domingo, 30 de março de 2014

House & Techno (coletânea vários) DJ Mau Mau e Renato Lopes

Capa

Sabemos que não é fácil para o público acompanhar a diversidade musical brasileira. Entre vários estilos melódicos, tem a questão educacional gigantesca e o entendimento filosófico do tempo (passado-presente-futuro). As concepções musicais se transformam e se renovam diariamente, de acordo com os sentidos sociais predominantes e de acordo com o interesse de cada geração. Entretanto, tem muita gente presa no passado ou que defende conceitos musicais de um tempo que se foi.
Contracapa

Na tentativa de contribuir e mostrar ao Brasil uma proposta musical contemporânea, que já fazia parte do cotidiano musical de civilizações mais desenvolvidas, a gravadora Smatbiz lançou em meados de 2000 (a data é imprecisa), uma compilação chamada House & Techno mixado pelos djs Mau Mau e Renato Lopes. Neste trabalho, os ouvintes podem apreciar diversas canções eletrônicas produzidas por vários artistas brasileiros na época, com influências musicais voltadas ao House e ao Techno. Passados 14 anos desde o lançamento, de forma geral a coletânea é bem interessante ao apresentar alguma coisa no meio da nada. Principalmente, numa área em que o Brasil ainda está engatinhando. Pode ser uma argumentação enfadonha e repetitiva. Mas seria injusto comparar a produção de música eletrônica nacional, com toda a produção de música eletrônica internacional – anos luz na frente dos artistas brasileiros! 

Mas por que o Brasil tem que copiar tudo?

A equipe do Blog entende, que o Brasil surgiu depois que o mundo já estava na metade! Se parte do mundo está tecnologicamente avançado, porque o Brasil deveria esperar e reviver todas as experiências que as civilizações mais evoluídas já tiveram, até chegar no nível em que elas estão?  Se somos iguais, não seria mais prático acompanhar aquilo que já foi feito? Ao invés de voltar ao passado, por que os brasileiros não podem – simplesmente – acompanhar e participar do desenvolvimento atual? Se o resultado matemático é igual em qualquer parte do mundo, por que devemos fazer diferente? A língua portuguesa é diferente, mas a água potável é a mesma! O feijão é o mesmo, o modo de preparar o feijão muda, mas o grão de feijão é igual em qualquer parte do mundo! A chuva que cai em território brasileiro vem da mesma formação climática, que percorre o mundo e que também cai sobre outros países! Não está escrito na certidão de nascimento do povo brasileiro, que ele deve ser uma sociedade atrasada! Muitas perguntas e poucas respostas. Alguns brasileiros devem refletir e entender, que o desenvolvimento é livre, porém o tempo da ditadura musical já passou!

Este álbum apresenta as seguintes canções:

1 Pink Freund –  Hall.5   
2 Acacio Moura –  Energize   
4 Waterfront House –  Burning The House  feat. Vera Medina   
5 Andre Juliani –  Black Dub   
6 Waterfront House vs. Daniel U.M. –  Department   
7 Lunatics –  Genipabu II (Mau Mau Technova Mix)  feat.  João Parahyba
8 Mr. Gil –  Na Selva   
10 M4J –  Stage Piano (Mau Mau Mix)
11 Lunatics –  Folklore Dub   
12 Mau Mau – Love
CD

* Até o momento não há informação que este álbum tenha sido comercializado em vinil. 

4 comentários:

Brasilfóbico disse...

"Não está escrito na certidão de nascimento do povo brasileiro que ele deve ser uma sociedade atrasada?"

Não está escrito na certidão, mas está escrito no DNA. O processo de formação do povo e da sociedade brasileira simplesmente não tem valores ou princípios. É por isso que este nunca vai ser um país civilizado, pq não passou pelo processo de forja a ferro e fogo de uma verdadeira nação. E não, existem coisas que não podem ser copiadas. O avanço social é uma delas.

CD muito bom. Comprei na época em que a revista foi lançada.

12345 disse...

Agradecemos a participação do leitor e lembramos que:

A equipe do blog sabe que durante muito tempo o Brasil foi doutrinado para ser um país de "FORÇA BRAÇAL" e não de "FORÇA INTELECTUAL". De certa forma, essa situação ainda ocorre nos dias atuais.

A resenha foge da análise tradicional do CD e de alguma forma, tenta provocar a reflexão do leitor (de propósito) a respeito de tudo o que envolve as questões musicais e culturais e o desenvolvimento do Brasil.

No final, quem vai decidir sobre a qualidade do CD sempre será o leitor.

Anônimo disse...

amigos onde eu encontro esse cd pra baixar ????????

Sandro Costa disse...

O Set do Renato Lopes é simplesmente sensacional.... De chorar!