Imagem
do vinil
Objeto de desejo de muitos fãs, o single promocional da cantora Marina Lima com a música "Pierrot", foi e continua sendo, um artigo raro no mercado nacional com diferentes seguimentos musicais voltados para a Dance music.
Objeto de desejo de muitos fãs, o single promocional da cantora Marina Lima com a música "Pierrot", foi e continua sendo, um artigo raro no mercado nacional com diferentes seguimentos musicais voltados para a Dance music.
Detalhe
Lançado em 1998 pela gravadora Polygram, o disco single em vinil 12” apresenta duas faixas da canção "Pierrot", que foram remixadas pelos Djs Marky Mark e Felipe Venâncio, com a masterização do Dj e produtor Renato Cohen, e a direção artística de Beto Lago (Mundo Mix Music). A versão original da canção foi oficialmente lançada pela cantora, no álbum Pierrot do Brasil.
Lançado em 1998 pela gravadora Polygram, o disco single em vinil 12” apresenta duas faixas da canção "Pierrot", que foram remixadas pelos Djs Marky Mark e Felipe Venâncio, com a masterização do Dj e produtor Renato Cohen, e a direção artística de Beto Lago (Mundo Mix Music). A versão original da canção foi oficialmente lançada pela cantora, no álbum Pierrot do Brasil.
A
versão (Lov.e, Lov.e Lov.e vocal mix) assinada por Felipe Venâncio, registra
um remix eletrônico mais conceitual do que comercial. É bom lembrar, que na
musicalidade eletrônica naquela época, existiam diversos estilos e conceitos
inseridos em cada subgênero. Independente da música produzida pelo artista,
havia dezenas de seguimentos dançantes para escolher. Por exemplo, House
comercial, House alternativo, House moderado, House underground, House
agressivo, House popular, etc e tal. Na linha eletrônica voltada para o Techno
ou Trance também havia diversas variações. Por escolha própria, o Dj Felipe
Venâncio apresentou um remix utilizando aspectos musicais lineares com
referências do Techno. Ou seja, a versão é direcionada ao público que gosta
Techno, quase TechHouse de alto impacto, para fazer cara de intelectual na pista
de dança, mas sem ser festivo (comercial) ou pegajoso (popular).
O
outro remix produzido pelo Dj Marky (Marky Mark remix) também não possui
uma estética comercial feliz para fazer pose do tipo: - Para tudo que eu tenho
que dançar essa música! Isto é, Dj Mark também optou por elaborar um remix mais sério e introspectivo, ao fazer com que a versão tivesse a
formalidade e o ritmo do Drum´n´bass, sem utilizar efeitos eletrônicos com característica épica ou comercial. O remix é direcionado para um público exigente que
entende do assunto, e para quem gosta de qualquer coisa referente ao
Drum´n´bass.
A
edição limitada do single em vinil 12”, utiliza capa dura de papel especial metalizado
com efeito espelhado e selos de papel impressos no vinil fazendo efeito de
glitter azul.
O
single contém dois remixes:
*
O single editado em CD, apresenta remixes diferentes das versões registradas no
vinil 12”. O Blog Brasil remixes já fez a postagem, para rever clique aqui!
Vamos falar de
conceito musical...
De
forma simples, diríamos que não existe uma regra
absoluta para definir o que é ou o que deveria ser música comercial,
underground, popular, inovadora ou alternativa - independente do estilo em que a melodia for produzida. Cada gênero musical ou proposta musical dentro do
próprio estilo, possui um entendimento diversificado. Vamos utilizar o exemplo da banda Information Society.
Na
prática, o INSOC é um grupo que trabalha com música eletrônica. Se o conteúdo musical da
banda for calmo, agressivo, dançante, rápido, feliz ou melancólico – não importa! O grupo continua fazendo parte do seguimento musical eletrônico, tanto no Brasil
como em qualquer parte do mundo. Contudo, o trabalho musical da banda poderá
ser momentaneamente condicionado em campos diferentes.
Às vezes a banda poderá ser comercial,
Às
vezes a banda poderá ser popular,
Às
vezes a banda poderá ser alternativa,
Às
vezes a banda poderá ser inovadora
E
outras vezes a banda poderá ter uma sonoridade underground.
Tudo
vai depender do entendimento do mercado e de um conjunto de fatores estéticos
escolhidos pelo grupo, para marcar o seu posicionamento musical.
A opção poderá ser temporária ou durar o tempo que
o artista desejar. Nos Estados Unidos o Information Society é classificado como
uma banda de música eletrônica alternativa, mas no Brasil, o Information
Society é classificado como uma banda de música eletrônica comercial.
- Outros artistas também passam por essa situação?
Sim!
- Outros artistas também passam por essa situação?
Sim!
- Porque essa diferença?
São
conhecimentos, interesses e entendimentos de mercado diferenciados.
-
Na prática, muda alguma coisa?
Não!
É apenas para auxiliar na classificação estética musical do trabalho artístico ou mesmo,
no tipo de comportamento musical adotado pelo artista.
-
Quais são os desdobramentos disso tudo?
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