domingo, 12 de maio de 2013

Fernanda Abreu - Kamikazes do amor / Você pra mim remix (single promocional - Item de colecionador)

 

Muitos fãs e admiradores sentem saudades do tempo em que a cantora Fernanda Abreu despontava como um dos grandes ícones da música pop brasileira que marcou a década de noventa no século passado.


Imagem divulgação

Sucessos como “A noite”, “Babilônia rock”, “Kátia Flávia”, “Rio 40 graus”, “Jorge de capadócia”, “Garota sangue bom”, “Veneno da lata” entre outras canções eram presença constante em várias festas e no set list de djs e programas de rádio voltados para a música pop brasileira. Naquele período a versatilidade artística da cantora também contemplava os ritmos românticos e para lembrar essa fase, hoje mostramos o single 12” remix da canção kamikazes do amor” que também traz um remix para a canção “Você pra mim”. Este trabalho foi distribuído promocionalmente em 1990 pela gravadora Emi Odeon e de acordo com as informações impressas no vinil, os remixes foram produzidos pelo DJ Irai Campos.



Este single apresenta as seguintes versões:

LADO A

A1  Kamikazes Do Amor (radio Mix Nº 1)  4:00
Análise: A construção desse remix é interessante, pois não ficou com “cara de música velha” ou de “flash back”. A melodia possui alguns efeitos eletrônicos e sobreposição de vozes utilizando samples de refrões de outras músicas de sucesso internacional. O DJ Iraí Campos manteve as bases da versão original com influências do Hip Hop, Soul, Funk e Black music.
  
A2  Kamikazes Do Amor (radio Mix Nº 2)  4:58  
Análise: A construção desse remix também segue a mesma linha apresentada na versão anterior, mas com maior tempo de duração.

LADO B

B1  Kamikazes Do Amor (club Mix)  5:55
Análise: Essa é a versão principal dos remixes apresentados pelo single. Porém foi editada no lado “B” do vinil. O certo seria que a versão principal fosse colocada em ordem no lado “A” e as versões adicionais apresentadas no lado B. Pelo menos é assim que ocorre nos remixes internacionais. Na prática, esse remix é basicamente igual as outras versões da mesma canção!

B2  Você pra mim (versão Remix)  4:44
Análise: O remix possui cadência e referências musicais muito próximas da canção “Justify my Love” de Madonna. Aliás, o próprio sample do refrão da música “Justify my Love” aparece nos primeiros acordes da melodia. O clima romântico predomina e o remix acaba sendo perfeito para ser tocado nos bailes charm ou para embalar aquele momento nostálgico de corações solitários voltando pra casa ao final da balada....

* Com sorte ainda é possível comprar este single em lojas ou sebos que comercializam discos novos ou usados.

** O remix deste single para a música “Você pra mim” é diferente do remix apresentado na coletânea de sucessos “Raio X” que foi lançado pela cantora  em 1997.

*** Não há informação que este single tenha sido editado em Cd.

**** As versões originais das músicas foram incluídas no primeiro álbum solo da cantora chamado “Sla radical dance disco club”, também comercializado em 1990.

Fernanda Abreu e o Funk carioca

Atualmente a cantora Fernanda Abreu está envolvida com o estilo musical voltado ao Funk carioca e a um público mais - restrito - ligado aos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Até porque, os críticos musicais afirmam que por enquanto, o Funk e suas variações estão mais voltados à realidade musical carioca do que brasileira. Alguns estudiosos chegam até a classificar o Funk carioca como um fenômeno musical folclórico moderno do Rio de Janeiro.

De forma geral, houve várias tentativas de espalhar o estilo no país inteiro com a ajuda da mídia, mas a atitude de alguns artistas “funkeiros”, bem como o posicionamento de alguns de seus seguidores somado com a falta de informação das pessoas + letras apelativas e de baixo nível estão fazendo com que o estilo ainda não seja visto com bons olhos no mercado musical tupiniquim. 

Uma coisa é dizer: - Quero "fazer amor" com você!

Outra coisa é dizer: - Quero "foder" com você!

As duas frases possuem  o mesmo sentido sexual. Porém, a primeira é mais sutil e representa a linha educacional formal brasileira que segue a linha educacional mundial. A segunda é mais direta-agressiva e permeia uma parte das gírias e da linguagem existente nas classes mais carentes Os "funkeiros" não estão errados, pois simplesmente utilizam expressões corriqueiras do meio em que sobrevivem  nas canções que cantam e se divertem. Contudo, a maior parte do Brasil não está interessada em utilizar a palavra "foder" porque a expressão "foder" é vista como uma linguagem vulgar, de baixo calão e com uma tonalidade quase ofensiva. Tanto no país como também em diversas regiões do planeta de acordo a linguagem oficial de cada nação!

Para piorar, existe outra dificuldade enfrentada pelo Funk carioca que se refere à classe social. Como o Funk carioca nasceu nos bailes, nas favelas, nos morros e nas comunidades pobres do Rio de Janeiro, grande parte do Brasil não se identifica com o lugar e com seus criadores. Até porque, as favelas existentes em outras regiões do país possuem costumes e realidades musicais bem diferentes das praticadas no Rio de Janeiro. Dessa forma, muitas pessoas não conseguem separar o estilo musical da origem rotulada como  “vileira” e “favela”.

Segundo o entendimento de alguns pesquisadores, essa realidade pode transparecer que se a dança, a atitude e a origem do Funk carioca estivessem relacionadas a uma classe social mais rica e intelectualmente mais educada, as chances de ter emplacado em todo o Brasil seria maior e já teria acontecido. Para polemizar, estudiosos colocam mais lenha na fogueira das vaidades musicais, comentando que não é a classe social rica que imita os pobres, mas é a maioria dos pobres que desejam imitar o estilo musical das pessoas ricas e desenvolvidas.....

A equipe do blog Brasilremixes entende que este texto pode ser interpretado por muitos leitores de forma provocativa. Entretanto, o objetivo principal é fazer uma reflexão sobre o universo musical brasileiro e os motivos que fazem com que determinado gênero musical ou determinada música tenha sucesso ou não. Aliás, é importante observar que se a música é um produto, até que ponto a riqueza e a pobreza financeira e melódica que rodeia os artistas, podem influenciar nas escolhas do produto musical feito pelos consumidores no Brasil?  

domingo, 5 de maio de 2013

Kid Abelha - Single (remixes)

Capa 

Voltando para a época de ouro dos remixes nacionais produzidos na década de noventa, apresentamos o Cd single da banda Kid Abelha que foi lançado comercialmente em 1997 pela gravadora WEA Brasil.

Os remixes das canções “Como é que eu vou embora”, “Te amo pra sempre”  e “Pintura Íntima” foram escolhidas para divulgar este trabalho da banda que por motivos desconhecidos recebeu o nome de “Single”.
  
- Ora, se já é um single, para quê chamá-lo de “single”? Seria o mesmo que chamar um automóvel novo de automóvel! Se o produto já é um automóvel, para quê dar o nome próprio de automóvel! Enfim, vai saber o que se passa no pensamento confuso da galera de produção e marketing da gravadora!

As versões originais de cada música aparecem nos álbuns “Meu mundo gira em torno de você e Seu espião
Contracapa

Neste single, os remixes produzidos pelo Dj Cuca  tinham um forte apelo comercial, que proporcionou um grande sucesso das canções em todo o país e ótima visibilidade para a banda.  Porém o resultado também causou decepção para algumas pessoas que esperavam uma repaginada musical com outro conceito melódico.  A equipe do blog Brasilremixes sabe que a maior parte do povo brasileiro ainda não tem paciência para curtir um remix de longa duração com seis, oito ou dez minutos. Mas é importante lembrar a todos que:

“- A origem dos remixes foi para atender ao público que frequentava as danceterias e durante a festa queria ouvir e dançar por mais tempo a música de sua preferência, para que os DJs não tivessem que repetir a canção por muitas vezes durante a noite.”

Desta forma, no caso das canções apresentadas neste “single” lançado pelo Kid Abelha, os remixes mais parecem versões destinadas aos programas de rádio FM que para a pista de dança propriamente dito.

Este trabalho possui as seguintes canções:

1-Como É Que Eu Vou Embora (Crossover Extended Mix)  4´54

2-Como É Que Eu Vou Embora (Pop Dreams Radio Edit)  3´54

3-Te Amo Prá Sempre (Crossover Pop Mix Edit)  3´51

4-Te Amo Prá Sempre (Crossover Club Edit)  3´30

5-Pintura Íntima (Cuca's Return At Pop Hits Edit)  4´34

6-Pintura Íntima (Crossover Club Mix)  5´24

CD

Na sequência você pode ver a capa e contracapa do Cd álbum "Meu mundo gira em torno de você", que foi comercializado em edição especial de platina, com todas as faixas remixadas iguais ao single apresentado no post de hoje. 



*Até o momento não há informação que este trabalho tenha sido editado em single vinil 12”.

** Ainda é possível comprar este single de remixes nas melhores lojas de venda de Cds novos ou usados.


domingo, 28 de abril de 2013

Cheque Especial - Pronta pra estudar remix (single promocional raro - item de colecionador)

 
Capa 

Infelizmente não existem muitas referências ou informações a respeito da banda “Cheque Especial”. O que podemos afirmar é que o grupo carioca fez bastante sucesso na década de 80 com o hit “Pronta pra estudar. Aliás, esta canção foi distribuída promocionalmente em 1985 no formato de single vinil 12 remix”, pela gravadora Top Tape. A música também foi incluída no disco chamado “Débora” que foi o único álbum oficial lançado pela banda. O grupo “Cheque especial” era composto por Aníbal Rosas, Paulinho Meira, Dudu Castro, Lory César e Eduardo Helborn.
 
Contracapa  

Apesar do conteúdo moralista presente na letra da canção, que criticava garotas de vida fácil que só queriam fazer festa sem se preocupar com os estudos e com o futuro, podemos afirmar que no quesito melódico a música funcionava muito bem no dancefloor ao manter o clima festivo e mesclar os timbres de synth pop com o espírito roqueiro predominante naquele período. Críticos mais entusiastas, argumentam que a melodia da canção está incluída entre as musicas brasileiras de poprock mais empolgantes que foram  produzidas na década de 80.

Em relação ao remix, a base melódica da canção foi mantida igual a original, que vai ao encontro da maioria dos remixes brasileiros produzidos na época. Também foram adicionados alguns efeitos eletrônicos simplórios e algumas passagens melódicas instrumentais, produzidas de acordo com o conhecimento musical tecnológico disponível naquele momento. 

Relembrando a definição de “Synth pop”, diríamos que é um conceito em que os teclados e sintetizadores são os instrumentos musicais dominantes na canção, mas seguem o mesmo ritmo e possuem a mesma performance de uma "banda" comum de rock ou pop.

Este single apresenta as seguintes canções:

Lado A

01- Pronta pra estudar remix 4´23

Lado B


01- Pronta pra estudar original 3´55

* Nos anos oitenta, alguns roqueiros “xiitas” e culturalmente “fundamentalistas”, tinham ódio e desprezavam musicas iguais ao single porque consideravam uma afronta ao rock n´ roll - até então glorificado como o exemplo máximo da música mundial. Em contrapartida, o rock também era visto como um ritmo barulhento e sem graça pelos amantes das festas.  Logo, a rivalidade entre as tribos que defendiam estilos musicais diferentes era recíproca. Um criticava e menosprezava o outro.

** Não há registro que esta canção tenha sido editada em CD single, como também não há créditos sobre o(s) produtor(s) do remix.

*** Com sorte, ainda é possível comprar este item em sebos e lojas que vendem discos usados pelo Brasil.  

**** Agradecimento especial ao Dj Andrezinho por ter fornecido gentilmente as imagens do disco para postagem de hoje.

domingo, 21 de abril de 2013

Trama verão 2002 (Coletânea promocional - item de colecionador)



Em 2002 a gravadora TRAMA distribuiu para algumas rádios e alguns DJs no país, um Cd duplo promocional, contendo várias canções e alguns remixes dos artistas que faziam parte do catálogo musical da empresa naquele período.
A seleção tem o objetivo de divulgar diversas vertentes musicais que variavam  entre o pop, rock, mpb, dance, drum n´bass, rap, hip-hop e até regionalismos.

Resumindo o assunto e destacando as musicas de interesse dos internautas do blog Brasilremixes, esta compilação também apresenta remixes e canções do DJ Marky, Luciana Mello, DJ Patife, Claudio Zoli, Pedro Mariano e Patrícia Marx.

A lista completa e a ordem das faixas são:

Trama verão 2002 Cd  A

1- Luciana Mello – Assim que se faz (Remix Sandro Tausz)
2- Pedro Mariano – Tem que ser agora (Remix Memê)
3- Max de Castro – Onda diferente
4- DJ Patife – Sambassim
5- Marky – Shake it
6- Totonho – A rainha
7- Claudio Zoli  - Noite do prazer (Remix DJ Felipe Venâncio)
8- Rappin Hood – Rap du Bom
9- Leci Brandão e Art Popular – Teu cheiro
10- Caju e Castanha – Mulher do amigo meu

 Trama verão 2002 Cd  B

1- Luciana Mello – Simples desejo (Remix Memê)
2- Claudio Zoli – A francesa (Remix O Time)
3- Pedro Mariano – Livre para viver (Remix O time)
4- DJ Patife – Só tinha que ser com você
5- Marky – Carolina Carol bela
6- Patrícia Marx – Despertar
7- Rappin Hood – Suburbano
8- SP Funk – Viaje
9- Otto – Pelo Engarrafamento
10- Magazine – Conversível irresistível

* Algumas canções e alguns remixes desta coletânea foram editados e distribuídos promocionalmente em singles separados.

