segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Zélia Duncan - Tempestade remix (single promocional - item de colecionador)

Capa

A cantora Zélia Duncan possui um trabalho artístico voltado para a MPB (música popular brasileira). Como vários artistas em início de carreira, Zélia Duncan também bebeu água da fonte musical contemporânea e em 1994 lançou um single promocional para canção “Tempestade”. Neste single de colecionador aparecem cinco versões, mas apenas quatro delas são remixes. A letra da música é ótima, mas ao comparar a versão original com os remixes, podemos dizer que os remixes são infinitamente melhores. 

A melodia original não agradou o público, ficando musicalmente pobre e perdida no meio da bateria sem ter para onde ir. Aliás, nenhuma rádio ou dj tocou a canção original. Na prática quem ouvia a canção tocar nas estações de rádio pelo Brasil afora, estava ouvindo o remix hip-hop com influências musicais pós-discomusic que havia sido produzido pelo DJ Memê. Isto é, uma melodia mais pop e mais agradável aos ouvidos brasileiros doutrinados por canções de rádio FM. Este single foi lançado pela gravadora Warner.

 
Contracapa

Este vinil 12” remix possui as seguintes versões:

LADO A (produzido pelo DJ Memê)


1 Tempestade -  Memê hip-hop radio 3´29
Análise: Versão interessante para ser tocada no rádio, mas na pista não funciona. Produzida pelo DJ Memê, a canção possui referências do Hip-hop e sample da melodia “I want your Love” da banda CHIC.

2 Tempestade - Memê hip-hop solution 4´30
Análise: Este remix segue a mesma linha da versão anterior, porém com uma vibração melódica mais contundente.

3 Tempestade -  The instrumental trip 3´24
Análise: É a versão instrumental dos remixes anteriores.

LADO B (produzido por Márcio Miranda)


1 Tempestade – Funk mix 4´50
Análise: Aqui encontramos uma levada de Funk americano. Aliás, não confunda Funk americano com Funk carioca porque são estilos diferentes!

2 Tempestade – Reggae house mix 4´37
Análise: Ótima versão com influências do Reggae, mas infelizmente não foi lançada em Cd.

* Este single também foi lançado em CD.

** Ficou difícil para a equipe do blog localizar o remix certo para postar aos leitores. Muitos sites brasileiros destacam a versão remix, mas na hora de ouvir, percebemos que não era remix, mas sim, a versão original da melodia. 

3 comentários:

kadu disse...

Infelizmente nem no link consegui sequer ouvir a musica, é uma pena, pq como vc, gosto e aprecio, e essa musica especificamente remixada da zelia realmente virou uma raridade e não consigo sequer ouvi-la...

12345 disse...

Olá, infelizmente, os remixes mais antigos e que estão fora do conhecimento e do interesse do público, aos poucos estão sendo retirados dos sites de audição musical. Até agora não conseguimos localizar um link que tenha a versão remix deste single. Mas vamos continuar procurando e em breve iremos repostar! Obrigado!

Anônimo disse...

Tem razão...Eu tenho ela somente em fita K7. Esta dificil de achar mesmo.
Marcelo Menezes - menezes_info@yahoo.com.br