domingo, 23 de junho de 2013

Sublimes - Boneca de fogo (single remix promocional - item de colecionador)

Capa

O  início da década de 90 marcou o cenário musical brasileiro com uma novidade que atendia pelo nome de Sublimes. Formado por Isabel Fillardis, Karla Prietto e Lílian Valeska. “As Sublimes” lançaram seu primeiro trabalho em 1993, pela gravadora Sony numa época em que o formato de LP (long play) ainda era produzido no Brasil em tiragem comercial.

Em seu primeiro disco, o trio apresentou quinze canções delineadas pelos ritmos do Funky, Black Music, Soul e Hip Hop. O destaque do álbum foi o hit chamado “Boneca de Fogo”. A letra da canção escrita por Fausto Fawcet em parceria com Fred Nascimento, teve direção artística de Jorge Davidson. A melodia utiliza o sample da canção "Romantic - Moonlight mix e Romantic - Candlelight mix"  da cantora Karin White. Para assistir ao vídeoclip oficial da música, você pode clicar aqui!
 
Em comemoração ao o lançamento do álbum, a gravadora distribuiu promocionalmente o single 12” vinil da música  Boneca de fogo, com remixes produzidos por Dj Ippocratis Grego Bournellis e o Dj Memê. Ambas as remixagens, ficaram bem interessantes e possuem influências da House music.

Contracapa

LADO A

1- Boneca de fogo – Álbum version
2- Boneca de fogo – Grego´s dance mix
3- Boneca de fogo – Grego´s extended mix

LADO B

1- Boneca de fogo – Memê dance radio
2- Boneca de fogo – Memê 12”
3- Boneca de fogo – Memê Jazzy performance

Na sequência podemos ver as imagens do single editado em Cd. Entretanto por motivos desconhecidos foram incluídas apenas a versão original e os remixes produzidos pelo Dj Memê.
Capa
Interno 01 
Interno 02
Contracapa
CD 

1- Boneca de fogo - Album version 4´50
2- Boneca de fogo - Memê dance radio 4´30
3- Boneca de fogo - Memê 12” mix 6´13

4- Boneca de fogo - Memê Jazzy performance *  4´43

* A versão “Jazzy performance” foi produzida pelo Dj Memê e possui referências do estilo “Downtempo” que é perfeita para lounges e chill outs. 

** Os remixes “Grego´s extended mix”, “Memê dance radio” e Memê Jazzy performance” foram incluídos no álbum formatado em CD e não aparecem no álbum editado em vinil. 

*** Algumas imagens da postagem atual foram reproduzidas através do site do fã clube do grupo. 

Reflexão 

"Algumas pessoas e uma parte da crítica musical torcem o nariz em relação a projetos artísticos formatados como no estilo apresentado no tópico de hoje. Isto é, música comercial para ouvir, dançar, se divertir e ponto. As sublimes representaram a versão brasileira popular da Black-soul-hip-hop-funky music americana. Neste momento, entre vários motivos, a equipe do blog Brasilremixes opta por fazer uma explicação bem simples para este caso: 

- Vários filmes e seriados americanos fazem sucesso no Brasil com trilha sonora musical americana. Logo, diante do poder midiático e a massiva exposição da cultura americana, era óbvio que as influências musicais dos gringos iriam se disseminar na cultura brasileira, tanto como em outros milhares de exemplos em várias esferas sociais, educacionais, empresariais, militares, tecnológicas, administrativas, médicas, alimentícias, etc. 

Dessa forma, então porque não lançar no país um projeto musical em português, com melodias baseadas na musicalidade pop americana? Se na música tudo é passageiro, qual é o motivo do puritanismo defendido por alguns seguimentos? Não existe uma obrigatoriedade em perpetuar o continuísmo musical em gerações diferentes, mesmo que determinados conceitos musicais, sejam considerados politicamente corretos. As pessoas escolhem e são influenciadas para escolher estilos musicais que mais forem convenientes para com o meio em que vivem. A música  representa e satisfaz os interesses de um povo de acordo com sua época. Tudo se transforma e se renova. Os prazeres humanos foram feitos para serem aproveitados, independente de civilizações. A cultura e a música representam apenas uma parte lúdica do desenvolvimento de uma nação. "

Para outras informações sobre o grupo você pode acessar ao site do fã clube:

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia BRASIL REMIXES.

Vim agradecer, em nome do fanclub e das próprias integrantes que fizeram parte do grupo 'As Sublimes', pelo texto publicado no dia 23 de junho deste ano.
Agradeço também à publicação do endereço do site do fanclub, ajudando na divulgação.
Foi uma ótima surpresa quando me deparei com o texto agora há pouco. Fiz questão de publicar o link do mesmo na fanpage do grupo pelo FACEBOOK para que outros fãs tenham acesso.
Em breve teremos novidades que estão sendo planejadas e publicaremos no site.
Um abraço e ótimo fim de semana a vocês.

Rodrigo Hallvys
www.geocities.ws/sublimes
www.rodrigohallvys.com.br

12345 disse...

A equipe do blog BRASILREMIXES agradece o comentário recebido e também está na torcida para que As Sublimes voltem agitar o mercado musical brasileiro. :)

Samantha Fioruci disse...

um ótimo post dj valeu nota 1000