quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Paralamas do Sucesso - Dos Margaritas (single remix) Item de colecionador

capa interna
capa externa

“Pero nada me hará tan feliz como dos Margaritas” é o refrão da música “Dos Margaritas” que a banda Paralamas do Sucesso lançou em cd single remix promocional digipack em 1994. Este single apresenta 3 remixes e foram produzidos pelo Dj Memê. O qual, na época já chamava  atenção do mercado brasileiro com suas misturas e montagens musicais. 

É importante recordar que naquele período, o Brasil ainda estava assimilando a construção melódica feita por Madonna ao lançar o álbum Erótica em 1992. Na área roqueira...., bem vamos pular essa parte porque novidade no rock não havia nada comercial além da continuidade da mesma coisa.  E na música brasileira, o axé já começava a agitar o povão bem antes de se tornar uma festividade nacional. 

Aliás, jornalistas, fofoqueiros de plantão e paparazzis em busca de novidades, tiravam férias na Bahia e voltavam para São Paulo e Rio de Janeiro contagiados pelos ritmos nordestinos. Isso não é uma crítica, mas apenas uma constatação de como aconteceram as coisas. Se não foi dessa forma, por favor, que provem ao contrário! A mídia não é a culpada, mas foi ela quem deu um “empurranzinho” para a consagração do axé em terras tropicais, entre outros tantos ritmos e estilos! 

Ninguém esta dizendo que o axé é bom ou ruim. Apenas lembramos ao leitor como as coisas aconteceram e ainda movimentam a música no Brasil. Logo, é preciso tomar cuidado para não misturar música de comércio com música de talento! O remix da canção "Dos margaritas" também foi compilado no álbum de remixes “Só Dance” , que foi lançado em 1994 com remixes de canções de vários artistas brasileiros e que em breve será postado pelo blog.

 1- Dos Margaritas – Technotribal Mix

Análise: Se você pensou em uma batida forte como o estrondo de um tambor, infelizmente, terá que se contentar com um batuquezito meia boca. Sabe aquela bateria de escola de samba? Sabe aquele som produzido pelos tambores japoneses? Pois é, infelizmente, em todas as versões deste single você vai encontrar uma bateria chupada à la Kraftwerk. Nada contra as influências musicais kraftwerkianas, as quais o Dj Memê buscou inspiração para produzir os remixes,  mas a batida da música merecia ganhar mais peso e mais empolgação!
Outro detalhe importante é que se você tirar a voz do vocalista, mudar um pouco a velocidade da canção e adicionar os vocais Hip hop de um MC, com certeza a música se transformaria num belo funk carioca. O remix é interessante, mas se comparado com as possibilidades tecnológicas atuais, a vibração da melodia seria bem diferente. De qualquer forma, vale pelo registro.

2 - Dos Margaritas –  Original version
Análise: Versão original é igual a versão apresentada pelo álbum. Não é um remix 

3 - Dos Margaritas – Memê´s Technological 12"
Análise:  Esse  remix é o mais longo de todos e segue a mesma linha da versão Technotribal, porém com arranjos iniciais diferentes. Direcionado para as festas e para os clubs, se fosse hoje, iria sugerir para o dj memê sobrepor  ou duplicar as camadas melódicas (landscapes) que garantem a sustentabilidade na canção, para marcar melhor o andamento melódico da música. 

4- Dos Margaritas – Technological radio mix
Análise: Esse remix tem a mesma estrutura da versão anterior, porém com menor tempo e produzido para tocar no rádio.

* Caso tivesse postado o single há quinze anos, diversos fãs iriam se descabelar para comprar esse cd raro que virou item de colecionador. 

** Essa música foi lançada originalmente no álbum Severino em 1994, Gravadora Emi-Odeon.
CD





















**** Seis meses após essa postagem ter sido divulgada, recebemos a informação de que este single também foi editado em vinil 12" promocional junto com a música "Eu ví o Rei" da cantora Marina Lima. As músicas dos Paralamas do Sucesso que aparecem no lado A do vinil são: 

1- Dos Margaritas – Memê´s Technological 12" 
2- Dos Margaritas – Technotribal Mix
3 - Dos Margaritas – Technological radio mix 

* Sem dúvida um item raro de colecionador! Veja imagem abaixo:
Foto do single editado em vinil










9 comentários:

NUMOT-DPRF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
12345 disse...

Prezado leitor, entendo o seu pedido. Eu mesmo já tive que esperar por 15 anos para conseguir uma versão remixada de uma música de um cantor internacional que só foi lançada no França em 1992. O único site que fazia referência ao remix que estava procurando, era o site internacional chamado Discogs. Enfim, mas com muita paciência, finalmente consegui comprar a versão que procurava no mês passado! Música é assim mesmo!
Não posso falar em nome do Dj Memê. Mas conhecendo o meio musical aposto que ele não irá disponibilizar pra ninguém as músicas que remixou para não ser acusado de pirataria. Caso contrário todos os Djs fariam isso! Também não posso disponibilizar esse remix para você porque esse blog não é destinado ao compartilhamento de músicas e o remix não é caseiro, mas oficial. Porém não se preocupe, porque a versão “Technotribal” que você procura não é tão diferente da versão “technological”. Mas tenha paciência porque mais cedo ou mais tarde outros sites nacionais irão disponibilizar os remixes que você está procurando.
No futuro próximo o compartilhamento de arquivos será uma atividade normal. Aliás, o compartilhamento de músicas não se deve, necessariamente, ao preço do cd. Mas, porque a música está fora de catálogo ou porque as lojas não disponibilizam a venda. Boa sorte e aguarde mais novidades..

NUMOT-DPRF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ALEXANDRE GERLIN disse...

Nossa...Viajei nos comentários !! cara, vc é muito bom nisso !!! Parabéns !!

Peter disse...

Mas o que significa "Dos Margaritas"??
Obrigado

Anônimo disse...

"Dos margaritas" é uma bebida mexicana, baseada na tequila.

NUMOT-DPRF disse...

A quem se interessar seguem as músicas desse CD nos links abaixo:

https://youtu.be/MBn_gBBS4Aw

https://youtu.be/gtpTzdyLHCk

https://youtu.be/azKNaHFE9Nc

https://youtu.be/tvYVHU-JZeU

Unknown disse...

Eu encontrei também pelo YouTube, e gostei bastante da versão do Memê. Eu não conhecia e já virei fã. Muito legal suas análises. Continue postando suas pesquisas, please!

12345 disse...

A equipe do blog Brasilremixes agradece o comentário e continua sua pesquisa em relação aos remixes brasileiros.