quinta-feira, 10 de março de 2016

Daniela Mercury - Ilê perola negra (O canto do negro) remix - (single promocional)

Capa

Ninguém pode acusar a cantora Daniela Mercury de ter uma carreira musical enfadonha e rasa. Muito pelo contrário, o problema está relacionado ao público confuso e limitado, que não consegue acompanhar a diversidade musical que o mercado exige e que vários artistas se propõem a fazer, em qualquer estilo.
Contracapa

Em 2000 a cantora lançou o álbum Sol da Liberdade pela gravadora BMG. No mesmo ano foi distribuído um single promocional com dois remixes da canção Ilê perola negra (O canto do negro / Pérola negra). O mesmo single também registra a versão original editada para tocar em programas de rádio e uma versão da música cantada em espanhol para o mercado latino e europeu. 

A melodia é ótima, mas o sucesso acabou ficando restrito em parte do Brasil que estava acostumado com axé music. Portanto, a versão original e o remix da canção não foram um supersucesso nacional. Talvez por ser latina demais, nordestina demais, festiva demais, baiana demais, enfim. O remix produzido pelo Dj Pablo Flores possui diversas referências melódicas, que não deixa ninguém ficar parado ao longo de seus dez minutos de duração. Entretanto, a proposta do remix talvez tenha apresentado muitas informações, o que tornou a versão um tanto confusa para o paladar musical brasileiro limitado. Mas como já dissemos, o conceito de remixes é uma loteria. Existem canções de tudo que não deram em nada e canções do nada que se tornaram tudo! Na música, vence o trabalho que conseguir convencer o maior número de pessoas a seu favor – como se fosse um político.

O Cd single oficial editado no Brasil e no mercado latino possui as seguintes faixas:

1- Ilê perola negra - Edit version 4´33
2- Ilê perola negra - Spanish version 4´02
3- Ilê perola negra - Pablo Flores Club radio edit 4´28
4- Ilê perola negra - Pablo Flores Club mix 10´37

Um outro Cd single promocional foi distribuído na Europa (sem encarte) e possui as seguintes versões:
1- Ilê perla negra - Edit version (versão espanhol)  4´33
2- Ilê perola negra - Pablo Flores Club radio edit 4´28
3- Ilê perola negra - Original version (versão português) 5´51

E aqui podemos ver o Cd single promocional simples lançado no Brasil trazendo apenas duas versões:
Capa
Contracapa
CD

1- Ilê Pérola Negra – Versão original 5´54
2- Ilê Pérola Negra – Versão editada 4´33

* Para a felicidade dos fãs e colecionadores de remixes, a versão “Pablo Flores club mix” foi lançada oficialmente no álbum Sol da liberdade.

** De acordo com administradores da carreira da cantora, até o momento o álbum vendeu mais 800 mil cópias no país.

*** Uma re-edição do trabalho foi especialmente produzida para os países da América Latina, com algumas faixas cantadas em espanhol.

Nenhum comentário: