segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Fernanda Abreu - 30 anos de baile (remixes) compilação

Capa 

30 anos de Baile não marca apenas o tempo de carreira da cantora e compositora Fernanda Abreu. Para quem nasceu na década e 70/80, esse período também registra a evolução dos remixes produzidos no Brasil e as opções de Dance Music que passaram e que continuam agitando os clubes pelo país.

Se antigamente a estética musical era limitada, em 30 anos, as opções se transformaram em possibilidades infinitas. Lembramos que aquela conversa de falta de equipamentos, de tecnologia ou de educação musical ficou no passado. Hoje, com muita habilidade técnica, é possível inserir e combinar (se preciso for) todos os estilos musicais dentro de uma única melodia com cinco minutos de duração, por exemplo. Do rock ao Techno e todos os seus subgêneros. Como se a música fosse apenas um corpo que pudesse ser vestido com diferentes tipos de roupa e adereços.

Fernanda Abreu em 2021. Foto: Murilo Alvesso 

Até o momento, 30 Anos de baile foi dividido em dois formatos. Vamos dizer que o primeiro volume (de capa preta), apresenta um total de treze remixes editados para atender a programação musical de rádios. A outra parte (de capa branca) apresenta oito remixes mais longos, direcionados  para os clubes e programas de rádio com musicas dançantes.

Há comentários, e até a própria cantora já falou em entrevista pela internet, que no futuro existe a possibilidade de ser editada mais uma compilação com outros remixes. Mas, seguido no tempo presente, 30 anos de Baile de Fernanda Abreu, conseguiu reunir uma equipe de respeito de Djs e produtores, que estão envolvidos numa estética musical muito bem sintonizada com as referências atuais. 

A compilação formatada para o público e para agitar a programação radiofônica contém os seguintes remixes:

1. Jorge Da Capadócia (Gui Boratto Revisita)

2. Kátia Flávia, A Godiva Do Irajá (Bruno Be Remix)
3. A Noite (DJ Zé Pedro & DJ Meme Nightlife Mix)
4. Bidolibido (Vintage Culture & Shapeless Remix)
5. Rio 40 Graus (Ani Phearce Remix)
6. Veneno Da Lata (Tropkillaz Remix)
7. Você Pra Mim (feat. Projota) [Remix Dennis DJ]
8. Saber Chegar (Corello DJ & Douglas Marques Remix)
9. Deliciosamente (DJ Meme Short Remix)
10. Torcer Pela Pista (Fancy Inc Remix)
11. Tambor (Danny Dee 808ies Remix)
12. Outro Sim (feat. Emicida) [Ruxell Remix] 
13. Space Sound To Dance (Millos Kaiser Mix)

Capa

Para agitar os clubes e as festas em qualquer lugar que o público queira fazer, foi editada uma outra compilação chamada de: 30 anos de baile – Extended versions. É justamente nessa parte que a equipe do blog vai se deliciar na sequência. Acompanhe....

1 – Jorge da Capadócia (Gui Boratto revisita extended) 
Análise: O produtor e Dj Gui Boratto teve a difícil tarefa de remexer em uma das principais canções de sucesso de Fernanda Abreu e conseguiu criar uma atmosfera bem diferente da versão original. Ao ouvir a faixa, a equipe do blog notou a presença de referências melódicas da French House, de Cassius, de Rinoçerôse e de Daft Punk. Prepare as bebidas e ajuste o som, pois a festa só está começando.

2 – Kátia Flávia, a godiva de irajá (Bruno Be extended mix) 
Análise: Uau! Um remix bem bacana pra agitar a pista nos clubs e as festas ao ar livre. Essa versão nos surpreendeu. Bruno Be utilizou uma linha de sintetizador que pode lembrar a vibração do remix produzido pelo Groove Armada na canção Music da Madonna. O baixo sintetizado até poderia ter ficado mais grooooove e mais acentuado. De forma geral, o remix ficou muito bom e pode até ser tocado pela cantora num show ao vivo! Merece destaque. 

3 – A noite (Dj Zé Pedro & Dj Meme nightlife club mix) 
Análise: Os djs Zé Pedro e Memê optaram por fazer uma releitura dançante moderada para a canção que é um clássico da música pop nacional anos 90. O remix possui referências do House e vai ao encontro da estética dançante ao qual a Dance Music está passando. O destaque do remix é o break no meio da canção que poderá lembrar, veja bem – não é igual!, poderaaaaaaaaaaá lembrar sutilmente, os gemidos da música French kiss do Lil Louis, de 1989. Para dar mais gás na pista, sugerimos que os djs aumentem o pitch* da canção. Festa garantida. 
(*) Pra quem não sabe, o “pitch” serve para acelerar ou desacelerar a música e também para encaixar os bpm´s das mixagens feitas pelos djs, durante a festa. 

4 – Saber chegar (Corello Dj & Douglas Marques extended mix) 
Análise: O que temos aqui? Um remix diferente que foge do agito das pistas. Produzido por Dj Corello e Douglas Marques, ambos captaram muito bem a vibe de lugares e espaços voltados para o Lounge e Chill out. Bela versão para ser apreciada no final de tarde e naqueles momentos bem açucarados de namoro a dois. 

5 – Deliciosamente (Dj Meme club mix) 
Análise: Esse remix produzido pelo Dj Memê faz jus ao nome da canção. Uma faixa convidativa e deliciosamente produzida para ser dançada. Tudo está perfeito nessa versão. Desde os riffs de guitarra, a bateria, a harmonia, o timbre de teclado, a proposta melódica, a masterização....Se joga! 

6 – Torcer pela pista (Fancy Inc extended mix) 
Análise: Put* mer**! Peço aos leitores que desculpem o palavrão, mas letra da música já é 100% club, e esse remix com referências do Tribal House ficou da hora!!! Que versão legal pra dançar com a galera! Que saudades da pista, dos clubes, das luzes estroboscópicas, do raio laser, da fumaça....... Aumenta o som ai DJ!!!!!!!!!!!!!!!!! 

7 – Tambor (Danny Dee 808ies long mix) 
Análise: Esse remix produzido pelo Danny Dee é voltado para galera do Funk. Então quem gosta do estilo vai se divertir muito. É importante ter um remix diferente do establishment no meio da compilação, para que o dance não caia ou fique preso ao padrãozinho básico de se fazer dance. O Rock n´ roll ficou preso ao "padrãozinho" e deu no que deu, saturou, cansou. Então, sob o ponto de vista atual da equipe do Brasilremixes, esse tipo de remix fora de contexto, é importante para não cair na mesmice. 

8 – Space sound to dance (Millos Kaiser extended mix) 
Análise: A equipe do blog já declarou em outras oportunidades que é fã dessa melodia. Essa versão sendo apresentada agora (30 anos após o lançamento original) nos faz pensar que era exatamente esse remix que deveria ter sido feito lá em 1990. Mas valeu a pena esperar porque essa canção é atemporal e praticamente pronta para qualquer tipo de remix. Os riffs de piano ao estilo Italo House nos fazem lembrar da canção It´s alright dos Pet Shop Boys. A voz perdida da cantora em segundo plano – levemente sussurrada – ficou top. Belo remix produzido por Millos kaiser. Recomendamos! 

*  Por enquanto, não há registro que a compilação tenha sido lançada em vinil ou CD.

**  Os remixes foram feitos. Resta saber se as emissoras de rádio e os Djs irão tocar os remixes nas festas.

*** As duas compilações estão à venda nas plataformas digitais. Lançamento da gravadora Universal Music. Aproveite!

Nenhum comentário: