segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

M4J - BRAZIL - Electronic experience (cd álbum)

Este não é um álbum de remixes. É um álbum de música eletrônica. O projeto brasileiro M4j era composto pelo dj Mau Mau, Manoel Vanni, Marcel Sk e Franco Junior. Foi lançado pela gravadora Trama em 1998.
Até o momento não foram localizadas informações sobre a existência de singles promocionais ou remixes tanto em cd quanto em vinil das musicas desse álbum que recebeu o nome de BRAZIL - Electronic experience.
O trabalho musical possui fortes influências do techno e do hard house. Na época, a concepçâo do cd foi o máximo para a cultura rave tupininquim que vivia sua primeira fase do boom eletrônico*  musical.

*** Para entender:

A primeira fase do boom eletrônico em parte do mundo ocorreu em 1989/1990 com o famoso verão do amor europeu regado a muita música dançante e eletrônica. Mas na época o Brasil ainda estava suspirando rock n´ roll tipo Rock in Rio, Guns n´ roses e fantasias roqueiras daquilo que os próprios roqueiros almejavam que acontecesse de acordo com  seu interesse. Visto que, o rock n´ roll era postado por parte da mídia como um estilo musical perpétuo, jovem e saudável. Porém a maioria da população não sabia e não tem consciência de saber que parte da mídia postava rock com o objetivo de lucratividade, apenas.

A segunda fase do boom eletrônico ocorreu em parte do mundo no final da década de 90. Nesse período parte do Brasil, para não ficar para trás, já estava familiarizado com as novas tecnologias musicais. Logo, aproveitou o momento e não tratou empíricamente a música eletrônica como um modismo musical. Até porque,  há vários anos já existia e ainda existe uma poderosa cena musical eletrônica mundial e a galera moderna e antenada no Brasil sabia disso! Porém parte da famigerada mídia brasileira se deparou com três situações descritas a seguir:

1) Uma parte da mídia doutrinada e ignorante se calou e ignorou outros estilos musicais mesmo ao perceber que o próprio poprock, tão amado e querido, já não estava com tanto fôlego de sucessos musicais pois já havia dado tudo o que podia.

2) A outra parte da mídia teve que engolir à seco a música eletrônica, até então marginalizada, menosprezada e mal compreendida pelos correligionários envelhecidos do rock infiltrados na mídia que durante vários anos havia acreditado e vendido para o público consumidor a ideia absoluta de um estilo musical roqueiro inabalável e imortal.

3)  A outra parte da mídia conseguia assimilar a evolução musical das pessoas, o avanço das tecnologias e da musicalidade eletrônica, porém, ás vezes fingia que entendia para não fazer feio ou ser rotulada de veículo midiático atrasado em relação a cena cultural no mundo. Enfim ...coisas do Brasil. Momentos trágicos de nossa história onde uma civilização é musicalmente  tratada por modismos. Lamentável.


Capa + encarte











Encarte 2












Encarte 3

CD

Contracapa

O álbum contém as seguintes canções:

1 - Intro 16 A
2 - Stage Piano
3 - Capoeira
4 - Pedro Bahiano
5 - Brasil Menu
6 - Camisa Verde
7 - D. Smoke
8 - 16B Swing
9 - She
10 - É isso aí

Em 1998 foi lançado no mercado internacional o álbum no formato de vinil EP (extended Play) com apenas quatro musicas. São elas

Lado A: 1- Stage Piano e 2 - É isso aí
Lado B: 1 - Capoeira e 2 - 16B swing

Abaixo o detalhe do sleeve impresso no vinil.  Gravadora Joss House.

2 comentários:

Anônimo disse...

parabéns pelo blog. Bem interessante!!!!

Unknown disse...

Cadê o link pra download ??