domingo, 1 de maio de 2011

Caetano Veloso - Sozinho (single remix promocional)

Capa do single *
Em 1998 Caetano Veloso lançava o álbum chamado “Prenda minha” com a música Sozinho” que se tornou um grande sucesso em sua carreira. No ano seguinte, em 1999 foi lançado de forma promocional o single de remixes para essa canção. Alguns dizem que o single chegou a ser comercializado normalmente nas lojas junto com o álbum em uma nova edição, mas as informações são desencontradas.
O fato é que não exite razão para este single ser chamado de "Sozinho remix ao vivo." Remix sozinho pode, mas "ao vivo"?!!! Como assim? Ao vivo? Esses remixes não tem nada de "ao vivo". A não ser por um sample de segundos mixado no meio da versão "Caêdrum n´bass" e só! Enfim, vai saber..... Este trabalho tem a produção de Jaques Morelenbaum e traz para os fãs dois ótimos remixes para a música “Sozinho”. Gravadora Universal. 

* Note que o design na capa deste single utiliza cores um tanto "apagadas" e não vibrantes porque a imagem original de fábrica  já é assim.


1- HITMAKERS CLASSIC MIX - 7´16 min

Análise: Produzido por Rodrigo Kuster e Fabio Tabach que atendem pelo nome de Hitmakers, esse remix eletrônico pop segue o estilo house “papai-mamãe” para aquecer as pistas de dança em clubes comportados. Neste remix você encontra uma pegada dançante social e não um delírio selvagem das raves.  Lembre-se que existem vários subgêneros dançantes para cada tipo de lugar.


2- HITMAKERS CLASSIC RADIO EDIT – 3´14 min

Análise: Remix house igual a versão anterior, porém editado e mais curto para ser tocado nas rádios FMs. Por isso que o single possui apenas dois remixes.



3- CAÊDRUM ´N´BASS – 5´30 min

Analise: Ao que parece essa versão também foi produzida por Hitmakers. Para muitas pessoas esse remix é um dilema. Ame-o ou deixe-o! Depende muito da preferência, do desenvolvimento e da domesticação musical de cada um. Confesso que gosto do conceito de música eletrônica como um todo. 

Particularmente diria que o remix é quase perfeito. Ele possui uma ambiência melódica interessante sem deixar a canção abstrata ou pegajosa. Essa versão utiliza timbres musicais e efeitos sonoros suaves que interagem harmoniosamente com a levada do Drum n´bass. Diria até que essa versão possui um leve sotaque de "Before Today" do Everything But the Girl, na maravilhosa versão produzida pelo Chicane. Mas, semelhanças à parte, temos aqui um belo remix para ser contemplado em lounges e chill outs, sem aquela cara de música velha mesmo que já tenham se passado muito tempo. Divirta-se!












CD





















* Até o momento não há informação de que este single tenha sido lançado em vinil. A versão deste cd ainda pode ser encontrada à venda em lojas musicais especializadas em produtos usados pelo Brasil. 

** Logo abaixo você pode ver a imagem de outra edição do Cd single promocional exclusivo para emissoras de rádio, contendo as versões remixadas iguais ao single já mencionado, mas sem a capa de papel. 


CD (com design diferente)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, fiquei surpreso com o texto pois não conhecia e gostaria de contar 2 coisas:
- o remix é “live” porque a voz do caetano veio da gravação ao vivo (só voz e violão) optamos por usar o violão só na caedrum
- o single fez muito sucesso e foi dado como bonus no album do Caetano, com uma embalagem especial para as vendas de natal
Muito grato, abraços
FabioTabach