sábado, 8 de julho de 2023

RPM - Rádio Pirata (single promocional - item de colecionador)

De 1985, relembramos o single de sucesso da banda RPM, com o remix da música Radio Pirata.

Essa canção foi escolhida para ilustrar a postagem de hoje, pelo fato de estar entre os primeiros singles 12” promocionais “com remix”, a serem distribuídos para algumas rádios e Djs no Brasil de forma oficial em 1985, pela gravadora CBS – atual Sony.

Não há necessidade de fazer uma resenha sobre a música Rádio Pirata, diante de todo o material disponível (comentários, análises, vídeos, agradecimentos, críticas e elogios) na internet, a respeito da canção.

Já se passaram quase 40 anos (38 para ser exato), desde o seu lançamento até a data dessa postagem feita aqui no blog. Infelizmente, o tempo acabou levando dois integrantes da banda de sua formação original. Paulo Pagni (baterista) faleceu em 2019 e Luiz Schiavon (tecladista) faleceu em 2023.

O remix foi produzido por Julinho Mazzei e pelo Dj Grego.

PERDA DE OPORTUNIDADE

Aproveitando a ocasião para não passar despercebido, a equipe do blog lamenta muito a “perda de oportunidade” do músico Luiz Schiavon.

Perceba que ser musico ou ter habilidade musical não é tão simples quanto se possa imaginar. A pessoa precisa ter muita dedicação e vários anos de estudo, treinamento e compreensão da estrutura melódica de uma canção. Para conseguir um bom profissional disponível nessa área dá trabalho e não é tão simples encontrar bons músicos num estalar dos dedos.

Entretanto, Luiz Schiavon estava entre os melhores tecladistas do país, e sabe se lá por qual motivo, desperdiçou um momento de ouro durante TODA A DÉCADA DE 90, sem aproveitar o seu talento nato para explorar e lançar trabalhos musicais paralelos no auge da música eletrônica no Brasil e no mundo. Luiz Schiavon não precisava treinar para aprender a tocar sintetizador, ele já estava 100% pronto e não fez nada! (?)

Veja bem, entre tantos exemplos no Brasil e no mundo, podemos citar o músico Edgard Scandurra que era guitarrista da banda Ira e, sem lenço e sem documento, percebendo o que acontecia na cena musical na década de 90, lançou no mercado um trabalho paralelo muito interessante chamado Benzina, que era voltado para a música eletrônica. 

Isto é, Scandurra 100% rock n roll, sem nenhum compromisso ou habilidade com teclados, programação, computadores e sintetizador foi lá, fez e aconteceu, deixando seu nome gravado na história musical. Logo, Schiavon que era o "mago" dos teclados e tinha praticamente tudo ao alcance dos dedos não fez nada. Não lançou nada, nem de brincadeira, nem de mentirinha, nada, nada e nada! Um desperdício de talento! Muito estranho, pra quem ajudou a compor tantas melodias de sucesso, incluindo a ótima track “Naja” do grupo RPM. Faltou independência e visão. 

Diante disso, fica o recado para todos os músicos do Brasil. Lembrem-se que o talento musical não pode se aposentar. É preciso fazer dinheiro e explorar TODOS os estilos musicais sem ficar preso ou confinado a um segmento, apenas. Recado dado! 

O passado já foi, o presente é agora e o futuro é incerto! Vamos sacudir essa poeira que tem muita música boa pra ser feita ainda! Então aproveitem tudo.....

O single vinil 12” registra as seguintes faixas:

LADO A
1- Radio pirata (versão Re-mix) 4´41

LADO B
1- Radio Pirata (versão original) 3´31

A equipe do Brasilremixes lamenta que a melodia não foi atualizada e nem remixada pela banda RPM ao longo dos anos. Fica o registro. Oportunidades para isso ser feito, também não faltaram.....

Nenhum comentário: