domingo, 9 de fevereiro de 2014

Coletânea WEA + Sandra de Sá + SNZ remix (Promocional - Item de colecionador)

Capa

Entre vários singles e discos promocionais de remixes distribuídos para algumas emissoras de rádio e para alguns djs no Brasil, existem diversas situações. Às vezes são lançados singles no formato de vinil e em CD do mesmo artista.  Às vezes são lançados singles somente no formato de CD ou somente em vinil. Às vezes algumas musicas remixadas aparecem perdidas na salada musical de artistas de vários estilos, que são reunidos em coletâneas promocionais. Nessa categoria, os remixes também são conhecidos como  “Remixes escondidos ou remixes sem divulgação”. Enfim, um verdadeiro garimpo sonoro que pode ser considerado chatice, mas os colecionadores de remixes adoram trocar figurinhas e informações a respeito de seu artista preferido! Um verdadeiro quebra-cabeça musical! Para satisfazer a curiosidade dos internautas, hoje listamos a coletânea promocional da gravadora WEA, lançada em 2000. 
Contracapa

Todos sabem que o foco principal do blog são os remixes. Portanto na compilação de hoje destacamos o trabalho de cantora Sandra de Sá e do trio SNZ, formado pelas filhas da cantora Baby Consuelo e do cantor Pepeu Gomes. Uma situação bem interessante do meio artístico é observar a versatilidade do cantor. Nesse quesito, Sandra de Sá se defende muito bem em diversos gêneros musicais que passam pela MPB, música pop, Black music, Rhythm and Blues e Dance music. A compilação da gravadora WEA apresenta dois remixes para a canção “Agora eu Sei (Before I fall)” que foi originalmente apresentada no álbum Momentos que marcam demais, lançado comercialmente pela cantora em 2000. O outro remix pertence ao trio SNZ que traz original e a versão remixada para a música “Retrato imaginário”, que foi composta pela cantora Deborah Blando, em parceria com Dudu Caribé e Nãna Shara!. A versão original da canção aparece no primeiro álbum do grupo que atende pelo mesmo nome do trio. 

As demais canções que fazem parte da coletânea são apenas versões normais iguais às versões apresentadas em cada álbum de seu respectivo artista.

Os remixes
Sandra de Sá – imagem reprodução

Os remixes da cantora Sandra de Sá foram produzidos pelo DjTubarão e possuem influências da Black music e Rhythm and Blues. Ambos são perfeitos para tocar em programas de rádio ou para embalar casais apaixonados nas festas e nos bailes de Charm.
 SNZ – imagem reprodução

Já o remix do grupo SNZ possui influências melódicas da cantora Britney Spears trazendo uma abordagem pop dançante comercial, que elevou a canção às paradas de sucesso, ao ser produzido por Paulo Jeveaux (mais conhecido como G-Vô). A música recebeu o nome de GvÔ remix.
CD

* Não há informação que esta coletânea tenha sido editada em vinil.

** Agradecimento especial ao Dj Fabrício Campos por ter fornecido – gentilmente – as imagens para ilustrar a postagem de hoje!

*** Até o momento não foram localizadas imagens e nem foi confirmado a existência de um single remix - promocional individual – para a canção “Agora eu Sei (Before I fall)” da cantora Sandra de Sá. Na imagem seguinte é possível ver a capa do single - promocional individual - com remix da música “Retrato imaginário” do trio SNZ, que apresenta as seguintes versões. 
Capa 

1 Retrato Imaginário (Versão Álbum)  5:14
2 Retrato Imaginário (G-Vô Mix) 4:09
3 Retrato Imaginário (G-Vô Mix Extended) 4:47
4 Retrato Imaginário (R&B Mix) 4:12
5 Dancin' Days (Cuca RMX Extended) 5:43

Clicando aqui você pode ouvir os remixes da canção “Retrato imaginário”. Algumas versões foram incluidas no álbum de remixes do grupo SNZ  lançado em 2002. 

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Marina Lima - À Francesa remix (single promocional - Item de colecionador)

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Hoje lembramos que no final da década de 80 a cantora Marina Lima lançou o álbum chamado “Próxima Parada” pela gravadora Polygram. Naquele momento, o mundo atravessava um período de inovação e transformações musicais. A Europa fervia ao som das raves com muitas drogas sintéticas e acid house. O rock n´ roll comercial apresentava sinais de cansaço e falta de criatividade. O muro de Berlin era destruído e o Brasil já se caracterizava por ser um país com a maior diversidade étnica e cultural do planeta. Deste álbum, foi lançado em 1989 o single vinil promocional 12” remix da música “À Francesa”, que agitou as paradas de sucesso em várias partes do Brasil, trazendo uma composição melódica embalada no estilo poprock.

O remix é simples e não apresenta surpresas. Foi produzido pelo Dj Memê e pela própria cantora Marina, com a participação especial de Jorjão Barreto - nos riffs de piano. Aliás, a diversidade musical era algo incomum na música pop tupiniquim, que estava presa no modelo protagonizado por baixo-guitarra-bateria-percussão. Por esse motivo, o  piano, o teclado e os sintetizadores eram vistos pela crítica musical e por muitas pessoas do passado, como se fossem instrumentos musicais de outro mundo. Apesar de estarmos no século XXI, ainda tem muita gente que acha piano, sintetizador e afins, instrumentos sofisticados demais para a música brasileira!  

 Contracapa

Comparado com a melodia original da canção, o remix serviu para tocar em programas de rádio, mas não funcionou nas pistas de dança! Aliás, naquela ocasião, o dancefloor era agitado ao som de “Vogue” da cantora Madonna e de “This beat is technotronic" do Technotronic” só para citar dois exemplos - entre vários! Também nesse período, quem começava a chamar atenção no mercado musical brasileiro era a cantora Fernanda Abreu e o mega sucesso “A noite”! Mas já é outra história.

Este single possui apenas uma versão remixada para tocar nos clubes e o mesmo remix editado para tocar em programas de rádio!  São elas:

LADO A
À Francesa – Extended Club Mix 6´46

LADO B
À Francesa – Radio mix 4´18

Na imagem seguinte você pode visualizar a capa promocional do single vinil 12” trazendo  apenas a versão original.

* Com sorte é possível comprar o disco vinil 12” em lojas que vendem  discos antigos, com colecionadores de remixes ou com ex-Djs.

** Não há informação que este single tenha sido editado em CD. 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Daúde - Véu Vavá Remixes (single comercial - Item de colecionador)

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A cantora Daúde é dona de uma voz poderosa, mas anda um pouco sumida do cenário da musical brasileiro. Seu último trabalho oficial chamado “Neguinha eu ti amo” foi lançado em 2004. Portanto há dez anos, os fãs e o público em geral aguardam um novo Cd da artista. Para recordar bons momentos, hoje trazemos o single remix da canção “Véu Vavá”, escrita por Celso Fonseca e Carlinhos Brown.

Infelizmente, a versão original da música não obteve todo sucesso esperado. A base melódica ficou muito simples com uma linha de baixo vazia, que não sustentou a canção, não acompanhou o timbre de voz da cantora e também não conseguiu proporcionar toda a energia necessária para a música se tornar um hit! É como se você tivesse em suas mãos uma Ferrari rodando com motor de mil cilindradas! Acabou faltando mais recheio e mais potência na versão original. Barulho de batuque (percussão) serve para escola de samba e não para música pop! Diz o ditado popular “Quem quer sentar em varias cadeiras acaba sentando no chão”. A melodia mistura um pouco de MPB com percussão baiana, acordes de cítara indiana e algumas pitadas de música eletrônica para agradar grande parte do público. No final, a melodia ficou rebuscada e perdeu-se na tentativa de ser um grande sucesso nacional!

 Daude - Imagem divulgação

Os remixes

A canção foi remixada por Will Mowat e lançada em Cd single em 1996 pela gravadora Natacha Records. Muitas pessoas consideram que os remixes produzidos por djs internacionais sejam melhores que a maioria dos remixes editados por djs brasileiros. Porém, lembramos que tal situação não é uma regra e o “fraco” resultado melódico apresentado neste trabalho é uma prova disso. Em virtude da versão original ter ficado “melodicamente insatisfatória”, os remixes também foram prejudicados. Sob o ponto de vista da pegada dançante dos clubes e danceterias espalhados pelo país, os remixes não representam as melhores versões do mundo. Pois apenas seguiram uma proposta dançante moderada.

 
Encarte

Lembramos que na época de lançamento do Cd, quem fazia sucesso nos clubs eram propostas musicais de artistas inovadores como: Daft Punk, Robert Miles, Ultra Naté, Chemical Brothers, Fat boy Slim, Prodigy, Cher, Faithless, Gala, Madonna, Amber, Boris Duglosh, entre outras dezenas de artistas mundo afora. Pelos exemplos citados o leitor pode ter uma ideia do que estamos falando. Por final, resta aos fãs e colecionadores torcerem para que novas versões -  mais empolgantes - sejam produzidas no futuro!  

Contracapa

O single apresenta um total de sete faixas e seis remixes. São eles:

1- London mix - 4´15
2- London mix back vocal -  4´10
3- London mix instrumental - 4´13 
4- The vindaloo extended mix - 6´04 
5- The vindaloo extended mix power - 6´04 
6- The vindaloo extended mix intrumental - 6´04 
7- Versão original  - 3´45

 CD

* Ainda é possível adquirir este single em lojas de músicas que comercializam discos novos ou usados.

** Até o momento não há informação que o single tenha sido editado em vinil.

**** Na sequência você pode ver a imagem da capa do CD single editado na França com dois remixes da canção "Véu Vavá" e a versão original de música "Quatro meninas".  
1- Quatro Meninas -  3´59
2- Véu Vavá (London Mix) - 4´15
3- Véu Vavá (Vindaloo Extended Mix) - 6´02 

***** Para acessar ao site de contato da cantora digite:    http://www2.uol.com.br/daude/home.html

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Remixou? Dançou! - Coletânea vários (Item de colecionador)

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Objeto raro e item de colecionador, o disco chamado “Remixou? Dançou!” foi comercializado no Brasil em 1987, pela gravadora CBS/Epic (atual Sony). A contar pelo encarte de apresentação que vende a coletânea como se fosse a oitava maravilha do mundo, infelizmente, o disco não apresentou remixes tão empolgantes quanto foi anunciado. Na prática, a campanha de marketing promoveu uma compilação de remixes no mercado brasileiro trazendo músicas, que não alcançaram todo o sucesso projetado. Quem realmente tocou nas rádios em todo o país foi Leo Jaime e as canções “Mensagem de amor e Nada Mudou”, e Guilherme Arantes com a música “Loucas horas”. As outras melodias fizeram sucessos localizados. Os remixes desta compilação foram produzidos e editados por djs e profissionais importantes na época como: DJ Grego, Silvio Muller, Ricardo Guedes, Cuca e Cabelo, Marcelo e Alexandre (Dynamic Duo) e  Greguinho.  
Contracapa

É muito difícil não comparar os remixes brasileiros que estavam engatinhando, com as produções gringas que já dominavam o mercado em termos técnicos e melódicos. Podemos afirmar com segurança que naquele período o nível musical nas pistas de dança, estava voltado para canções mais festivas como “Walk Like An Egyptian” do grupo Bangles, “Who's That Girl” de Madonna, “Funkytow”n do Pseudo Eco e por ai vai com New Order, A-ha, Depeche Mode, Pet Shop Boys, OMD, Michael Jackson, Alphaville, Baltimora, Cyndi Lauper, Human League, Duran Duran, Jymmi Somerville, Mick Jagger, INXS, The Cure, Rick Astley, Information Society, Fancy, entre muitos outros. Incluindo canções vindas da linha musical americana que atende pelo nome de  “Chicago House” e da “Ítalo House” européia.

 Encarte

Diante dos fatos, vale reafirmar o pensamento de que os remixes brasileiros, que dependiam de vários fatores educacionais e técnicos, foram alguma coisa no meio do quase nada e que os djs nacionais deveriam receber homenagens por sua persistência e coragem! Se a remixagem não agradou naquela ocasião, novos remixes das mesmas canções podem ser refeitos a qualquer momento!!!

Esta coletânea registra os seguintes remixes:  

LADO A


A1       Leo Jaime – Mensagem Do Amor / Remix - 4´41
A2       Guilherme Arantes – Loucas Horas / Remix – 5´07
A3       Tokyo  –  Metralhar e Não Morrer / Remix - 4´29
A4       Leo Jaime – Nada Mudou / Remix - 4´51

LADO B


B1       João Bosco – Si Si No No / Remix -  5´11
B2       Claudio Zoli – Livre Para Viver / Remix - 5´43
B3       Pepeu  & Mike  – Sebastian Boys Rap / Remix - 4´21
B4       Guilherme Arantes – Seu Balanço / Remix - 5´00

* Algumas pessoas afirmam a existência de uma edição especial deste disco lançada em CD na década de 90. Mas até o momento não existem informações precisas que confirmam o lançamento deste trabalho no formato digital. 

** Ainda é possível comprar esta compilação em lojas que vendem discos usados.  

sábado, 11 de janeiro de 2014

Roberto Carlos - Remixed

Capa  

Finalmente o mercado recebeu o tão aguardado e controverso Cd de remixes do cantor Roberto Carlos. Aguardado, pois se trata de uma promessa feita há mais de um ano e controverso, devido ao visual do trabalho se mostrar confuso e deslocado de seu objetivo. Isto é, agradar ao público jovem consumidor que frequenta o festerê na madrugada.

Verdade seja dita, fãs e admiradores da obra de Roberto Carlos já possuem mais de 50 anos. Dizem os estudiosos que pessoas que já passaram dessa idade, não conseguem mais aguentar o pique numa danceteria. Principalmente, com a pegada forte nos clubes aos quais os remixes se propõem a agitar. Dessa forma, sabendo que o público velho já está satisfeito com o feijão e arroz musical do cantor, não concordamos com a proposta visual “apática” deste trabalho, fazendo com que a capa do disco seja comparada a capa de um Cd religioso! Convenhamos!??
Contracapa

Porém, mesmo que a produção visual tenha se confundido, os remixes acabaram ficando ótimos! Foram bem produzidos e tecnicamente bem masterizados, evitando aquela sonoridade fajuta e superficial que já estragou vários remixes brasileiros no passado, por falta de técnico de mixagem competente!   O trabalho teve a produção assinada por diversos Djs, entre eles estão Memê, Mau Mau, Erick Morillo, Harry Romero, Jose Nunez, Felipe Venâncio e Dexterz. A maior parte das versões possuem bases da house music. Exceto o remix produzido pelo pessoal do Dexterz que apresenta uma linha de baixo mais pesada e influências do techno. Sem dúvida uma boa surpresa para agitar as pistas de dança do Brasil inteiro. Resta apenas os djs tocarem e o público dançar! Recomendamos!

Este trabalho apresenta os seguintes remixes:

1 - Fera Ferida - (DJ Meme Club Mix) 6´50
2 - Se Você Pensa - (Erick Morillo, Harry Romero & Jose Nunez Radio Remix) 4´41
3 - O Portão - (Felipe Venancio House Mix) 7´41
4 - É Proibido Fumar - (DJ Mau Mau Remix) 3´58 
5 - É Preciso Saber Viver - (Dexterz Remix) 2´52

CD 

*Até o momento não há informação que estes remixes tenham sido editados em vinil.

** O Cd está à venda nas melhores lojas de discos por apenas R$ 9,99.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Vanessa da Mata – Ai Ai Ai... remixes (single promocional e single comercial)

Capa - single comercial

Hoje trazemos um dos singles mais deliciosos e mais aguardados dos últimos meses. É o remix oficial da música Ai Ai Ai... da cantora Vanessa da Mata. A melodia sacudiu playlists de djs no Brasil inteiro, fazendo literalmente com que o povo se jogasse na pista até o amanhecer. Além de alcançar muito sucesso em programas de rádio, a canção foi responsável por elevar a carreira musical da cantora e por apresentar ao Brasil o trabalho de um novo produtor e remixer conhecido pelo nome de Deep Lick!

Vanessa da Mata é cantora e compositora. Nasceu no estado de Mato Grosso e seu estilo musical está voltado para a música pop, Mpb e R&B. A letra da canção é jovem, dinâmica e suavemente libidinosa, dispensando comentários. A versão original de Ai Ai, Ai...,  apareceu no álbum “Essa boneca tem manual” lançado pela cantora em 2004. Porém, somente em 2006 a música Ai Ai Ai.... estourou nas rádios e danceterias, devido ao remix produzido pelo DJ e produtor Deep Lick.

