou seja, completamente diferente do entendimento atual!

12 - Música Urbana (Memê´s original 86 remix)  5´22
Análise: Quando o remix possui criatividade e conteúdo, geralmente o ouvinte percebe nos primeiros acordes musicais e essa versão não engana. Mantendo a base original roqueira, o DJ Memê soube temperar a melodia na medida certa. É claro que a letra e o ritmo original também ajudam em muito a canção. Como resultado, o ouvinte tem um registro musical interessante de outro remix  produzido no Brasil nos anos 80.

13 - Mickey Mouse em Moscou (Memê´s original 87 remix) 5´34
Análise: Para finalizar a coletânea e satisfazer os fãs também foi incluído o remix da música “Mickey Mouse em Moscou” em versão digitalizada. Essa versão foi produzida pelo DJ Memê em 1987, porém há controvérsias quanto se refere a data verdadeira, bem como quem realmente a produziu! Da mesma forma que as produções anteriores feitas pelo DJ, a base musical original foi mantida e apenas foram adicionados alguns efeitos eletrônicos.
CD

* Zapeando pela internet é possível comprar esta coletânea de remixes em sebos ou lojas de discos e CDs usados pelo Brasil. Mas o preço máximo pagável por este Cd não ultrapassa R$30,00 reais. Tem gente vendendo por R$100,00 reais!!!! Enfim, pessoas sem noção!!!!

** Infelizmente os samples utilizados nos remixes não foram creditados.

*** Não há registro que o Cd tenha sido lançado em vinill.

**** As musicas que fazem parte das faixas do “Historic bônus track” foram originalmente editadas em single vinil 12" e distribuídas de forma promocional para algumas rádios e alguns Djs na década de 80. As imagens dos singles serão postados pelo blog gradativamente.

2 comentários:

Denys disse...

Se acharem o vinil com o remix de ''Psicopata'', me avisem pelo amor de Deus!! Não conheço ninguém que se quer tenha visto de longe... Outro single do Memê que procuro há anos é o ''Biquini Cavadão - No mundo da lua''. Ele mesmo acha que só saiu em uma coletânea da Transamérica, que tem uma capa amarela. Mas é outro que ninguém nunca viu!!! E olha que já rodei sebos e mais sebos desse Brasil atrás desses vinis...

De qualquer forma, parabenizo a galera do site pelo excelente trabalho. Sei que não é fácil manter um site como este.

Grande abraço!

denysvictoriano@yahoo.com.br (DJ e colecionador)

12345 disse...

Infelizmente, ainda não localizamos o single da música “Psicopata”, mas continuaremos procurando. Quanto ao single de “No mundo da lua” do Biquíni Cavadão, temos uma edição promocional que apresenta o remix da música “Tédio” no mesmo single e que em breve será postado pelo blog. A equipe do blog agradece a colaboração!