** Esta coletânea promocional possui apenas a impressão no CD e não há registro que tenha sido editada em vinil.  

*** Agradecimento especial a emissora de rádio União FM por ter fornecido gentilmente as imagens da postagem de hoje. 

domingo, 14 de abril de 2013

Edson Cordeiro - A rainha da noite remix (single promocional - Item de colecionador)


 
Contracapa 

No post de hoje passamos pela década de noventa para trazer ao leitor o single 12” remix da canção “A Rainha da noite I can´t get no (satisfaction)” interpretada pelo cantor Edson Cordeiro. Digamos que a música é uma mistura entre “I can´t get no(satisfaction)” dos Rolling Stones e da ópera “Flauta Mágica” de Wolfgang Amadeus Mozart.
Este trabalho lançado pela gravadora Sony, foi distribuído promocionalmente em vinil 12” e em Cd single no ano de 1992. Ambos possuem as mesmas canções e os mesmos remixes.  Alias, os remixes não possuem créditos de produção. A única referência sobre o assunto aparece impresso no verso do disco dizendo:  Produzido por Dudu Marote.

 Capa 

Em relação aos remixes, diríamos que se tratam de versões com referências da música pop sem brilho, sem entusiasmo e sem muita festividade. Não é house, não é techno, não é trance, não é super dançante, enfim.  Imagine a canção “I can´t get no (satisfaction)” dos Rolling Stones com os riffs de guitarra característicos da música e adicione uma sobreposição de bateria eletrônica, alguns efeitos musicais simplórios e a interpretação de Edson Cordeiro. Pronto! O remix dessa canção é isso! Quer dizer, o remix é apenas uma tentativa dançante de alguma coisa! Porém, no final serve apenas para fazer registro. Infelizmente!

Sem dúvida alguma a remixagem poderia ter sido melhor elaborada, mas essa percepção depende do produtor, depende do cantor, depende do DJ, etc. Quem sabe uma nova regravação no futuro. Mas lembramos que o futuro está distante e as concepções musicais mudam de geração para geração. A equipe do blog já comentou em outras canções remixadas de outros artistas nacionais que um dos problemas do Brasil é que muitas coisas não acontecem "agora" e infelizmente ficam na expectativa ou são deixadas para o futuro. Aliás,  você já ouviu aquele papo de futuro que nunca chega? O próprio!

Este single possui as seguintes faixas:

LADO A

1- Rainha Da Noite/I Can´t Get No (Satisfaction) (Floor Mix)
2- Rainha Da Noite/I Can´t Get No (Satisfaction) (Radio Mix)

LADO B

1- Rainha Da Noite/I Can´t Get No (Satisfaction) (Sub Dub Mix)

  
Nas imagens seguintes você pode ver o single promocional editado em Cd.


**Atualmente o cantor Edson Cordeiro esta morando na Alemanha e trabalhando na Europa porque lá o cantor é mais aproveitado e melhor valorizado que no Brasil.

***Agradecimento especial ao DJ Discosantos por ter fornecido gentilmente as imagens do CD.


domingo, 7 de abril de 2013

Fat Family - Fim de tarde remix (single promocional)

Capa

O single com remixes da canção Fim de tarde” editado promocionalmente em 2001, foi um preview do álbum “Por onde você for me leve” do grupo Fat Family,  lançado em 2002 pela gravadora EMI-Odeon. A canção é uma regravação de um antigo sucesso da cantora Cláudia Telles lançado em 1976. Tanto a versão original quanto a regravação possuem referências musicais da Black music e mantém o clima romântico da melodia.

Há quem afirme que a interpretação da música feita pelo Fat Family é mais vibrante que a versão original. Porém isso é uma questão de tempo, pois a canção original foi produzida na década de setenta e a regravação feita pelo Fat Family tem o sotaque e a tecnologia disponível no novo milênio.
Contracapa

A versão álbum foi produzida por Torcuato Mariano e  Paulo Calasans. As demais faixas do single foram remixadas pelo DJ Cuti e co-produzidos pelo DJ Marcus Pontes. Os remixes também preservam a base melódica da Black Music com sonoridade mais contemporânea. Aliás, os remixes “Cuti radio mix” e Cuti extended mix” são ideais para quem gosta de fazer estilo nos bailes charm. Os remixes até poderiam ter sido melhor elaborados, mas valem pelo registro. Quem sabe no futuro com novas versões....

O single apresenta as seguintes faixas: 

1- Fim de tarde – Versão original 4´06
2- Fim de tarde – Original Cuti extended mix 5´09
3- Fim de tarde – Original Cuti edit mix 3´30
4- Fim de tarde – Cuti radio mix 3´07
5- Fim de tarde – Cuti extended mix 5´17
 
 CD

* Para ver o vídeoclip original da música interpretada pelo Fat Family clique aqui!

** Até o momento não há registro que este single tenha sido lançado em vinil.