Aqui estão o single comercial e o single promocional lançados em vinil 12" com as seguintes explicações:
Contracapa - single comercial 

O single comercial foi produzido na Itália pela Planet records e distribuído na Europa com a versão original, um remix  para programas de rádio e um remix para os clubes:

1 – Ai, Ai, Ai,... – Deep Lick Club Remix 8´41
Análise: Os arranjos iniciais do remix com influências da house music são tímidos, mas progressivos para garantir a mixagem da canção com outras melodias sem perder o pique no dance floor. De fato, a música começa a ser cantada aos 2m e 57s e chega ao ápice com o irresistível “Ai, Ai, Ai,.......” que a galera gosta de cantar bem alto como se participasse da canção. Em seguida temos uma paradinha para tomar fôlego e a continuação do festerê, até o delinear do bassline final. O charme do remix foi a adição de um sample “orquestrado” da disco music e um pouco de percussão livre que acompanham  algumas partes da melodia.

2 – Ai, Ai, Ai,... – Original Mix 4´13
Análise: Versão original igual a versão apresentada no álbum.

3 – Ai, Ai, Ai,... – Deep Lick Radio Edit 3´49
Análise: Versão igual ao remix principal, mas editado para tocar em programas de rádio.

O single promocional foi distribuído no Brasil pela SONY/BMG contendo três versões:

LADO A
1 – Ai, Ai, Ai,... – Beatmasters na estrada Mix 5´15
Análise: Remix mais suave e suingado, mas não tem nenhuma ligação com os produtores europeus do The Beatmasters.

2 – Ai, Ai, Ai,... – Apavoramento Mix 7´07
Análise: Um remix dançante bem modesto se comparado ao remix principal feito pelo DJ Deep Lick. Diria que se trata de um remix diferente, mais harmônico que explora a ambiência sonora proporcionada pela voz da cantora, com a adição de riffs de bateria eletrônica simples.

LADO B
1 – Ai, Ai, Ai,... – EP Lick Club Remix 8´41
Análise: Remix igual a versão Deep Lick Club Remix

Na sequência você pode ver a imagem do Cd single promocional distribuído no Brasil, pela gravadora Sony, que traz mais remixes (total de seis versões) que o single comercial e o single editado em vinil 12".
Capa 
Detalhe do encarte e CD


1 - Ai, Ai, Ai,... - Beatmasters na estrada Mix 5´15
2 - Ai, Ai, Ai,... - Beatmasters na estrada Edit Mix 3´36
3 - Ai, Ai, Ai,... - Apavoramento Mix 7´07
4 - Ai, Ai, Ai,... - EP Lick Club Remix 8´41
5 - Ai, Ai, Ai,... - Deep Lick Radio radio Remix Edit 5´30
6 - Ai, Ai, Ai,... - Miami Electro Mix 3´59

* Agradecimento especial ao leitor Anderson S. Vieira,  que gentilmente forneceu as imagens do single promocional editado no Brasil pela gravadora Sony. 

** Ainda é possível comprar os remixes em sites que comercializam músicas em formato digital.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Capital Inicial - Kamikase remix (single promocional raro - item de colecionador)

Capa

Para a surpresa de muitos leitores, fãs e colecionadores, orgulhosamente apresentamos o single remix da canção “Kamikase” da banda Capital Inicial. Este single vinil 12” foi divulgado promocionalmente em 1992 pela gravadora BMG-Ariola, para promover o álbum “Eletricidade” que havia sido lançado no ano anterior.
 
Contracapa

Não há registro impresso na contracapa do disco destacando o nome do produtor do remix. Sabemos que a canção foi produzida e mixada por José Almeida e Paulo Farah, mas não significa que os mesmos tenham remixado a canção, pois nem sempre quem produz a música faz o remix!

Basicamente a versão é uma mistura de rock com samples de melodias eletrônicas e bateria industrial que lembram 2 Limited e Depeche Mode em início de carreira. Enfim, um verdadeiro “technorock” com guitarras pesadas e muita atitude. Porém, se o objetivo do remix era agitar a pista de dança, esqueça! O resultado vai decepcionar. Por outro lado, a canção é perfeita para animar festas alternativas promovidas por clubes como o lendário Madame Satã, em São Paulo.

Este single traz a versão "remix" e "remix dance" que praticamente são iguais:

LADO A:
1- Kamikase – Remix  3´21

LADO B:
1- Kamikase - Remix dance 4´21

* Agradecimento especial ao DJ Cleberson Ribeiro por ter gentilmente fornecido as imagens do single que faz parte de sua coleção, para informar e ilustrar a postagem de hoje. Aliás, em breve outros singles desconhecidos do público também serão postados pelo blog.