domingo, 17 de agosto de 2014

Gilberto Gil - Eterno Deus mudança remix - promo 44WEA (single promocional - item de colecionador)

Capa

"A gente quer mu-dança
O dia da mu-dança
A hora da mu-dança
O gesto da mu-dança"....

Em 1989 foi lançado o single 12” remix da canção “Eterno Deus Mudança”, do cantor Gilberto Gil. Ele contém remixes produzidos pelo DJ Ippocratis (Grego) Bournellis. Ao todo são três versões: Radio version, Club version e Percapella.  O disco chamado de “Promo 44”, também apresenta outras canções de outros artistas e foi distribuído promocionalmente pela gravadora Warner (WEA).

Além de apresentar boa estrutura melódica e ótima composição, o destaque do remix é a excelente qualidade na masterização. Aliás, essa característica não era muito comum na música pop brasileira produzida na década de 80. Ou seja, naquela época muitas musicas produzidas no Brasil, por técnicos e produtores inexperientes, ficavam com a sonoridade musical ”embolada”. Essa situação não permitia aos ouvintes definir de forma precisa, os timbres de bateria, do baixo, do sintetizador, da percussão e da base de metais em geral. Entretanto, com o desenvolvimento musical educativo do público consumidor e a profissionalização das pessoas envolvidas nesse tipo de trabalho, a qualidade musical das musicas produzidas no Brasil melhorou e está bem próxima da qualidade sonora das canções produzidas por artistas internacionais. 
Contracapa

Apesar do remix da canção ter ficado muito bom para os padrões musicais brasileiros, a estética dançante proporcionada pelo remix não foi muito bem aceita em algumas danceterias pelo país. Aliás, o estilo de dance que agitava a galera no dancefloor tinha um conceito musical mais europeu e americano. Apenas como exemplo, em 1989 a banda Technotronic já produzia um estilo musical marcante nas festas comerciais de norte a sul do país.  Por outro lado, é importante destacar que a letra da canção "Eterno Deus mudança" serve para qualquer tempo e em qualquer lugar. Portanto, novos remixes serão bem-vindos no futuro!

Este single possui as seguintes musicas:

LADO A
1- Gilberto Gil - O eterno Deus mudança (Radio version) 4´55*
3- Gilberto Gil - O eterno Deus mudança (Percapella) 4´50*

LADO B
1- Ed Motta – Baixo Rio (versão ao vivo) 5´03
2- Fausto Fawcet – Ciciolina (Radio version) 4´06
3- Fausto Fawcet – Santa Clara poltergeist  4´16

* Os remixes também foram incluídos no álbum do cantor editado em Cd.

** O single também apresenta um remix escondido para a canção “Ciccionina (o cio eterno)” do Fausto Fawcet e os robôs efêmeros. Essa versão também foi comercializada na compilação “House e remix Vol I” que já foi postada pelo blog. Para ver clique aqui! O single 12” da canção também foi editado na versão longa, para ver clique aqui!

*** Na sequência você pode visualizar a imagem do single promocional 12” editado de forma simples contendo apenas a canção igual e versão original.

Nenhum comentário: